Provavelmente você já sentiu nervosismo durante as entrevistas de emprego. Seja por não saber se estava se saindo bem ou se o recrutador estava gostando do seu perfil, algumas vezes mesmo possuindo as qualificações necessárias você pode não mostrar todo o seu potencial. 

Para não passar mais por isso, conheça os 5 pontos que os recrutadores avaliam nas entrevistas de emprego e como se sair bem em cada um deles. Continue a leitura. 

O que os recrutadores avaliam nas entrevistas de emprego

Durante a entrevista, o recrutador irá fazer uma série de perguntas que vão ajudá-lo a conhecer melhor você e o seu perfil profissional. Assim, é possível avaliar se você está alinhado tanto com a vaga quanto com a cultura da empresa.

Para ajudar nessa análise, o profissional de RH divide a entrevista em algumas categorias de avaliação. Veja a seguir quais são elas e como gabaritar nas entrevistas de emprego: 

1° Experiências profissionais

Parte da importância das entrevistas de emprego é conhecer mais das suas experiências profissionais. A partir delas é que o recrutador e gestor podem avaliar se você possui as qualificações e conhecimentos práticos para ocupar o cargo e exercer as funções. 

Por isso, é essencial que você aponte quais foram as suas principais atividades profissionais que têm relação com a vaga para a qual está se candidatando. Não precisa citar todo o seu histórico de trabalho, dê prioridade para as mais relevantes. 

Caso não tenha outras experiências, destaque atividades que contribuem para o seu perfil profissional, como trabalhos voluntários, projetos de escola e faculdade ou mesmo trabalhos não remunerados, como ajudar em um comércio da família por exemplo. 

2° O que você espera da sua carreira

Pensar no presente sem tirar os olhos do futuro é a missão primordial de um profissional de sucesso. Nas entrevistas de emprego os recrutadores também querem saber o que você espera da sua carreira no momento e a longo prazo. Como você se vê daqui a 5 anos

Caso ainda não tenha um plano de carreira, separe um tempo para pensar a respeito e organize o seu planejamento para alcançar essas metas de trabalho

O que você espera da sua carreira vai além da conquista da vaga, engloba também o seu perfil profissional dentro da sua equipe, onde você deseja chegar e quão aberto a novas oportunidades você está. 

Mostrando clareza sobre sua carreira para o recrutador, quais são seus objetivos profissionais e o que você tem feito para alcançá-lo será possível avaliar se a empresa possui as oportunidades que você almeja e se você é um profissional que tem foco, planejamento, dedicação e constância nos resultados. 

Confira um exemplo de resposta para valorizar o seu perfil profissional e deixar claro para o entrevistador o que você espera da sua carreira durante entrevistas de emprego: 

“Estou muito focado em minha carreira nesse momento, por isso decidi me candidatar a essa vaga. Esse cargo é algo para o qual estive me preparando no último ano, tanto me aprimorando tecnicamente com um curso de especialização, quanto absorvendo o conhecimento prático através da minha última experiência. Esse cargo é próximo passo do plano de carreira que estabeleci para minha jornada profissional”. 

3° Interesse pela vaga

Demonstrar que você não está apenas interessado em todas as vagas, mas na vaga em específico pode ser o grande diferencial nas entrevistas de emprego. Isso porque o recrutador precisa avaliar se você é realmente um profissional que quer fazer parte da empresa. 

A rotatividade dentro de uma empresa pode ser muito prejudicial para a conquista de resultados e desenvolvimento de equipes. Por isso os recrutadores buscam por candidatos que conheçam a empresa e realmente queiram fazer parte dela. 

Para tornar esse interesse visível nas entrevistas de emprego, pesquise bastante sobre a empresa antes dessa conversa e conecte as suas vivências e experiências ao seu perfil profissional e a empresa em específico.  

Seja por atuarem no mesmo segmento, por terem alguma estratégia parecida ou por pontos que te chamaram a atenção na descrição da vaga e na pesquisa sobre a empresa, mostre que você realmente está interessado em fazer parte da equipe – e principalmente – preparado para isso. 

É fundamental também fazer perguntas durante a entrevista, sobre a equipe, seus desafios, metas e rotina de trabalho para demonstrar que você quer realmente entender sobre a oportunidade e agregar ao time. 

4° Afinidade com a cultura da empresa

Não basta conhecer a empresa, mas também estar alinhado com ela. 

Todas as empresas têm uma cultura, ou seja, um conjunto de normas, visão e valores de negócio, posicionamento e relacionamento que ajudam a companhia a crescer. 

E para que ela seja realmente praticada é essencial que os profissionais que fazem parte dela também acreditem e sigam a mesma cultura. 

O profissional de RH responsável pelas entrevistas de emprego conhece bem a cultura da empresa e o que a equipe está buscando nos profissionais também. Por isso, deixar claro que você também tem esses valores e está pronto para “remar junto nesse barco” é fundamental. 

Mais uma vez a pesquisa é importante nesse momento, pois é conhecendo os valores da empresa, como ela se comporta nas redes sociais e imprensa, que você pode entender melhor qual a cultura da empresa e conectá-la ao seu perfil profissional. 

Por exemplo, se o recrutador perguntar algo como “por que você quer trabalhar aqui?”, você pode aproveitar essa oportunidade para mostrar que está alinhado a cultura da empresa:

“Eu quero trabalhar aqui porque, além da empresa ter uma ótima reputação entre os profissionais, também percebi que vocês têm muita preocupação com as questões ambientais e sociais, que são pautas muito importantes para mim também. 

Percebo propósito na companhia e vontade de transformar o futuro desse mercado. Estou determinada a fazer parte dessa transformação também”. 

5° Habilidades comportamentais

Cada vez mais as empresas estão avaliando as soft skills, chamadas também de habilidades comportamentais, competências que contribuem para o trabalho em equipe e desenvolvimento dos projetos. 

Durante as entrevistas de emprego talvez o recrutador pergunte sobre suas habilidades comportamentais, porém o mais provável é que ele se baseie em seu perfil profissional e respostas às perguntas para traçar as suas prováveis soft skills. 

Para ressaltar essas competências, busque conectar nas entrevistas de emprego às suas experiências, qualificações e hobbies ao seu desenvolvimento, mencionando como essas atividades contribuíram para a formação e aprimoramento do seu perfil profissional. 

Dicas para entrevista de emprego

Agora que você conhece os 5 pontos mais importantes que os recrutadores avaliam nas entrevistas de emprego é hora de ter conferir algumas dicas bônus que podem te destacar ainda mais no processo seletivo: 

Siga essas dicas e fique atento aos pontos de avaliação principais em entrevistas de emprego para surpreender o recrutador, causar uma boa impressão e mostrar ser o profissional certo para a vaga. 

E para encontrar o seu próximo emprego, acesse o site do Infojobs, cadastre seu currículo e inscreva-se nas vagas alinhadas ao seu perfil.

Continue se atualizando nas tendências do mercado de trabalho, conteúdos focados no seu desenvolvimento profissional, indicações de eventos e vagas, acompanhando o Infojobs nas redes sociais, Instagram, LinkedIn e TikTok.

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: