A entrevista de emprego é uma das etapas mais aguardadas nos processos seletivos. Por isso, estar preparado para ela e saber os assuntos que não podem ficar de fora dessa conversa podem ser diferenciais para você se destacar na empresa e passar para as próximas fases. 

Durante uma entrevista de emprego alguns tópicos são essenciais para que o recrutador consiga te conhecer melhor e avaliar seu perfil o suficiente para saber o quanto você está alinhado à vaga. 

Mas como saber o que dizer e o que não dizer durante a entrevista de emprego? Elaboramos um guia para você tirar o melhor proveito desse momento e aumentar suas chances de ser contratado.

O que falar durante a entrevista de emprego?

É comum que as pessoas esqueçam alguns pontos importantes que poderiam ter sido ditos durante a entrevista de emprego e perdem a oportunidade de mostrarem mais competências relevantes. 

Para que isso não aconteça com você, é importante se preparar para as perguntas mais frequentes durante entrevistas de emprego e seguir as dicas que separamos:

Fale sobre você, mas não esqueça da carreira

É comum que, durante a entrevista de emprego, a empresa peça para que você fale sobre si mesmo. Mas lembre-se que, ao mesmo tempo em que a empresa quer te conhecer melhor, também quer saber mais sobre sua jornada profissional. 

Por isso, não esqueça de incluir o lado profissional na conversa, fale sobre sua trajetória e como concilia o lado pessoal e profissional.

Conte sobre experiências relevantes 

Caso você tenha experiências profissionais em diferentes áreas, faça um filtro e escolha se aprofundar nas que são mais interessantes para a vaga em que está se candidatando. 

Não é necessário entrar em muitos detalhes ou mesmo citar experiências que não têm ligação com o processo seletivo em que você está participando. 

Para que o recrutador conheça melhor seu perfil e o quanto você está apto para o cargo, o ideal é destacar durante a entrevista de emprego as experiências que têm pontos em comum com a vaga.  

E, para aumentar ainda mais suas chances de ser selecionado, busque por vagas que sejam mais parecidas com seus objetivos e experiências, avalie as oportunidades para escolher as que mais estão alinhadas com o seu perfil.

Evidencie suas competências

Aproveite a entrevista de emprego para falar sobre suas competências, evidenciar seus conhecimentos e mostrar suas habilidades comportamentais. 

As entrevistas são o momento ideal para você fazer um bom marketing pessoal e aumentar suas chances de ser selecionado em oportunidades de emprego. 

Não exagere ou fale somente sobre qualidades, inclua esses pontos durante a conversa de acordo com as perguntas feitas. 

Fale sobre como tem desenvolvido suas habilidades

Investir em sua carreira é, também, continuar buscando aperfeiçoamento e adquirir novos conhecimentos, é o chamado “long life learning”, muito utilizado hoje no mundo corporativo para incentivar os profissionais a não pararem de aprimorar suas habilidades. 

O aprimoramento profissional é uma junção entre as habilidades técnicas e as competências comportamentais. 

Um profissional de sucesso e requisitado pelas empresas não é uma pessoa apenas com conhecimentos sobre sua área ou que tenha boas habilidades interpessoais, mas um equilíbrio entre ambos. 

As competências técnicas são responsáveis por um profissional de destaque dentro de seu setor, preparado na teoria e na prática.

Enquanto isso,as competências interpessoais são as habilidades necessárias para o relacionamento entre o profissional, a equipe e empresa da qual ele faz parte. 

Conciliar competências técnicas e comportamentais faz parte da construção de uma jornada profissional de sucesso, desde um cargo júnior até um cargo sênior e citá-las durante a entrevista de emprego pode ser um diferencial.

Converse sobre a empresa 

Mostre seu interesse pela empresa e pela vaga. Para isso, faça uma pesquisa sobre a empresa com antecedência e busque conhecê-la melhor. 

No momento da entrevista de emprego você pode aproveitar para conversar sobre o que aprendeu e tirar suas dúvidas sobre a empresa e suas equipes. 

Tirar dúvidas sobre o funcionamento da empresa é uma boa prática, essa atitude mostra ao recrutador sua responsabilidade, preparo e interesse em fazer parte da empresa. 

Questione sobre as atividades

Ainda sobre fazer perguntas ao recrutador durante a entrevista de emprego: tire suas dúvidas em relação às atividades do cargo.

Conversar sobre as responsabilidades durante a entrevista de emprego ajuda no alinhamento das expectativas, tanto suas quanto da empresa, o que você espera da vaga e o que a empresa espera de você. 

Confira: 10 dicas para se sair bem nas redações dos processos seletivos

O que evitar falar durante a entrevista de emprego?

Agora que você já sabe os assuntos que devem ser abordados durante a conversa para ter uma entrevista bem sucedida, veja o que deve evitar falar durante a conversa. 

Fugir dos assuntos

Evite se esquivar das perguntas do entrevistador, principalmente as dúvidas relacionadas às suas experiências profissionais e empregos anteriores. 

Fique atento às perguntas para não desviar do assunto enquanto responde. O recrutador tem um objetivo para cada pergunta, se você não responde o que é questionado pode acabar prejudicando suas chances de ser selecionado. 

Se estender desnecessariamente nos tópicos

Seja claro e objetivo em suas respostas, isso é, não precisa responder com uma única palavra, mas seja breve. 

Evite misturar muitos assuntos, tente ser específico em suas respostas e passe as informações de forma clara.

Improvisar informações

Se, durante a entrevista de emprego, você não souber responder alguma das perguntas, seja honesto e diga que não sabe muito sobre o assunto. 

Responder sem ter certeza das informações pode prejudicar sua imagem diante do recrutador, mais do que não conhecer o assunto. 

Confira: Vagas temporárias – Onde encontrá-las e como aumentar as chances de efetivação?

Falar sobre assuntos polêmicos

Evite tocar em assuntos que sejam polêmicos e que podem ser mal interpretados, como política, região, direitos e deveres de grupos sociais.  Lembre-se que a empresa é um ambiente profissional, em que manter o bom convívio e respeito entre as pessoas é essencial. 

Essas conversas não agregam nenhuma habilidade em seu perfil profissional, ou seja, não são úteis para aumentar suas chances de ser contratado.

A entrevista é uma das etapas mais importantes de um processo seletivo, é através dela que as empresas podem conhecer os profissionais e analisar quem está mais alinhado para o cargo disponível. 

Por isso, prepare-se corretamente, mantenha-se calmo e aproveite o momento para se familiarizar com a empresa. 

Você pode ser o profissional que a equipe está procurando, por isso utilize a entrevista de emprego como uma oportunidade de conhecer as atividades, planos de carreira, cultura organizacional e para se apresentar como uma excelente opção para integrar a empresa.

Siga nossas dicas para melhorar sua experiência nas entrevistas e aumente suas chances de ser contratado. 

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