Soft skills são habilidades sociais e comportamentais desenvolvidas de forma prática a partir de valores, experiências e cultura.
As soft skills se diferem das chamadas hard skills, habilidades técnicas como cursos, formações e especializações, porque são características ligadas ao comportamento humano e às relações sociais.
Cerca de 93% das empresas ao redor do Brasil consideram que as soft skills são fundamentais no momento de avaliação do fit cultural do candidato.
Afinal, são essas habilidades que guiarão o recrutador no momento de analisar como o profissional se comporta no dia a dia de trabalho, gere conflitos, comunica-se com a equipe e entrega resultados, por exemplo.
Contudo, o maior desafio das empresas é encontrar talentos e retê-los. Apesar de o mercado estar altamente competitivo e existirem vagas, as organizações têm um foco maior em profissionais que possuem as valiosas habilidades interpessoais.
Dessa forma, listamos 5 soft skills essenciais para você desenvolver ainda em 2023 e transformar os seus resultados nos processos de recrutamento e seleção. Continue a leitura!
Sumário:
Hoje, uma das maiores causas de demissão é devido ao comportamento dos colaboradores.
Afinal, 9 em cada 10 colaboradores são contratados pelas habilidades técnicas e são dispensados por condutas incompatíveis com a cultura organizacional da empresa e a dinâmica das equipes, como aponta o estudo da Page Personnel.
Apesar desse fato e de serem extremamente valiosas no mercado de trabalho, as soft skills ainda são competências escassas entre diversos profissionais que estão à procura de emprego.
Além disso, as soft skills permitem que o setor de RH da empresa avalie o fit cultural dos candidatos em processos seletivos e em processos de promoção.
Agora é o momento de entender um pouco mais sobre as soft skills e conhecer as cinco cruciais para ingressar no mercado de trabalho em 2023. São elas:
Confira nos tópicos abaixo como elas são aplicadas no seu dia a dia profissional e como desenvolvê-las de forma prática:
Devido à popularização do modelo de trabalho remoto ou híbrido pela pandemia, a adaptabilidade se tornou uma das soft skills mais desejadas pelo mercado de trabalho e é considerada como a habilidade do futuro pelo Fórum Econômico Mundial.
Afinal, durante esse período, setores de milhares de empresas se reinventaram e buscaram se adaptar a uma nova realidade de trabalho, sem deixar que as demandas e entregas cessassem.
A adaptabilidade é uma competência que consiste em se manter inabalável diante de qualquer acontecimento. Em outras palavras, é estar preparado para lidar com qualquer tipo de imprevisto no dia a dia de trabalho.
Para desenvolver a adaptabilidade, você deve:
Podemos dizer que sem uma comunicação eficiente nenhuma empresa consegue gerir bem seus projetos.
A comunicação é uma das mais conhecidas soft skills e é a responsável pela habilidade de expressar nossos sentimentos e necessidades de forma empática, saber quando ouvir, falar e manter um bom relacionamento interpessoal.
Também é uma competência em comum entre grandes líderes e comunicadores como Martin Luther King, Nelson Mandela, Angela Merkel e Barack Obama.
Veja como aperfeiçoar a sua comunicação para se destacar no mercado de trabalho:
A inteligência emocional é a capacidade de identificar e entender como lidar com emoções e sentimentos, sejam eles provenientes de nós mesmos ou de outras pessoas.
Esse termo foi introduzido pelo autor e psicólogo Daniel Goleman no livro “Inteligência Emocional”, onde ele mostra que dominar essa habilidade beneficia a saúde física e mental de quem a pratica, pois previne desordens emocionais e transtornos psicológicos.
Além disso, uma pesquisa realizada pela Talent Smart aponta que cerca de 90% dos profissionais com cargos estáveis e ótimo desempenho no emprego possuem altos níveis de inteligência emocional.
Ela é uma habilidade desejada pelos recrutadores porque influencia positivamente o relacionamento entre os colaboradores, garante tranquilidade em momentos de tensão, promove empatia, respeito e responsabilidade e diminui a ansiedade, além de outros benefícios.
Para desenvolvê-la, basta aplicar cinco passos revelados por Daniel Goleman:
A flexibilidade cognitiva é uma soft skill pouco citada, mas fundamental para o ambiente de trabalho! Com certeza você já ouviu a expressão “pensar fora da caixa”, não é mesmo?
A flexibilidade cognitiva consiste em pensar em alternativas rápidas e pouco usuais para solucionar problemas.
Essa habilidade é importante porque além de proporcionar gatilhos rápidos para resolver demandas do dia a dia, ela permite que os indivíduos saibam considerar novas ideias, ouvir opiniões diferentes e descobrir novas maneiras de pensar.
Se você deseja desenvolvê-la, saiba que é importante:
O pensamento crítico é a soft skill que permite a análise e interpretação dos fatos e é responsável pela independência e excelentes tomadas de decisão.
Ao desenvolvê-la, é possível realizar escolhas equilibradas e racionais, aperfeiçoar a argumentação e se tornar um profissional mais proativo, comunicativo, curioso e consciente acerca das próprias ações.
Além disso, o pensamento crítico também é uma habilidade essencial para quem deseja empreender no futuro, pois auxilia na criação de soluções inovadoras.
Separamos alguns hábitos para que você possa implementar o pensamento crítico:
Siga essas dicas para desenvolver suas habilidades comportamentais e se destaque entre os outros profissionais. As soft skills, além de essenciais para o mercado de trabalho e construção de uma carreira de sucesso, também são muito importantes para se relacionar melhor com as pessoas.
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Esse conteúdo foi produzido pelo Grupo Voitto!