O plano de carreira é essencial para os profissionais que desejam se desenvolver e alcançar cargos cada vez maiores em suas profissões. Mas como funciona um plano de carreira e como saber se a empresa em que você está ou deseja entrar possui um?
Confira os principais pontos e dicas para descobrir. Continue a leitura.
Sumário:
O plano de carreira é o mapeamento das possibilidades que o profissional possui dentro da empresa, ou seja, os caminhos e cargos que ele pode percorrer dentro da companhia.
Dentro desse programa, a empresa organiza as trajetórias disponíveis para o profissional se desenvolver e, entre os principais pontos que constam em um plano de carreira, estão:
Veja os principais tipos de programas de desenvolvimento de carreira dentro das empresas:
O plano em Y é uma opção para as empresas que desejam acolher diferentes perfis de pessoas.
Isso porque, geralmente, o crescimento profissional está diretamente ligado a cargos de liderança, o que não engloba todos os perfis de pessoas, já que nem todas desejam ocupar essas posições. Com o programa em Y o profissional tem dois caminhos para seguir, um ligado a liderança e o outro para frentes de especializações e análises.
Através do plano de carreira em Y todos os profissionais têm possibilidade de se desenvolver de acordo com seus objetivos e perfis.
O plano de carreira em W se assemelha ao plano em Y. Nele, há as duas possibilidades de desenvolvimento descritas no tópico anterior e, também, uma terceira possibilidade: A carreira de gestor.
Através dessa vertente, o profissional pode integrar seu perfil a cargos de liderança, de especialização ou de gestão de projetos.
No plano de carreira em rede o profissional dispõe de diversas opções quanto ao tipo de crescimento que ele busca dentro da empresa, como líder, especialista, pesquisa, gestor, entre outros.
Ou seja, uma rede de possibilidades conectadas no qual o profissional decide para qual caminho seguir.
Nesse modelo, o profissional escolhe em qual área prefere se desenvolver e através dessa escolha, evolui suas habilidades e competências, com foco no crescimento hierárquico da área escolhida.
Esse tipo de plano de carreira costuma ser comum em empresas com programas de trainee, onde o profissional tem contato com diferentes áreas antes de ser direcionado para o setor em que mais encontra identificação.
O plano horizontal de carreira é comum em empresas que não possuem divisões hierárquicas nas equipes, por isso, não há cargos mais altos para serem alcançados.
Em paralelo, a empresa desenvolve outras maneiras de beneficiar os profissionais, como aumento de salário, por exemplo.
Os programas de carreira em linha são mais tradicionais e geralmente praticados em instituições públicas.
Através desse modelo, os profissionais conquistam novos cargos e sobem de nível hierárquico pelo tempo de serviço na função.
Algumas empresas já apresentam o seu plano de carreira quando o profissional entra na equipe, outras informam na descrição da vaga ou dos programas de estágio e trainee. Se a empresa em que você se interessa ou da qual faz parte não possui nenhuma dessas opções, você pode perguntar ao seu gestor.
Muitos profissionais têm receio em fazer esse questionamento, que é bastante importante. A partir dessa conversa, você pode:
Para essa conversa, busque um momento particular com o seu gestor, de preferência com hora marcada, para que possa tirar suas dúvidas e entender as possibilidades da empresa.
Caso a empresa não possua um plano de carreiras, você pode conversar com seu líder sobre as possibilidades de crescimento dentro da empresa e como você deve se desenvolver para conquistá-las.
Essa proatividade, planejamento, dedicação e objetivos demonstram o quanto você deseja crescer profissionalmente dentro da empresa, que enxerga potencial e sucesso profissional ao fazer parte dela.
Para iniciar as conquistas do seu plano de carreira encontre as oportunidades mais alinhadas ao seu perfil e que atendam às suas necessidades profissionais, no site do Infojobs.
Continue atualizado nas tendências do mercado de trabalho, conteúdos focados no seu desenvolvimento profissional, indicações de eventos e vagas, acompanhe o Infojobs nas redes sociais, LinkedIn, Instagram e Tik Tok.