Um dos maiores desafios do setor de recursos humanos está ligado a busca do candidato ideal. Afinal, contratar um novo colaborador é uma tarefa que implicará em diversos resultados futuros da empresa. Por isso, usar o fit cultural, durante os processos seletivos como critério de recrutamento pode resultar em contratações alinhadas ao clima organizacional e de acordo com as expectativas de candidatos e empresa.

Ou seja, avaliar os candidatos de acordo com o fit cultural, é a principal forma de garantir a harmonia e concordância entre empresa e colaborador, quando se trata de valores, crenças, objetivos, metodologias de trabalho e qualquer outra competência social e profissional necessária.

Sendo esse um fato importante também para os profissionais no mercado. Afinal, cada vez mais os candidatos estão priorizando trabalhar em ambientes que se ajustem as suas crenças e valores sociais e culturais. É nesse ponto que o Employer Branding também deve ser trabalhado de acordo com o fit culturalassim a empresa já passa a ser conhecida pelo o seu perfil e ambiente de trabalho, principalmente na era funcionário-cliente.

Por consequência, no processo seletivo é importante deixar claro qual é a cultura da empresa, assim o candidato pode demonstrar como se sente diante das práticas e condutas da organização. É nesse momento que o alinhamento de fit cultural acontece, e o recrutador consegue avaliar a aderência do profissional com a vaga.

O que é Fit Cultural?

Uma vez que o ambiente de trabalho é uma extensão da vida dos profissionais, e principalmente da sociedade, esse é também um meio composto por valores, atitudes, práticas, acordos, expectativas e comportamentos. E é isso que chamamos de fit cultural, a capacidade do profissional se adequar a tudo aquilo que permeia as relações de trabalho, desde a história da corporação até o modelo de atendimento e processos.

E se essas questões fazem parte do dia a dia dos colaboradores, se adequar a elas é um dos passos fundamentais para primeiro, sentir-se bem no trabalho, e principalmente, manter o engajamento, motivação e produtividade. Por isso, os funcionários com melhor desempenho são aqueles que se enquadram a cultura organização, e sendo assim, têm fit cultural, com a empresa.

Portanto, encontrar um candidato que se adeque a cultura traz resultados positivos para os negócios. Saiba como RH pode contratar de acordo com o fit cultural.

fit cultural de uma empresa pode ter valores característicos como: colaboração, independência, criatividade, controle, flexibilidade, competitividade, lucro, formalidade, entre outros.

Benefícios do Fit Cultural

Contratações eficientes 

Avaliar os candidatos de acordo com o fit cultural é uma das principais formas de encontrar o profissional ideal para a oportunidade, em todos os aspectos, afinal, é dessa forma que o RH escolherá a pessoa que mais tem afinidade com a empresa, garantindo uma adaptação mais tranquila.

Melhor desempenho e produtividade

Quando um colaborador se sente pertencente a empresa, o sentimento de orgulho e satisfação de colaborar também é alimentado, logo o mesmo será mais motivado a desempenhar suas demandas.

Melhores resultados

Esse é um dos principais pontos de contratar de acordo com o fit cultural dos candidatos, gera aumento da produtividade e efetividade na entrega dos colaboradores, ou seja, a empresa só tende a ganhar com o sucesso das atividades.

Queda de turnover

Muitas vezes, um dos principais desafios do RH é controlar os indicadores de turnover, porém, ao contratar os profissionais alinhados com o fit cultural da empresa é possível aumentar a retenção de talentos devido o engajamento.

Alinhamento das equipes

Contratar com os valores da empresa é uma das formas de garantir também uma maior coerência na equipe, isso não quer dizer contratar o mesmo perfil de profissional, mas sim colaboradores que se complementam e trabalham diante dos mesmos objetivos.

Diminuição de conflitos

Agora, por consequência dessa unidade entre os colaboradores e uma adaptação mais assertiva, o clima organizacional também é impactado de forma positiva, diminuindo os níveis de estresses e desentendimentos.

Como contratar de acordo com o Fit Cultural?

Com o ATS Pandapé, é possível otimizar e digitalizar a busca pelo candidato certo de acordo com o fit cultural, isso graças aos testes da plataforma em parceria com a Jobs Coach. Nesse material, abordamos os segredos do fit cultural e como a ferramenta funciona para impulsionar contratações alinhadas.

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: