As metas no trabalho fazem parte da trajetória profissional e são ferramentas muito utilizadas pelas empresas para alcançar novos objetivos e impulsionar a conquista de resultados, tanto das equipes quanto da companhia como um todo.
Através das metas é possível definir as estratégias mais adequadas para melhorar o desempenho da empresa e medir o progresso dessa melhora, como também entender o que está funcionando e o que precisa ser modificado.
Mas qual a maneira ideal de trabalhar as metas para alcançar os objetivos estabelecidos? Continue a leitura e confira 10 dicas essenciais para isso.
Sumário:
No mundo corporativo as metas são a representação de objetivos específicos que a empresa deseja e pretende alcançar dentro de um período de tempo específico, que pode ser mensal, de um trimestre, um semestre, um ano, cinco anos ou mais.
Estabelecer esses objetivos ajuda a empresa a se localizar no mercado e no ambiente em que deseja se destacar, traçar novas rotas e trabalhar em cima delas para atingir o resultado esperado. Mas, para que isso aconteça, é necessário ter um comparativo do antes e depois.
Ou seja, para entender como está o negócio e saber se as metas foram atingidas no final do período estipulado, deve-se ter dados suficientes, quantificáveis e qualificáveis de avaliação.
Por exemplo: Se uma empresa de varejo estipula a meta de aumentar suas vendas em duas vezes, ou seja, dobrar seu lucro de vendas em um ano, ela deve:
Sem os dados anteriores e posteriores à meta e as estratégias utilizadas para atingi-las, não é possível mensurar se houve realmente um crescimento.
É possível fazer muitos tipos de mensuração e análises, mas os dados são essenciais.
Pode parecer uma coisa simples, mas anotar quais são as metas estabelecidas pode ajudar a atingi-las.
Quando você escreve em algo físico torna as metas mais tangíveis e sólidas. A partir disso, deve também traçar os caminhos necessários para atingir cada uma delas.
O material físico também funciona como um lembrete dos projetos e resultados em que você se comprometeu.
Para facilitar o alcance dos resultados, divida a meta em objetivos menores, que podem ser tarefas diárias, semanais e mensais.
Quando você faz essa divisão, torna os resultados mais tangíveis e consegue mapear as opções e estratégias que podem ser utilizadas para completar cada uma delas.
Por exemplo: Se o objetivo da empresa é aumentar o engajamento em suas redes sociais, deve estipular a porcentagem desse engajamento como meta, mas também desenvolver objetivos menores. Que podem ser:
Para cada um desses objetivos é necessário estabelecer o aumento desejado e trabalhar para conquistar um de cada vez e, consequentemente, a meta maior também.
Um bom planejamento é fundamental para alcançar qualquer resultado, é através dele que os objetivos são definidos e organizados.
Para metas não é diferente, elabore um plano de ação de negócios, ou seja, organizando todas as ações, estratégias, soluções, dados e prazos para ter o melhor resultado.
Com o planejamento também é possível fazer um estudo posterior e mapear o que deu certo e o que não deu, além de ser um importante documento de registro.
Mesmo com o planejamento e divisão da meta por objetivos, lembre-se de organizar as demandas de acordo com suas prioridades.
Para isso, defina quais são os pontos mais importantes a serem atingidos primeiro e para cada um deles, quais ações devem ser tomadas primeiro.
Dessa maneira você e sua equipe conseguem segmentar as tarefas:
Às vezes pode parecer que tudo é urgente e todas as tarefas devem ser resolvidas ao mesmo tempo, mas na maioria das vezes isso não é verdade ou mesmo possível. Avalie as prioridades com atenção.
Organizar as demandas por prioridade previnem:
Os prazos auxiliam na organização das atividades e da equipe, estipulando o tempo necessário e disponível para chegar nos objetivos impostos.
Mas, para que essa dinâmica funcione da maneira ideal, os prazos devem ser definidos de maneira efetiva e devem ser respeitadas.
Organize os prazos:
Parte do sucesso em atingir as metas está no comprometimento e responsabilidade aplicadas ao resultado.
Siga as dicas anteriores, respeitando o planejamento, não procrastinando a realização das atividades e dedicando-se em cada etapa.
Mesmo que algum processo pareça simples ou que tenha muito tempo sobrando antes que o prazo termine, considere que imprevistos podem ocorrer e que as metas geralmente são estipuladas com base em resultados cada vez maiores, a dedicação tem que ser prioridade.
Em caso de metas profissionais individuais, tenha em mente que o momento de começar a realizá-las é agora!
Não deixe os objetivos para depois, se são resultados importantes e desejados por você coloque em prática e comece agora mesmo a trabalhar para conquistar cada uma delas.
Lembre-se de dedicar sua carreira a você e tomar a responsabilidade sobre ela.
Conquistar resultados maiores não é fácil, por isso, valorize suas vitórias. Mesmo que ainda não tenha alcançado sua maior meta, dê valor às menores, atingidas pelo caminho.
Comemorar suas conquistas é investir em sua motivação e valorizar seu desempenho até o momento. Atitudes essenciais para impulsionar sua carreira e sua vida pessoal.
Mesmo o melhor planejamento e estratégia podem precisar de mudanças. Isso porque existem diversos fatores internos e externos que podem intervir no que foi planejado e todo o plano de ação, ou parte dele, pode precisar ser reajustado.
Administre a situação o melhor possível, seja flexível e resiliente às mudanças, trace novas estratégias e prazos e siga rumo às metas estabelecidas.
E para encontrar as melhores oportunidades para sua carreira e ter a chance de mostrar que você é um profissional que pode atingir as metas da empresa, cadastre o seu currículo no site do Infojobs e inscreva-se nos processos seletivos.
Acompanhe também nossas redes sociais, Instagram, LinkedIn e TikTok, para mais dicas, conteúdos para desenvolvimento profissional, vagas, eventos e muito mais!