A gestão humanizada, formato de liderança que foca na empatia e individualidades dos colaboradores, vem ganhando destaque em muitas companhias e debates. Isso porque, esse formato que visa uma relação saudável entre líderes e liderados tornou-se mais valorizado pelos profissionais nos últimos anos. 

A gestão humanizada é o modelo de liderança que foca na garantia das boas condições de trabalho para os colaboradores. A partir do foco no bem-estar do funcionário e em uma gestão próxima do colaborador, o que traz resultados cada vez melhores para a empresa.

Nesse fluxo, o colaborador entende que a empresa se preocupa com as suas questões e se sente parte do negócio. O que gera também o desejo de permanecer na companhia, diminuindo o turnover

Ou seja, a gestão humanizada potencializa o negócio como um todo, impulsionando a produtividade e também o engajamento e retenção de talentos.

O que é a gestão humanizada?

De forma prática, liderança ou gestão humanizada é uma maneira de gerenciar na qual os líderes usam como premissa a empatia e solidariedade. A fim de criar um ambiente de trabalho agradável. 

Nessa gestão, a prioridade está na qualidade de vida, cultura organizacional e bem-estar dos colaboradores. Sendo  a produtividade e resultados uma consequência da valorização dos funcionários. 

Esse novo modelo de gestão está muito ligado aos novos comportamentos dos colaboradores, que cada vez mais estão buscando conciliar a vida pessoal e profissional. Além de serem valorizados como indivíduos e não apenas como colaboradores. 

De acordo com estudo da Gartner, 82% dos funcionários dizem que é importante para eles que a organização os veja como uma pessoa, não apenas um funcionário. 

Uma vez que os líderes são a principal ligação dos colaboradores com a empresa, as questões de pertencimento passam por essa relação, e assim surge a gestão humanizada. Na qual um líder distante passa a não faz tanto sentido.

Características da gestão humanizada

A gestão humanizada não consiste apenas em liderar um grupo, mas também influenciar os colaboradores positivos e delegar poder a outras pessoas, a fim de:

Entretanto, a principal característica da gestão humanizada é colocar o indivíduo no centro dos negócios, por isso o líder deve ser agregador, democrático e confiável. Levando em consideração, podemos listar os pilares dessa liderança. 

Comunicação constante

É fundamental que a comunicação seja transparente, explicativa e coerente, visando sempre que todos os colaboradores estejam alinhados e cientes dos seus deveres e expectativas da empresa.

Delegar tarefas

Garantir que os colaboradores tenham autonomia para realizar suas tarefas é evitar que a micro-gestão aconteça. O que pode causar o sentimento de controle desnecessário e desconfiança.

Confiar nos colaboradores

Para permitir que o time tenha autonomia, é necessário que exista confiança entre gestores e colaboradores. E principalmente que não haja fiscalização das tarefas, sendo apenas um acompanhando de entregas e qualidade.

Empatia

A empatia é um dos pilares mais importantes quando falamos de qualquer relação, analisando também as questões pessoais e particulares do liderado.

De acordo com pesquisa do Infojobs, 69% dos entrevistados relatam que sentem exaustão física e/ou mental relacionada ao trabalho com o pós pandemia. Por isso, é fundamental que os líderes pratiquem a escuta ativa e busquem formas de auxiliar os colaboradores em suas questões particulares.

KIT saúde mental no trabalho - gestão humanizada

Vantagens da gestão humanizada

O modelo de gestão humanizada entende que para garantir o sucesso das ações e crescer de forma eficiente é preciso garantir o engajamento dos colaboradores, entender suas necessidades e ter uma abordagem positiva.

Com isso em mente, os colaboradores tendem a se sentir mais satisfeitos, o que resulta em um comprometimento maior e também melhores resultados, com:

Experiência do colaborador: como consequência direta da gestão humanizada, temos uma experiência mais positiva e acolhedora para os funcionários.

Melhoria do clima organizacional: a satisfação com o dia a dia de trabalho impacta diretamente no clima das empresas. 

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Aumento de produtividade: equipes motivadas e satisfeitas trabalham melhor e de forma mais focada;

Diminuição do turnover: a liderança tem influência diretamente na retenção dos colaboradores, assim, gestores empáticos e que valorizam os funcionários atingem índices menores de turnover.  

Lucros: com times mais produtivos e comprometidos, os resultados financeiros também passam a ser mais positivos.

O papel do RH para desenvolver uma gestão humanizada

Por ser um debate cada vez mais em alta, muitos líderes reconhecem a importância da gestão humanizada, mas ainda não sabem como desenvolver e aplicar esse modelo, por isso o RH tem papel fundamental.

O setor de recursos humanos lida diretamente com as pessoas da organização, por isso, propor, treinar os líderes e fazer a manutenção da gestão humanizada deve ser uma ação em conjunto com a área.

Como implementar a gestão humanizada?

Confira algumas dicas para propor uma gestão humanizada na sua empresa:

Analise a gestão atual: o primeiro passo é observar como funcionam as lideranças da companhia, ouvindo os colaboradores em pesquisas de clima e conversas com o RH para entender o cenário real da gestão de pessoas. 

Conheça as práticas do mercado: outro ponto é fazer um estudo sobre as principais práticas de outras empresas, principalmente os concorrentes que podem disputar pelos mesmos talentos.

Desenhe o projeto de gestão humanizada: depois é importante começar a estruturar os pilares da gestão humanizada, quais serão as fases do projeto, treinamentos necessários e também os objetivos e resultados que a companhia deseja atingir.

Prepare as lideranças: parte fundamental são os treinamentos e palestras que vão mudar a forma de gerenciar os times, nessa etapa é possível contar com consultorias e mentores de liderança.

Oriente os colaboradores: é importante que os funcionários também tenham conhecimento das práticas de gestão humanizada, que conheçam os pilares e identifiquem quando a metodologia não for seguida.

Acompanhe diariamente: por último, é importante acompanhar junto aos líderes e colaboradores os desafios, aprendizados e resultados da gestão humanizada, a fim de realizar ajustes e manutenções no projeto.

Tecnologia para gestão de pessoas

Quando o assunto é gestão de pessoas, a tecnologia é um grande aliado dos líderes e profissionais de RH, pois permite que algumas atividades burocráticas sejam automatizadas e otimizadas, permitindo mais tempo para a gestão humanizada. 

Um HCM, Gerenciador de Capital Humanos, é a ferramenta tecnológica que digitaliza os processos voltados para gestão de talentos, o que influencia o clima organizacional e a retenção de talentos. 

HCM Pandapé
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