Atualmente, com os debates sobre qualidade de vida e saúde mental, o bem-estar no ambiente de trabalho tornou-se um aspecto importante e muito valorizado dentro das empresas. O que influencia diretamente no interesse de novos profissionais ingressarem na companhia, e por consequência interfere na permanência, produtividade e engajamento dos colaboradores.
Situações estressantes, metas inalcançáveis, cobranças excessivas e até mesmo uma rotina desgastante que envolva muitos atritos, atuam de forma negativa no dia a dia das empresas, e podem comprometer o desempenho e saúde dos colaboradores.
Com isso, empresas que se preocupam com desenvolvimento do capital humano, apresentam cada vez mais estratégias e ações que visam o bem-estar dos colaboradores, impulsionando assim, um ambiente voltado para pessoas.
Nesse artigo vamos apresentar a importância do bem-estar no ambiente de trabalho, os impactos dessas ações e como o setor de recursos humanos, com foco em gestão de pessoas pode promover um ambiente saudável e receptivo.
Sumário:
O bem-estar corporativo está relacionado ao compromisso das empresas de oferecer a saúde, seja física ou psicológica, aos colaboradores. Ou seja, promover um espaço no qual os funcionários sintam-se bem e confortáveis para realizar suas atividades e expor suas ideias.
Com a mobilidade tecnológica, a rotina de trabalho transformou-se, em muitos casos repetitiva e onerosa. Além disso, a flexibilidade permitiu com que os profissionais trabalhem também fora do escritório, o que pode ser vantajoso em algumas situações, mas em outras condiciona os funcionários a uma carga horária de trabalho maior.
Essa rotina de trabalho excessiva reflete diretamente em cobranças rigorosas, que em muitas situações causam diversos problemas de saúde, como estresse, ansiedade e até mesmo o desenvolvimento de síndromes como a de Burnout, que se manifesta quando um profissional entra em um esgotamento mental intenso, resultado de uma forte pressão em relação ao trabalho, metas e resultados.
Valorizar e investir no quadro de funcionários não está ligado somente a fatores como salários, treinamentos e planos de carreira, mas também em viabilizar estratégias para o bem-estar no ambiente de trabalho. Empresas que não olham para esse aspecto podem comprometer a satisfação dos colaboradores e com isso a produtividade e sucesso da corporação.
Por isso, promover um ambiente de trabalho, em questões físicas e mentais, saudável e que proporcione o bem-estar dos colaboradores, se tornou tão importante, sendo uma prioridade de empresas que buscam priorizar e cuidar da saúde dos profissionais.
O primeiro ponto para fomentar um ambiente de trabalho harmônico e promover o bem-estar é reconhecer quais são os principais problemas a serem enfrentados, e entender o que pode causar estresse e prejudicar a qualidade de vida dos funcionários dentro da empresa.
Para detectar essas questões a equipe de RH e os gestores devem prestar atenção no clima da empresa. Bem como a cultura corporativa precisa permitir aos colaboradores a oportunidade de falar e apresentar os pontos que acham relevantes.
Para isso, pesquisas de satisfação ou rodadas de conversas podem ser feitas, além de manter o canal de comunicação com o setor de recursos humanos sempre aberto.
A partir da identificação desses problemas a empresa pode desenvolver e atuar nas soluções necessárias por meio de ações que buscam o bem-estar no trabalho.
Agora que você já conhece os principais motivos dos problemas, é possível compreender que se trata de uma questão de causas e consequências. Antes de apontar algumas soluções para atuar na falta de bem-estar no trabalho, vamos apresentar os principais impactos que o clima organizacional ruim pode afetar dentro das empresas.
Situações de metas abusivas, prazos apertados, cobranças e pressões interruptas desencadeiam uma rotina estressante entre os colaboradores, que podem apresentar comportamentos inadequados como a falta de motivação, queda na produtividade, indisciplina e dificuldade de relacionamento.
Nessa rotina, muitos profissionais desenvolvem sérios problemas de saúde, como ansiedade, fadiga, gastrite, distúrbios do sono e até mesmo doenças psicológicas mais greves, como síndrome do pânico e depressão.
A falta de atenção, por exemplo, é outro problema que pode gerar consequências graves para a empresa, como erros ao realizar as tarefas, resultando em atrasos e retrabalho.
A pressão no dia a dia, a competitividade negativa, associados aos aspectos físicos como qualidade do ar, iluminação e barulho também produzir um ambiente estressante que aumentam a irritabilidade e levam aos equívocos na execução das atividades.
Outra consequência importante da falta de bem-estar no trabalho é o aumento de faltas injustificadas e ausências no trabalho devido à vulnerabilidade psicológica e física. Com isso, o turnover tende a aumentar uma vez que os colaboradores não estão satisfeitos e a assim a reputação da marca empregadora também sofre as implicações.
O primeiro ponto para solucionar problemas relacionados ao bem-estar corporativo é identificar quais são as dificuldades da empresa. Assim, cabe aos profissionais de recursos humanos e ao time de gestão de pessoas localizarem os pontos negativos, que influenciam o bem-estar, de acordo com os aspectos mencionados anteriormente.
Após detectar os contratempos é hora de olhar para cada caso e pensar em estratégias contínuas para mudar essas situações e aprimorar de forma geral o clima organizacional, pensando sempre em um ambiente voltado para a valorização das pessoas.
É importante lembrar que ações de Employer Branding podem proporcionar o bem-estar no ambiente de trabalho, mas que investir no bem-estar dos colaboradores não pode ser apenas para evidenciar marca empregadora, pois se trata de uma pauta necessária para os colaboradores.
Como já citamos, um ambiente de trabalho harmônico e agradável proporciona maior satisfação e engajamento dos colaboradores, e com isso, resultados positivos. O bem-estar no trabalho ainda controla o estresse dos funcionários e diminui os riscos de doenças ocupacionais.
Outro aspecto positivo está associado à redução do absenteísmo, com profissionais mais motivados e alinhados as expectativas da empresa. E por consequência da redução do turnover os gastos para contratar e treinar novos colaboradores também diminuem, uma vez que dificilmente um profissional satisfeito deixa o emprego.
Assim, cabe ao setor de recursos humanos observar e pensar em soluções para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Investir no bem-estar no trabalho é uma maneira eficaz para valorizar os funcionários e, ao mesmo tempo, criar um sentimento de pertencimento o que resulta em engajamento e produtividade.