Sem dúvidas, o engajamento dos colaboradores é um fato importante para o sucesso da empresa, além de facilitar a adaptação às mudanças, como exemplo a transformação digital que vivemos. Com tantas novidades constantes, parece que vamos continuar falando sobre mudança e o novo normal por um tempo. Por isso, independentemente do setor de atuação da empresa e das posições ocupadas pelos colaboradores todos terão que adequar sua forma de trabalhar às novas necessidades.

Dados revelam que quando o comprometimento e engajamento dos colaboradores é alto, a rotatividade voluntária é reduzida em até 25%, enquanto a produção aumenta em 21% . Logo, dessa forma, fica claro a importância de contratar profissionais alinhados com aos ideais da empresa, e nutrir os mecanismos de engajamento.

Além disso, o engajamento dos colaboradores leva a outros fatores competitivos importantes. Hoje, é importante saber que alto comprometimento significa agilidade, resiliência e facilidade de adaptação às mudanças, habilidades que toda empresa precisa ter.

Resiliência no RH

Avanços tecnológicos e mudança de paradigmas

A pandemia fez com que as mudanças tecnológicas ocorressem muito rapidamente. Um processo de digitalização que poderia levar 5 anos foi implementado em poucos meses, ou até mesmo dias, para manter as contratações e competitividade no mercado atual.

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Junto com essa mudança, até 2030 mais de 375 milhões de pessoas terão que mudar seu perfil profissional para seguir atualizado com as oportunidades. Isso não significa que empregos serão destruídos, mas que a automação e a Inteligência Artificial farão os profissionais mudarem e se adaptarem, inclusive o profissional de RH, para permanecer no mundo do trabalho.

Todas estas mudanças podem parecer assustadoras, mas na realidade, são uma oportunidade de adaptação à empresa e aos seus colaboradores, criando um compromisso de longo prazo e gerando confiança na equipe para acolher e promover esta revolução.

Entretendo, para impulsionar esse engajamento dos colaboradores é importante que os líderes estejam preparados, ou seja, novos treinamentos para que os gestores de equipes tenham as habilidades necessárias para entusiasmar as equipes e gerar aquela relação de confiança necessária ao crescimento da empresa.

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Engajamento dos colaboradores e experiências com a empresa

Conforme o profissional passa por várias experiências, ele percebe que a empresa deve oferecer-lhe certas vivências, que muitas vezes o mesmo não compreendia tais necessidades, mas que são entendidas de acordo com o tempo. Por isso, a experiência com a empresa está totalmente ligada ao engajamento dos colabores.

Ou seja, a forma como o funcionário é tratado diz muito sobre os valores e cultura da empresa, bem como seus líderes. E tem o poder de impulsionar o engajamento, produtividade e comprometimento, além do sentimento de pertencimento.

5 pontos importantes para a experiência do funcionário:

  1. qualidade das lideranças marca o engajamento dos colaboradores com a organização e comprometimento. Ou seja, é fundamental dispor de bons lideres para o desenvolvimento de profissionais alinhados com as expectativas e objetivos;
  2. experiência do funcionário determina o tempo que ele permanecerá na empresa. Embora o colaborador esteja definindo suas próprias fases, é necessário que haja uma estratégia de recursos humanos para poder aproveitar ao máximo as competências e o crescimento dessa pessoa dentro da empresa;

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  3. objetivo e os valores da empresa influenciam os sentimentos do colaborador diante da marca. A responsabilidade social está fazendo cada vez mais sentido, ninguém quer contribuir para tornar o mundo um lugar pior. Por isso, defina com clareza o propósito da empresa e o sentimento de orgulho aumentará;
  4. agilidade dos processos e flexibilidade são fundamentais para aumentar o comprometimento e a satisfação dos colaboradores. Não se trata de fazer um processo para cada funcionário, mas sim criar uma cultura onde o colaborador se sinta livre para expressar suas opiniões e tenha agilidade e facilidade para realizar seu trabalho;

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  5. Treinamento para o desenvolvimento profissional. Sentir-se estagnado na carreira profissional faz com que a motivação desapareça e os funcionários deixem de fazer bom trabalho. Essa sensação de não avançar é contagiante e pode acabar se implantando em toda equipe, por isso é importante fomentar times com potencial de mudança, e assim manter a formação e treinamento de novos recursos;

Ambiente de trabalho de fatores emocionais

O ambiente de trabalho é uma variável importante que pode elevar ou diminuir o nível de engajamento dos colaboradores. E em contra partida a saúde mental dos profissionais vendo sendo um tema cada vez mais discutido em empresas que valorizam os funcionários.

Setembro Amarelo

Por isso, o ambiente de trabalho pode impactar diretamente na retenção de talentos e no engajamento dos colabores. Nesse caso, não foque em salário ou benefícios, mas sim no bem-estar e comprometimento que fomentarão a marca empregadora.

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Esse é o compromisso que faz com que a mudança e a adversidade não sejam um problema para a empresa. É uma relação de mão dupla, onde o colaborador não só trabalha por uma quantia de dinheiro, ele quer que suas tarefas contribuam com algo ou tenham um significado.

Se você pensar bem, o tempo é limitado e um colaborador está abrindo mão do seu tempo vital, por necessidade, mas também para que seu passo seja útil e tenha significado.

O que destrói o engajamento dos colabores?

A relação empresária pode terminar nas duas partes, ou seja, pode ser que a empresa decida dispensar um colaborador, ou também que o próprio colaborador decida rescindir o contrato e procurar novas oportunidades.

Para não enfrentar esse segundo cenário é interessante saber quais são as principais motivações para o desligamento, a fim de estabelecer estratégias para combatê-las.

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Agora, é o momento de concentrar esforços no talento, ou seja, olhar para os colaboradores entender como manter o engajamento. Investir no capital humano é fundamental para fazer as empresas sobrevivem às crises.

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