Você provavelmente já parou para avaliar quais são as profissões do futuro, né? Essas carreiras, vistas como promissoras, podem ajudar estudantes que ainda estão avaliando suas possibilidades.
Vale, ainda, entender as profissões com melhores oportunidades para considerar uma possível migração de área.
Diante de inúmeras mudanças tecnológicas, sociais e econômicas, as profissões do futuro que mais se destacam exigem habilidades em ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade.
A seguir, confira algumas carreiras interessantes para conhecer e que podem render boas oportunidades no presente – e no futuro!
Sumário:
A transformação digital e a Indústria 4.0 são responsáveis por remodelar as carreiras e trazer novas oportunidades. Elas, inclusive, dão origem a boa parte das profissões do futuro.
A edição mais recente do relatório “The Future of Jobs 2023”, divulgada pelo Fórum Econômico Mundial, destaca que a acelerada digitalização causará uma significativa mudança no mercado de trabalho nos próximos cinco anos.
A seguir, confira as principais profissões do futuro e avalie qual tem mais a ver com o seu perfil!
Analista de qualidade: avalia e garante a qualidade de processos e produtos de software, buscando melhorias e eficiência.
Analistas de segurança da informação: protege sistemas e dados contra ameaças cibernéticas, implementando medidas de segurança e prevenção.
Analistas e cientistas de dados: coletam, analisam e interpretam dados para extrair insights valiosos e embasar decisões de negócios.
Engenheiro de computação em nuvem: seu foco é projetar, implementar e gerenciar sistemas baseados em nuvem, garantindo escalabilidade e disponibilidade de recursos.
Gerente de DevOps: coordena equipes de desenvolvimento e operações, visando entregas contínuas e integração eficiente de software.
Especialista em Inteligência artificial: tem conhecimentos em IA e machine learning, sendo capaz de criar soluções inteligentes para diversas aplicações.
Product Owner: gerente de produto que prioriza requisitos, define estratégias e alinha o desenvolvimento com as necessidades dos clientes.
Tec Recruiter: focado em recrutamento de profissionais de TI, buscando talentos para preencher vagas específicas no setor.
Engenheiro de energia: projeta e gerencia sistemas de produção e uso eficiente de energia, visando a sustentabilidade e redução do impacto ambiental.
Especialista em sustentabilidade: implementa práticas sustentáveis em empresas, visando promover responsabilidade social e ambiental.
Assistente de cuidados pessoais: presta suporte a pessoas que necessitam de cuidados especiais, como idosos ou pessoas com deficiência.
Especialista em transcrição médica: transcreve registros médicos e relatórios de exames em ambientes de saúde.
Preparador de equipes médicas: auxilia na organização e preparação de equipes médicas para procedimentos e cirurgias.
Especialista de Marketing digital: planeja e implementa estratégias de marketing online para aumentar a visibilidade e alcance de uma marca.
Especialistas em transformação digital: ajuda empresas na adoção de tecnologias digitais e processos inovadores para melhorar a eficiência e competitividade.
Growth hacker: focado em marketing para crescimento rápido e escalável, utilizando técnicas inovadoras.
Operadores de equipamentos agrícolas: profissionais que operam máquinas e equipamentos utilizados na agricultura, buscando maior eficiência e produtividade.
Treinador atlético: trabalha com atletas para melhorar o desempenho físico e prevenir lesões.
Compreender as mudanças no mercado de trabalho e se adaptar às novas tecnologias é fundamental para ser um profissional bem informado e valorizado.
Além das competências técnicas de cada profissão, adquiridas por meio de curso superior ou técnicos, é preciso trabalhar, cada vez mais, as chamadas soft skills.
Características como empatia, boa comunicação e saber trabalhar em grupo são cada vez mais importantes e valorizadas no ambiente de trabalho, especialmente nas profissões do futuro.
Uma das formas de se preparar para as profissões do futuro é fazendo um curso de Ensino Superior focado em determinada área.
Com ele você adquire conhecimento necessário para se desenvolver profissionalmente e entrar no mercado de trabalho.
Se você chegou na etapa de entrar em uma faculdade e vai prestar o Enem, pode acessar o gabarito do Enem extraoficial para saber a média da sua nota antes do resultado oficial e as chances de conseguir uma vaga no SISU.
Agora, falando de outra possibilidade, cursos livres também são indicados para complementar conhecimentos ou uma formação adquirida em outra faculdade, por exemplo.
É só o começo da jornada para adentrar em alguma profissão do futuro escolhida por você! Então se planeje e siga o caminho do seu futuro!