A transformação digital está cada vez mais presente nas organizações, uma vez que a digitalização traz muitas vantagens para os negócios. E é nesse contexto que o setor de RH também tem usado cada vez mais os recursos tecnológicos.
Com isso, a digitalização se propõe a pensar no melhor funcionamento das áreas de forma estratégica e moderna. Assim, o RH deve ter acesso às ferramentas certas e usar a tecnologia como uma aliada a fim de obter resultados satisfatórios.
Nesse contexto, existe também o debate em relação aos benefícios reais da transformação digital e o receio da falta de humanização dos processos seletivos, ou até mesmo a substituição dos recrutadores.
Por isso, esse artigo busca reforçar os ganhos da transformação digital para produtividade, economia de recursos, engajamento e competitividade.
Sumário:
A expressão transformação digital é usada para definir as implementações de recursos tecnológicos dentro das organizações, com o objetivo de gerar lucro, economizar tempo, otimizar os processos e atingir ao máximo o potencial das opções e dos colaboradores.
Esses avanços tecnológicos possibilitam que as organizações façam a junção das habilidades das ferramentas digitais com as skills dos profissionais, e dessa forma possam atingir as metas de forma eficiente.
Soft skills e hard skills: o que são e por que analisar essas habilidades
A transformação digital é considerada parte estratégica para as empresas e está associada, também, com alterações na estrutura e cultura organizacional, pois é necessário que todos estejam prontos para utilizar as ferramentas.
O principal objetivo é que recursos tecnológicos automatizam processos burocráticos, garantam o armazenamento de dados e informações, e proporcionem desenvolvimento mais qualificado do trabalho e dos profissionais.
O RH, um dos setores mais importantes da empresa, que tem contato direto com o capital humano, impactando em produtividade, engajamento e o sucesso das atividades, precisa estar sempre atualizado e garantir que os processos sejam otimizados e qualificados.
Assim, para o setor de recursos humanos, a transformação digital é a base para o RH digital, que agrega grande potencial competitivo para o setor, ao ganhar agilidade, reduzir as falhas e melhorar a qualidade das entregas.
A tecnologia é sinônimo de otimização dos processos, economia de tempo e assertividade nas contratações. Isso porque é possível utilizar a digitalização do começo ao fim dos processos seletivos, e também para mensurar a produtividade e motivação das colaborações.
Soluções voltadas para a automatização dos processos, como por exemplo: o processo admissional, benefícios empresariais, espelho de ponto, capacitação de recursos, entre outros fluxos, já fazem parte do cotidiano das empresas e a transformação digital proporciona que sejam realizados com segurança de dados, qualidade e dinamismo.
Vale destacar que a tecnologia não tem como objetivo substituir os profissionais de recursos humanos, pois eles sempre serão necessários para a estratégia, raciocínio lógico, e outras competências que só os seres humanos são capazes de exercer, não é possível atingir os objetivos.
Com ferramentas tecnologias é possível integrar as equipes de forma presencial ou remota, potencializar a produtividade e obter dados para atuar de forma estratégica.
Um dos principais benefícios da transformação digital do RH está na digitalização dos processos, que otimiza o recrutamento do começo ao fim, tirando a burocratização e etapas manuais, fazendo com que o setor ganhe mais tempo e encontre os candidatos mais qualificados para as vagas, com ajuda da Inteligência Artificial.
Lidar com processos menos manuais, dados mais assertivos, centralizados e informações atualizadas de forma automática permite que o RH reduza possíveis erros nos processos.
Como consequência da otimização de muitas atividades e a praticidade oferecida pelos recursos tecnológicos da digitalização, o setor de recursos humanos consegue ganhar mais produtividade, uma vez que age mais rápido e de forma mais estratégica.
Outra grande vantagem da digitalização do RH está na economia de custos e tempo, uma vez que os processos são feitos em sua grande maioria de forma digital, eliminando a necessidade de equipamentos, papéis e espaço. Além disso, o tempo dos recrutadores é poupado das demandas burocráticas.
Certas informações pessoais que o RH utiliza no momento de recrutar e contratar são consideradas sensíveis de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, e por isso, precisam ser protegidas, o que é possível com os softwares.
De forma geral, a gestão de pessoas pode ser controlada com o auxílio das ferramentas digitais, possibilitando a análise da jornada de desenvolvimento, desempenho, produtividade e taxas de engajamento.
Dentro da gestão de pessoas temos o controle de jornada, com a marcação de horários, cálculo de horas extras, folha de pagamento e até mesmo férias, que também pode ser realizada de forma digital, facilitando a rotina do setor.
A tecnologia, com ajuda de HCMs (Human Capital Management) otimiza a gestão de pessoas, incluindo a comunicação interna que passa ter menos ruídos, maior interatividade, centralização e assertividade.
O RH deve pensar na jornada do colaborador do começo ao fim, ou seja, da admissão ao desligamento. Com a transformação digital do setor esses processos também podem ser feitos de forma online, onde o novo colaborador preenche e envia os documentos com poucos cliques e sem perder os prazos.
Com os pilares de recrutamento e seleção, gestão de talentos e gestão de tempo, o Pandapé é o software para RH mais completo da América Latina. Atendendo todas as necessidades do setor, a fim de melhorar a experiência de trabalho dos seus colaboradores, do princípio ao fim.
A ferramenta conta com recursos de tecnología para:
O Pandapé, software de recrutamento e seleção desenvolvido pelo Infojobs, utiliza uma rede neural e armazena os dados de acordo com:
Ou seja, a Inteligência Artificial no RH aprende com cada contração realizada na plataforma. A Inteligência Artificial no RH também é responsável por rastrear de forma automática os currículos e resultado das avaliações aplicadas. E assim, classificar quais são os profissionais com o perfil mais adequado.
E dessa forma, auxiliar as equipes de recrutamento e seleção, que a partir dos resultados consegue entrar em contato apenas os candidatos ideais e realizar contratações assertivas.