A busca por satisfação no trabalho ganhou destaque nos últimos anos, assim, o conceito de felicidade no trabalho tornou-se popular e um pilar fundamental para muitos profissionais que estão em busca de rotinas mais saudáveis e a conciliação com a vida profissional. 

Nesse cenário, as empresas também começaram a fazer ajustes na cultura organizacional, a fim de atrair, engajar e reter os talentos. Com base em um posicionamento mais acolhedor e positivo, com base na gestão humanizada

Outro fator importante, é destacar que a felicidade no trabalho passou a ser também um indicador ligado à performance. Pois, quanto mais satisfeito mais o profissional tende a se comprometer e entregar bons resultados. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, colaboradores felizes são, em média:

Ou seja, além de ser um aspecto importante para os profissionais, as empresas também ganham ao promover a felicidade no trabalho. Leia esse blog para saber como!

O que é felicidade no trabalho?

Antes de tudo, vamos explicar o que é felicidade no trabalho. Esse é um conceito que se relaciona com o sentimento de satisfação em relação a vida profissional, o dia a dia de trabalho, a equipe, empresa e atividades desempenhadas.

Ou seja, a facilidade no trabalho é uma sensação individual voltada à motivação, bem-estar e disposição com o ambiente corporativo. Uma vez que, passamos boa parte do tempo dedicando nossos esforços ao trabalho. 

Sendo assim, a felicidade no trabalho é fundamental para muitas pessoas, principalmente as novas gerações.

Outro aspecto importante para a felicidade no trabalho é o propósito compartilhado, o que gera identificação e pertencimento. Segundo pesquisa da Gartner, 53% dos funcionários querem que suas organizações assumam ações sobre questões com as quais se preocupam. 

Vantagens da felicidade no trabalho

Embora pareça que a felicidade no trabalho é subjetiva e não mensurada, os benefícios de um ambiente forte emocionalmente e com metas reais é percebido em diversas situações. Confira alguma:

Qualidade de vida

O esgotamento mental e doenças como Burnout são o cenário oposto de um ambiente de trabalho que promove felicidade corporativa. E, por consequência, prejudicam a qualidade de vida das pessoas. 

Uma pesquisa do Infojobs apontou que apenas em 41% das organizações a felicidade corporativa, satisfação e bem-estar dos funcionários tem destaque para a gestão de pessoas. Olhar para esse aspecto é cuidar das pessoas como centro das organizações. 

ambientes de trabalho saudáveis - felicidade no trabalho

Diminuição do turnover

Outra consequência direta da felicidade no trabalho é a queda no turnover por questões de insatisfação com a empresa. Isso porque essa satisfação impacta diretamente na permanência dos profissionais nas empresas. 

Por esse ser um aspecto de grande importância para os profissionais, 61% dizem que não se sentem satisfeitos e felizes no trabalho. E 86% mudariam de emprego hoje por questões de saúde mental, satisfação no trabalho ou felicidade corporativa, de acordo com pesquisa realizada pelo Infojobs. 

Queda no absenteísmo

Um funcionário engajado e satisfeito tende a não faltar sem justificativa, pois está motivado e comprometido com as entregas, o que implica em um absenteísmo mais baixo. 

Além disso, segundo o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, os transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamento do trabalho no Brasil. Outro ponto que a felicidade no trabalho pode contribuir para reverter o cenário negativo. 

Aumento de produtividade

O engajamento, motivação e satisfação, aliado ao maior comprometimento com as entregas implica também no aumento de produtividade, e com o esforço maior os resultados também são influenciados e mais satisfatórios para a empresa.

Qualidade do clima organizacional

Com os pontos citados anteriormente, o clima organizacional da empresa como um todo é influenciado de maneira positiva. Onde liderados, pares e gestores atuam em conjunto para atingir bons resultados e manter o ambiente de trabalho colaborativo e saudável. 

Quando a felicidade no trabalho é um pilar da organização, as pessoas estão no foco do negócio e com isso o colaborador sente-se valorizado. 

Importância da segurança psicológica e empatia para felicidade no trabalho

A segurança psicológica é um fator ligado diretamente a felicidade no trabalho, pois saúde mental, quando prejudica, pode desencadear quadros de ansiedade, esgotamento ou até mesmo depressão, impossibilitando o bem-estar dos colaboradores. 

Um ambiente seguro psicologicamente é aquele onde os profissionais se sentem confortáveis para expor erros, fazer críticas e até mesmo falar sobre assuntos difíceis e delicados com colegas e líderes. 

Além disso, pedir ajuda em situações de conflito e uma postura voltada para resolução, também influenciam esse ambiente.

Segundo pesquisa feita pelo Infojobs, pouco mais da metade (55%) dos respondentes, dizem que não se sentem psicologicamente seguros na empresa em que trabalham ou já trabalharam. Por isso, ao pensar sobre felicidade no trabalho, é importante falar sobre saúde mental. 

KIT saúde mental no trabalho

Como promover a felicidade no trabalho na sua empresa?

Para promover a felicidade corporativa é necessário entender o que faz os funcionários se sentirem valorizados e realizados, o que os motivam, quais são os seus desafios e os seus propósitos, além de criar um ambiente com segurança psicológica. 

Aplicar uma pesquisa de clima é uma forma de analisar os pontos citados acima, a fim de colocar uma régua para as ações voltadas para felicidade no trabalho. Além disso, alguns dados globais sobre da Michel Page sobre os aspectos mais importantes para satisfação profissional podem auxiliar na tomada de decisões:

Na prática, algumas ações podem ser realizadas:

Analisar o perfil dos colaboradores

Como citamos, é importante ouvir a opinião dos funcionários, entender o que eles gostam na empresa, os pontos que consideram de atenção e as coisas que os motivam. 

Promover novas práticas

Ajustar os pontos que são fraquezas na empresa e pensar em como mudar a relação de trabalho e o significado de cada coisa para os funcionários.

Reconhecer as conquistas  

Celebrar as entregas e resultados positivos, não apenas nas festas de final de ano, é uma maneira de reconhecer diariamente o comprometimento dos funcionários e mantê-los motivados.

Impulsionar o desenvolvimento  

Palestras, treinamentos e apoio para realização de cursos possibilitam que os colaboradores estejam em evolução e desenvolvimento contínuo, o que influencia a realização profissional.

Flexibilidade e autonomia  

Permitir que os colaboradores gerenciem seu tempo é uma maneira de facilitar a conciliação da vida profissional com a pessoal, nesse ponto é preciso ter confiança de ambas partes e é claro, o comprometimento dos funcionários com as entregas.

Quem é responsável pela felicidade no trabalho?

Embora a empresa possa promover ações que impulsionam a felicidade corporativa, todos são responsáveis pela construção desse ambiente, o RH, líderes e também os próprios colaboradores que realizam diariamente a manutenção do clima organizacional. 

Ou seja, a felicidade no trabalho é pessoal e coletiva, pois uma coisa está ligada a outra. Os colaboradores precisam manter o clima positivo e a empresa deve dar os meios para isso.

Ao RH cabe a manutenção das ações da empresa, o treinamento das lideranças e a construção de pilares solidificados para a segurança psicológica e empatia nas relações de trabalho. E os gestores, são aqueles que diariamente vão motivar os times e mediar os conflitos. 

A tecnologia também tem um papel importante para a felicidade no trabalho, uma vez que as ações voltadas para gestão de pessoas podem ser otimizadas com um HCM para digitalizar os processos e promover mais satisfação no trabalho. 

HCM Pandapé
© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos