Confira as principais datas comemorativas e campanhas de conscientização no calendário de 2024

Além da rotina de recrutamento e seleção, o setor de recursos humanos também tem o costume de promover iniciativas voltadas a gestão de pessoas. Entre elas, estão as ações de endomarketing, ligadas às datas comemorativas e de conscientização no decorrer do ano.

Por isso, no momento de fazer o planejamento do setor e alinhar as estratégias voltadas para manutenção da jornada do colaborador, é importante ter conhecimento do calendário de 2024 e identificar quais ações pode implementar na empresa.

Esse olhar para as ações de endomarketing pode ser um diferencial em aspectos de valorização dos colaboradores e engajamento com a empresa. Afinal, proporcionam momento de descontração e interatividade.

Para te ajudar nisso, reunimos neste artigo as principais datas comemorativas e campanhas de conscientização que o setor de recursos humanos precisa conhecer. Aproveite a leitura!

O que são ações de endomarketing?

Ações de endomarketing são estratégias voltadas para o público interno da empresa. Normalmente são iniciativas pensadas em conjunto entre o RH e o marketing, com objetivo de criar um ambiente de trabalho agradável para os colaboradores.

Entre as práticas, estão:

Assim, o endomarketing é um recurso que tem como resultado a integração e engajamento dos colaboradores. O que reflete diretamente nos índices de satisfação, produtividade e promoção da marca empregadora.

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Por que investir em endomarketing e celebrar as datas do calendário de 2024?

Uma vez que o setor de recursos humanos é a área que cuida das pessoas, ter um calendários de ações de endomarketing bem definido fará toda diferença no dia a dia da companhia. Além de influenciar no engajamento dos colaboradores em eventos internos.

Ações que são pensadas para o desenvolvimento e valorização do capital humano refletem também na percepção que as pessoas possuem da organização. Não apenas por parte dos colaboradores, mas também do público externo.

Dessa forma, o endomarketing também pode ser visto como uma prática de Employer Branding, que busca construir uma reputação mais positiva para a empresa.

Além disso, as datas corporativas são uma maneira de movimentar a empresa e fazer com que os colaboradores saiam um pouco da rotina de corrida do trabalho. O que proporciona momentos de descontração e até mesmo interação entre diferentes times.

Vale destacar que nem todas as datas do calendário de 2024 precisam ser celebradas. Por isso, o planejamento é fundamental, visando quais são os objetivos gerais da empresa e sua cultura organizacional.

Vantagens de investir nas datas comemorativas

Realizar ações de acordo com o calendário de 2024 e as datas comemorativas traz diversas vantagens para os colaboradores e o clima da empresa, confira:

Engajamento dos colaboradores

Esses momentos com ações internas fortalecem a cultura e posicionamento da empresa, o que ajuda no comprometimento e engajamento dos colaboradores. Além disso, ações mais direcionadas, como as relacionadas à saúde podem ser decisivas em um tratamento ou até mesmo na propagação da empatia.

Integração entre equipes

Muitas vezes a troca entre times não faz parte da rotina de todos os colaboradores, o que pode gerar certo distanciamento entre as pessoas. Porém, as ações de endomarketing são uma excelente maneira de promover essa interação que pode acontecer também por meio de identificação.

Aumenta a reputação da marca

Seja por meio de publicações ou no boca-boca, atividades realizadas internamente com os colaboradores repercutem no mercado. Dessa forma, o investimento no desenvolvimento e satisfação interna influencia como os profissionais enxergam a empresa, além de alimentar o desejo de fazer parte.

Melhora o clima organização

Interação e engajamento estão entre os principais ganhos das ações internas. Por consequência, influenciam também com o clima da empresa, principalmente quando as atividades propostas conversam com pautas importantes para os colaboradores.

Datas comemorativas e campanhas de conscientização no calendário de 2024

Diversas ações podem ser incluídas no planejamento do RH, algumas delas são:

Janeiro Branco

Essa é uma campanha que surgiu da iniciativa de psicólogos e visa os cuidados com a saúde mental e emocional. Nas empresas, é o momento de realizar debates sobre temas como Burnout, estresse no trabalho, excesso de demandas, ansiedade e fadiga digital.

Carnaval

Neste ano, o carnaval será comemorado entre os dias 12 e 14 de fevereiro. Essa pode ser uma boa oportunidade para organizar uma comemoração animada para os colaboradores, com uma decoração divertida, enfeitas e máscaras que remetem ao clima carnavalesco.

Dia Internacional da Mulher

Além de ser uma data que remete à luta feminina, o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, que neste ano será em uma sexta-feira. Sendo um momento interessante para promover debates sobre o protagonismo das mulheres no mercado de trabalho.

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Páscoa

De acordo com o calendário de 2024 a Páscoa acontecerá no último domingo de março, no dia 31. Uma data em que é comum que as empresas decorem os espaços, entreguem mimos com chocolates aos colaboradores e mensagens de esperança e renascimento.

Dia do Trabalho

Esse feriado que acontece no dia 1º de maio, uma quarta-feira em 2024, é um bom momento para reconhecer e valorizar os colaboradores, com brindes, lembranças ou até mesmo bonificações.

Dia das Mães

Nesse ano de 2024, o dia das mães cairá no dia 12 de maio, sendo mais uma data em que as empresas costumam realizar ações para os profissionais que se encaixam no perfil. Além de presentes e homenagens com a ajuda dos filhos, é possível realizar palestras com temas que acolham esses colaboradores.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Embora não seja uma data comum no calendário de ações de endomarketing, o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, é uma ótima chance para promover e conscientizar os colaboradores a respeito de temáticas relacionadas à preservação da natureza, alinhando a estratégias de ESG.

Junho vermelho

Essa é uma campanha criada pelo governo para apoiar a doação de sangue no Dia Mundial do Doador de Sangue, que acontece no dia 14 de junho, colocando essa ação como uma das principais formas de salvar vidas. Nas empresas, uma iniciativa interessante é organizar um mutirão para incentivar que os funcionários se desloquem até o hemocentro para doar sangue ou receber a equipe para coleta.

Dia do Orgulho LGBTQIAP+

No dia 28 de junho é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, umas das principais causas quando o tema é diversidade e inclusão. Por isso, é ideal reforçar esse posicionamento também com ações, treinamentos e palestras de conscientização.

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Festa Junina

Assim como carnaval, a festa junina é uma data que celebra a cultura brasileira e pode entrar no calendário de ações de endomarketing do ano. Para ser específico, o dia de São João, dia 24 de junho, é data típica das quermesses, na qual o RH pode organizar uma festa com músicas e comidas típicas.

Agosto Lilás

No mês de agosto, existe a campanha de conscientização e enfrentamento à violência doméstica e familiar. Um importante tema para se trabalhar nas empresas, uma vez que a independência financeira pode ser um caminho para tirar, principalmente, as mulheres dessa situação.

Dia dos Pais

O Dia dos Pais, que em 2024 acontecerá no dia 11 de agosto, abrange um grupo específico de colocadores, sendo o momento de homenageá-los. Seja com mensagens, ações em conjunto com as famílias ou momentos de convivência com os filhos.

Setembro Amarelo

O dia 10 de setembro é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, por isso, esse mês é dedicado ao debate e conscientização a respeito do tema. No ambiente corporativo, onde as pessoas dedicam maior parte de suas vidas, há uma forte movimentação a respeito da valorização da vida, com palestras e ações sobre o assunto.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma outra campanha voltada para saúde com grande peso social e que também ocorre dentro das empresas, sendo o mês de prevenção ao câncer de mama. Nessa época do ano é interessante realizar palestras que foquem na importância dos exames preventivos para o diagnóstico precoce.

Dia das Crianças

Comemorado em 12 de outubro, o Dia das Crianças é uma ótima data comemorativa para engajar os colaboradores e promover momentos de descontração que remetem à infância. Fazendo, por exemplo, distribuição de doces, gincanas, coleta de doações de brinquedos para crianças carentes ou até mesmo levando os filhos para o escritório.

Halloween

Embora seja uma festividade tradicionalmente Norte Americana, o Halloween ou Dia das Bruxas, que acontece no dia 31 de outubro, esse ano uma quinta-feira, caiu no gosto dos brasileiros. Na data, é possível deixar os colaboradores soltar a imaginação em concurso de fantasias, decorar o ambiente e entregar guloseimas.

Novembro Azul

No mês de novembro a comunicação é voltada para o câncer de próstata. Uma campanha para incentivar os cuidados com a saúde masculina, reforçando a importância da prevenção e realização de exames periódicos.

Consciência Negra

Também no mês de novembro, outra data de destaque no mês de novembro é o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Marcando a luta por igualdade racial, na qual as empresas podem trazer o debate para dentro das empresas, como uma pauta relacionada a diversidade e inclusão também.

Natal e Ano Novo

Para fechar o calendário de 2024 temos as tradicionais celebrações de final de ano, Natal e Ano Novo, que se conectam com as festas corporativas. Nesse mês, é comum que as empresas decorem os escritórios, entregue cestas e brindes, e também realizam algum tipo de comemoração.

Planejamento de RH - calendário de 2024

Como escolher as datas comemorativas do calendário de 2024?

Agora que você já tem conhecimento a respeito das principais datas comemorativas do calendário de 2024, é importante analisar quais ações de endomarketing o RH deseja implementar no planejamento do ano.

Para isso, leve em consideração quais datas conversam com a cultura da empresa, perfil dos colaboradores e também os objetivos do negócio para gestão de pessoas, ou seja, se a ideia é apenas festejar ou se há objetivo também de desenvolver e engajar.

Uma boa iniciativa é ouvir os próprios funcionários para entender quais celebrações eles gostam mais. E por fim, não se esqueça de analisar o orçamento e pensar em quais ideias estão dentro da verba estabelecida para ações de endomarketing.

Ações de endomarketing com tecnologia

Para ter ainda mais eficiência com as ações de endomarketing, o RH pode contar com o apoio da tecnologia, por meio de um HCM.

Essa é uma fermenta que integra diversos recursos de gestão de pessoas em único lugar, além de contar com um espaço de interação, no qual os colaboradores podem publicar e engajar uns com os outros sobre os mais variados temas.

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HCM Pandapé - calendário de 2024
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