Eventos internos são uma ótima opção para unir colaboradores e impulsionar ainda mais a cultura organizacional da empresa.

Porém, em diversos lugares há uma certa resistência em participar desse tipo de ação que as equipes de RH buscam realizar, seja por vergonha ou por falta de interesse nos temas tratados.

No artigo de hoje vamos te mostrar formas de aumentar a participação e engajamento dos seus colaboradores nos eventos internos da empresa. Vamos lá?

O que são eventos internos

Eventos internos são ações realizadas internamente nas organizações, normalmente pelo RH, buscando levar um novo conhecimento aos colaboradores, fortalecer a cultura e vínculos, além de melhorar a comunicação.

Entre os tipos de eventos que a empresa pode proporcionar temos:

Vantagens dos eventos internos

Promover este tipo de evento na sua empresa traz diversos benefícios para seus colaboradores, das mais variadas formas. Confira as principais:

Valorização do colaborador

Quando o evento é pensado no colaborador ele tende a se sentir valorizado e como parte do processo. Esse inclusive pode ser um diferencial que sua empresa possui em relação ao mercado, onde ele consegue tirar sempre algo a mais desses eventos para se desenvolver e aplicar em sua vida pessoal.

Redução do turnover

Como vimos, o colaborador se sente valorizado nesses momentos, o que faz com que ele tenha um propósito maior na sua empresa e não busque oportunidades em outros locais. Dessa forma, a taxa de turnover fica mais baixa e a retenção de talentos cresce.

Employer branding e cultura

Com o funcionário feliz sua reputação como marca empregadora aumenta, uma vez que o mesmo reconhece a empresa como um bom lugar para se desenvolver. E por consequência, os colaboradores falam bem da empresa no mercado de trabalho e fica mais fácil encontrar talentos para suas vagas em aberto.

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Melhor comunicação interna

Um dos pontos mais importantes é a melhoria da comunicação interna. Como os eventos costumam ter interações entre as áreas, as pessoas se conhecem melhor e interagem mais entre si. Isso facilita a comunicação entre diferentes equipes, reconhecimento de afinidades e os processos também costumam fluir melhor.

Como engajar os colaboradores

Embora as vantagens sejam muitas, existe a dificuldade de engajamento e participação dos funcionários nos eventos internos Porém, há diversas formas de aumentar essas taxas e tornar os seus próximos eventos um grande sucesso, é o que vamos apresentar agora.

Pesquisa interna

Torne seus colaboradores parte do processo. Faça perguntas sobre o que eles querem aprender ou ouvir em uma palestra e até mesmo quais dinâmicas e jogos eles preferem. Esse tipo de questionamento pode fazer parte da estratégia de pesquisa de clima.

Abrindo esse espaço, os colaboradores se sentem úteis e, quando verem suas opiniões e sugestões em prática, sua participação tende a ser confirmada com mais facilidade, o que pode levar a influenciar outras pessoas a irem também.

Essa pesquisa pode ser através de questionários ou até mesmo com perguntas em reuniões para colher ideias. Só não deixe de ir atrás e pegar a opinião do máximo de pessoas possíveis.

Estruture o conteúdo

Independente do formato escolhido para o seu evento, deixe tudo o que será dito estruturado previamente. Caso tenha material de apresentação, programe-se para prepará-lo antes do evento.

Dessa forma, é possível entender se tudo o que foi organizado para que realmente faça sentido para os colaboradores ou se algo precisa ser alterado. Melhor ajustar os pontos antes do que deixar o problema chegar até o evento em si.

Não se esqueça de dar leves spoilers na divulgação sobre o que será visto no evento aos colaboradores, aumentando a curiosidade e, consequentemente, a participação.

Quizzes e gamificação

Além de querer participar, engajar e realmente interagir também é outra tarefa importante, e nada melhor do que usar técnicas de gamificação e quizzes ao longo do evento.

Vai chamar um palestrante? Crie perguntas sobre sua palestra e peça para todos responderem. Outra ideia seria pedir para fazer algumas ações ao longo do evento que valem pontos, como postar uma foto no Instagram marcando a empresa para acumular pontos e assim por diante.

Esse tipo de ação, aliada com um prêmio ao final, incentiva as pessoas a participarem uma vez que gera uma competição saudável. É importante que cargos de C-level também entrarem na brincadeira, o que faz mais pessoas quererem participar com eles.

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Sorteios

Esse aqui é exclusivo para quem ficar até o final. Separe alguns prêmios, que façam sentido para seus colaboradores, e avise que quem assistir todo o evento estará apto a participar.

Dependendo do orçamento que você tiver, os prêmios podem ser até mais caros. Tudo depende do seu objetivo.

Dica extra: divulgue muito bem!

Peça ajuda para a equipe de marketing, se precisar, mas não deixe de divulgar muito bem o seu evento, afinal, as pessoas só vão participar se souberem da ação.

É possível implementar diferentes estratégias, um aquecimento contando o que será discutido, mostrar a importância de ir ao evento, fazer uma regressiva, apresentar o cronograma do dia e claro, divulgar data e horário para ninguém se perder.

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