Durante a entrevista de emprego, uma pergunta muito comum é “quais são seus pontos fortes e fracos?”. E apesar de parecer uma pergunta simples, ela é bastante importante no processo seletivo para que o recrutador possa conhecer o seu perfil mais profundamente.
Mas será que qualquer característica pode ser dita para responder essa dúvida ou existem termos ou forma correta de falar sobre esse assunto? Separamos a seguir como você deve mencionar seus pontos positivos e negativos na entrevista para se sobressair.
Continue a leitura.
Sumário:
Quando se fala sobre pontos fortes e fracos durante uma entrevista de emprego, a empresa está interessada em conhecer as competências e habilidades de maior destaque ou que precisam ser aperfeiçoados no seu perfil.
E, por se tratar de um processo seletivo, os pontos fortes e fracos que realmente interessam para os recrutadores são aqueles que podem ser mais facilmente relacionados com a sua carreira e cotidiano de trabalho.
Nesse momento é importante destacar dois tipos de habilidades que, juntas, destacam você como um profissional preparado e qualificado para a vaga.
O primeiro tipo são competências relacionadas diretamente com sua profissão, área e atividades.
Por exemplo, se você é um profissional de vendas, pode destacar habilidades como:
O segundo são habilidades que se relacionem com o seu comportamento de maneira geral e que influenciam na sua interação e integração com a equipe e com a empresa.
Para habilidades comportamentais, alguns bons exemplos de pontos fortes para a mesma área – vendas – são:
Faça uma pesquisa sobre as competências que mais fazem sentido para a sua profissão e para o cargo que deseja conquistar. Você pode também buscar modelos de referência, ou seja, profissionais de destaque na sua área e analisar quais são os seus pontos fortes.
Ao fazer essa avaliação, relacione essas competências com as suas e identifique quais pontos fortes e fracos você tem em comum com esses profissionais e trabalhe em cima disso para nortear o seu desenvolvimento.
É importante lembrar, no entanto, que existem diversas boas habilidades que podem ser pontos fortes incríveis para a sua carreira, te posicionando como um profissional de destaque.
Por isso, pratique o autoconhecimento, aprenda a reconhecer os seus pontos fortes e fracos, planeje o desenvolvimento características à melhora e valorize suas fortalezas.
A resposta para essa pergunta depende da forma como você fala para o recrutador dos seus pontos fracos.
Todas as pessoas possuem aspectos a melhorar, incluindo no perfil profissional, e o primeiro passo é reconhecer isso.
Saber identificar quais são suas características mais vulneráveis e como elas podem ser melhoradas é uma iniciativa vista de forma muito positiva pelos recrutadores, pois demonstram autoconhecimento, preocupação com a carreira e vontade de se desenvolver.
Além disso, é através desse mapeamento dos seus pontos fortes e fracos que o profissional de RH consegue perceber e alinhar em quais aspectos você vai precisar de mais suporte durante o seu início na empresa e como podem trabalhar juntos nessa melhoria.
Ou seja, falar dos seus pontos fracos também é importante e, de certa forma, positivo.
A resposta ideal para essa pergunta é demonstrar seus reais pontos fortes e fracos, de forma sincera e honesta e, ao mesmo tempo demonstrar seu investimento em se aprimorar.
Para isso, pense sobre as suas habilidades que ajudam a executar o seu trabalho e nas que você percebe que precisa melhorar para se tornar um profissional ainda melhor.
Antes de finalizar a resposta, cite quais atitudes você tem tomado para ajudar a desenvolver esses pontos fracos.
Não se esqueça de demonstrar confiança em sua resposta, para transparecer que você conhece a si mesmo e que realmente se preocupa com esse aspecto da sua evolução profissional.
“Meus principais pontos fortes são a comunicação e colaboração. Sempre trabalhei com equipes menores, então ter uma boa comunicação me ajuda muito a evitar erros e corrigir qualquer imprevisto da melhor maneira possível.
Enquanto a colaboração me ajudou muito a desenvolver outras habilidades e que aprendi com meus colegas no decorrer da carreira, o que me fez alcançar resultados maiores do meu trabalho.
Já os pontos fracos, acredito que seja a impaciência, o que pode prejudicar meus relacionamentos. Por isso também passei a fazer meditação e atividade fisica, essas atividades me ajudam a ter mais controle sobre minha mente e meu corpo e tem melhorado minha paciência e ansiedade.”
Siga essas dicas na hora da sua entrevista de emprego e garanta a atenção dos recrutadores ao seu perfil, aumentando suas chances de avançar nos processos seletivos.
Agora que você sabe como responder a essa pergunta e destacar os seus pontos fortes e fracos da maneira mais marcante e positiva possível, está pronto para se candidatar às vagas de emprego certas para você.
Para isso, acesse o site do Infojobs, cadastre seu currículo e inscreva-se nas vagas certas para você.
Continue se atualizando nas tendências do mercado de trabalho, conteúdos focados no seu desenvolvimento profissional, indicações de eventos e vagas, acompanhando o Infojobs nas redes sociais, LinkedIn, Instagram e TikTok.