Na busca por uma oportunidade profissional, é comum que os recrutadores façam perguntas que ajudem a conhecer melhor o seu perfil, sua afinidade com a cultura da empresa e se você é a pessoa certa para o cargo em questão.
Em meio às perguntas, a possibilidade de questionarem “Por que devemos te contratar?” é grande. Mas você sabe o motivo das empresas fazerem essa pergunta e qual é a maneira ideal de respondê-la? Continue a leitura para descobrir.
Sumário:
Quando você chega a esse momento do processo seletivo pode significar que possui habilidades para preencher a vaga disponível. Porém, o recrutador precisa saber se entre os demais candidatos, você é o mais indicado.
Ou seja, talvez todos os candidatos que chegaram até essa fase tenham as mesmas qualificações para o cargo que você. E esse é o momento de saber quais são os seus diferenciais.
Por isso, você deve aproveitar muito bem essa oportunidade e pontuar o que te torna o profissional perfeito para ser escolhido.
Acompanhe os principais pontos para montar a resposta perfeita:
Um dos principais erros dos profissionais que não passam nos processos seletivos é não pesquisar a empresa com antecedência.
O conhecimento sobre a empresa é essencial para entender o que ela espera do profissional. Dessa forma você consegue se apresentar como um combustível para alcançar os resultados esperados.
Para isso:
No momento em que você for responder a pergunta “por que devemos te contratar?” saberá o suficiente sobre a empresa para entender em que você pode, dentro da sua posição, fazer para ajudá-la atingir os resultados buscados.
Antes de dar início ao processo seletivo, saber quais são suas principais competências e habilidades devem estar na ponta da língua.
Esse autoconhecimento é fundamental para saber como se posicionar diante das perguntas dos recrutadores, destacando os seus pontos fortes e conectando eles às necessidades da empresa.
O mesmo se aplica à pergunta “por que devemos te contratar?”, nesse momento você deve trabalhar o seu marketing pessoal e demonstrar o que te faz o profissional ideal para ocupar o cargo em aberto.
Quais são seus diferenciais? Quais habilidades suas podem fazer a diferença para a empresa?? Pense nisso.
Agora que você já mapeou suas habilidades é hora de conectar seus pontos fortes com a vaga em que está se candidatando:
Para ajudar a estruturar sua resposta, veja o exemplo a seguir de uma boa resposta:
Exemplo: Profissional comercial – vendas
“Vocês devem me contratar porque, além da minha experiência na área comercial, também sou flexível, tenho escuta ativa e já liderei uma equipe de cinco pessoas, ajudando a aumentar a média de vendas mensais e melhorando o engajamento da minha equipe. Tenho certeza que posso fazer ainda melhor nessa empresa, expandido as vendas de acordo com as novas metas de vendas e crescimento de vocês.”
Confira a lista dos principais pontos que você deve evitar na hora de responder a essa pergunta:
Saiba como se sair bem não só nessa pergunta, mas em toda a entrevista de emprego:
E para encontrar as oportunidades mais alinhadas ao seu perfil e que atendam às suas necessidades profissionais, acesse o site do Infojobs.
Continue atualizado nas tendências do mercado de trabalho, conteúdos focados no seu desenvolvimento profissional, indicações de eventos e vagas, acompanhe o Infojobs nas redes sociais, LinkedIn, Instagram e Tik Tok.