É bastante comum encontrar foto no currículo dos profissionais, mas como os recrutadores e RH vêem esse recurso na hora de analisar os perfis nos processos seletivos? Confira a seguir e se você deve ou não colocar incluir a sua foto. 

Quando colocar foto no currículo? 

O hábito de colocar foto no currículo se popularizou no Brasil há alguns anos, mas até hoje é um tópico que gera dúvidas nos profissionais. Afinal, incluir uma foto nesse documento só é realmente necessário quando a vaga está relacionada com a aparência física. 

Por exemplo, se você é um profissional da área de moda, artes cênicas, entre outras profissões em que a sua imagem seja primordial para a execução do trabalho, uma foto pode ser importante e faz parte das informações necessárias para o seu trabalho. 

Nesse caso, além da foto no currículo, você pode optar por elaborar um portfólio com suas fotos de trabalho ou de outras experiências na área que já tenha tido, assim como projetos que envolveram a sua imagem, como campanhas e eventos, por exemplo. 

Entretanto, o mesmo não se aplica para todas as profissões. Ou seja, apenas quando há uma solicitação de inclusão de foto na própria descrição da vaga, pela empresa ou se a sua profissão tem ligação direta com imagem e características físicas, aí sim é importante incluí-la e da maneira correta. 

Por que nem sempre é necessária a foto para currículo?

O mais importante em um currículo são as suas informações de formação e experiências, tanto em cargo quanto em atribuições. São esses dados que podem dar ao recrutador uma análise melhor das suas qualificações. Outros elementos podem até atrapalhar essa avaliação.

Isso porque, uma foto no currículo, além de ocupar um espaço precioso dele, também chama mais atenção do que as suas informações, aumentando o tempo que o recrutador leva olhando esses dados de menor relevância. 

Qual tipo de foto colocar no currículo? 

Se você precisa incluir uma foto no currículo atenção aos detalhes é fundamental: 

Tire uma foto profissional 

Uma foto profissional não significa que precise de um fotógrafo ou ir a um estúdio. O ideal é optar por uma foto mais formal e simples, que se assemelhe a uma foto 3×4. 

Lembre-se que o currículo também é um documento oficial e, por isso, a foto nele também precisa seguir esse padrão. 

O mesmo vale para as características relacionadas a sua aparência na foto: 

Exemplo de foto para currículo:

foto para currículo

Atenção ao fundo da foto 

É importante que o fundo da foto siga o mesmo padrão das dicas anteriores, ou seja, que seja simples e objetivo. 

A qualidade da imagem também é importante

Como colocar foto no currículo?

Para colocar a foto no currículo você deve usar um layout simples, como uma página do Google Documentos, que pode ser acessada tanto pelo computador quanto pelo seu celular diretamente do seu navegador, mas você pode baixar o aplicativo também, se preferir.

Existem diversos modelos já com o espaço para a foto, mas esses costumam ter muitos elementos visuais ou campos desnecessários para o currículo. O formato simples de currículo é o mais indicado pelos recrutadores. 

Com o arquivo Google Documentos aberto, siga os seguintes passos: 

Como colocar foto no currículo 1
Como colocar foto no currículo 2
Como colocar foto no currículo 3
como colocar foto no currículo 4
como colocar curriculo no 5
como colocar foto no curriculo 6

Foto no currículo em sites de emprego

Nos sites de emprego é comum que haja o espaço de inclusão de foto, isso porque, para as plataformas digitais, a foto torna o seu perfil mais completo, tanto para as oportunidades quanto para as empresas. 

Por isso, na hora de fazer o seu cadastro de currículo ou atualização de perfil, em sites como o Infojobs,  não se esqueça de preencher a sua foto para currículo e mantê-la também atualizada. 

como colocar foto o infojobs

Para fotos no currículo de sites de emprego o ideal é seguir as mesmas orientações de imagem, ângulo, fundo e iluminação citados nas dicas anteriores. Ou seja, mesmo sendo uma plataforma digital, o perfil profissional deve se manter. Evite utilizar fotos de momentos de lazer e selfies. 

O mesmo cuidado deve ser tomado para redes sociais profissionais, como o LinkedIn, por exemplo. 

Todos esses cuidados e atenção ao preenchimento de informações contribuem para a construção de uma imagem positiva sua como profissional, contribuindo para a conquista de oportunidades. 

Agora que você já sabe tudo sobre fotos no currículo, acesse o site do Infojobs, cadastre ou atualize o seu currículo e esteja ainda mais preparado para as vagas de emprego certas para você. 

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: