O ChatGPT ganhou espaço em diversos debates nos últimos dias, mostrando como os avanços tecnológicos impactam diariamente diversos setores das organizações e, quando falamos de RH, não é diferente.
As ferramentas digitais disponíveis facilitam o dia a dia dos profissionais da área de recursos humanos e desburocratizam os processos para garantir eficiência nas contratações e gestão de pessoas.
Por isso, o ChatGPT também vem se integrando às tecnologias para RH com o objetivo de simplificar os processos em diversos aspectos.
Sumário:
O ChatGPT é uma ferramenta de automatização de linguagem treinada pela Inteligência Artificial (IA), desenvolvida pela OpenAI a partir de milhões de exemplos de textos e perguntas, a fim de gerar respostas coerentes.
Sendo assim, é um recurso capaz de entender sobre diversos temas, gerando textos, traduções, resumos e respostas.
Saiba quais são as principais formas que o RH pode usar o ChatGPT em seus processos:
1. Criação de job descriptions: a ferramenta de texto pode ser um recurso muito último para a criação de descritivos de vagas, com ideias de como abordar melhor o perfil de cada área, principalmente quando RH não tem tantos conhecimentos sobre a posição;
2. Ideias de palavras-chaves: entender quais são os principais termos usados em determinada posição é uma das estratégias utilizadas para atingir o maior número de profissionais, e o ChatGPT consegue auxiliar nessa lista;
3. Perguntas para entrevista: o profissional de RH também pode direcionar um determinado tema para obter perguntas estratégias com o objetivo de realizar uma entrevista mais assertiva e com informações relevantes para posição;
4. Elaboração de testes: no mesmo sentido das perguntas, o recrutador pode receber insights para aplicar testes que simulem a rotina da vaga a ser ocupada, com informações mais técnicas e desafios reais;
5. Criação de comunicados: caso o RH precise elaborar uma comunicação de última hora para os colaboradores, o ChatGPT também pode auxiliar, basta preencher as principais informações.
Nos processos de recrutamento e seleção, realizados com auxílio do PandaPé, ATS do Infojobs, o ChatGPT permite a elaboração de descrições de ofertas de emprego de forma automática.
Possibilitando a produção de descritivos mais assertivos e inclusivos, com a seleção de palavras-chaves para atrair candidatos realmente qualificados para as vagas, além de evitar possíveis erros de português, independente do perfil da empresa.
Para utilizar a ferramenta basta preencher o cargo a ser contratado, competências esperadas e modelo de trabalho. E o ChatGPT irá produzir o job description levando cerca de três minutos, sendo necessário apenas fazer uma revisão.
Na ferramenta o recrutador também pode classificar as descrições, a fim de aperfeiçoar a inteligência e garantir que cada vez mais o ChatGTP esteja alinhado ao perfil e comunicação da empresa.
Agora que você já sabe como o recurso funciona, vamos destacar os principais ganhos para o recrutador:
Com um grande volume de vagas e diferentes especializações, o recrutador muitas vezes gasta muito tempo para fazer os descritivos e de fato começar a receber candidaturas para iniciar o processo.
Sendo assim, a maior vantagem da integração está na otimização dessa etapa do processo seletivo, uma vez que o ChatGPT irá reduzir o tempo gasto para se anunciar uma vaga.
Permitindo que o recrutador se concentre em outras atividades importantes, como:
A Inteligência Artificial do ChatGPT possibilita a divulgação de vagas de forma mais assertiva. Nesse cenário é importante destacar que o descritivo é a porta de entrada para o candidato, por isso precisa ser convidativo e apresentar todas as informações.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Infojobs, 35% dos candidatos desistem de uma vaga em razão das divergências de informações entre a proposta e o contato com o recrutador. E 87% dos profissionais preferem um anúncio de vaga completo, com todas as informações necessárias, mostrando a importância desse texto.
Além disso, a assertividade é um diferencial quando falamos de alta rotatividade, pois é uma maneira de encontrar candidatos mais alinhados à vaga e a empresa.
Também é possível adotar a IA para o desenvolvimento dos colaboradores, entendendo quais são os pontos de melhorias e a necessidade de treinamentos. Na gestão de pessoas, para analisar os interesses dos colaboradores e taxa de absenteísmo e no controle de jornada, com ferramentas de ponto.
No recrutamento, além do ChatGPT, alguns softwares de recrutamento e seleção, como é o caso do PandaPé, utilizam a Inteligência Artificial, por meio da Machine Learning, para realizar a triagem de currículos e filtrar os perfis mais alinhados com a descrição de cada vaga.
O recurso apresenta mais uma possibilidade do uso de Inteligência Artificial no RH, mostrando que a tecnologia, alinhada às expertises humanas, vai moldar cada vez mais os processos, sendo um facilitado.
Inteligência Artificial no RH: a transformação digital do setor