As redes sociais são ótimas ferramentas para compartilhar informações interessantes e se auto promover, incluindo no âmbito profissional. A plataforma LinkedIn é uma dessas redes, mas o seu diferencial é ter como objetivo a carreira.
E para sanar as principais dúvidas que podem surgir sobre como utilizá-la da maneira correta e como melhorar o conteúdo e alcance do seu perfil de forma positiva profissionalmente, separamos onze dias essenciais para um bom perfil no LinkedIn.
Continue a leitura e confira.
Sumário:
É comum hoje que as empresas pesquisem pelas redes sociais dos candidatos, principalmente no LinkedIn, para conhecer melhor o perfil profissional de cada um e analisar sua postura nas mídias sociais.
Por isso, alguns cuidados e hábitos podem fazer toda a diferença em seu perfil no LinkedIn, sendo uma poderosa ferramenta para sua carreira e na construção de um marketing pessoal positivo. Acompanhe as dicas que selecionamos para você aplicar no seu LinkedIn:
Não utilize o perfil de maneira incompleta, preencha todos os campos disponíveis.
O algoritmo do LinkedIn funciona de acordo com as buscas, semelhante ao sistema Google, no qual são feitos cruzamentos de informações entre as buscas feitas e os perfis que possuem os dados mais compatíveis com a procura.
Ou seja, quanto mais completo estiver o seu perfil, mais rápido ele aparecerá nos resultados, como um dos primeiros. Aumentando as suas chances de fazer um bom networking (uma rede de contato relevante para sua carreira) ou mesmo receber propostas para projetos ou processos seletivos.
Em seu perfil:
Evite colocar que está buscando por emprego, os recrutadores costumam buscar por profissionais diretamente pela experiência, usar essa frase pode fazer com que você não apareça nos resultados;
O resumo de sua carreira é muito importante para que os outros profissionais e empresas conheçam você e sua trajetória. Por isso, preencha esse campo de maneira completa, descreva as atividades e responsabilidades que você já teve.
Lembre-se de que não precisa detalhar os processos caso eles sejam comuns em outras empresas, apenas cite quais eram suas responsabilidades.
Por exemplo: Elaborar planejamento de ações mensais, analisar métricas, gerar relatórios dos resultados semestrais, entre outros. Você deve adaptar à sua profissão, mas lembre-se de descrever as atividades utilizando palavras comuns nas empresas do seu setor.
Você pode estruturar a descrição das suas funções em tópicos para que o texto fique mais organizado e fácil de ler.
No campo “experiência profissional” é essencial colocar os nomes dos cargos corretos, dessa forma os demais profissionais e empresas podem conhecer você melhor.
Se tiver dúvidas quanto ao seu cargo exato ou como descrevê-lo, consulte o Guia de Cargos Infojobs e saiba como preencher sua experiência profissional no LinkedIn e também em outras plataformas.
Como mencionado, o LinkedIn é organizado por meio de busca e resultado, quanto mais um conteúdo é buscado mais ele é repercutido. Ao mesmo tempo em que as páginas que possuem as informações mais completas possuem maior alcance.
Para isso, conheça as palavras-chaves mais utilizadas pelas empresas e comece a utilizá-las em seu perfil.
Quando você utiliza essas palavras e termos demonstra que está atualizado em relação a sua profissão e que fala a mesma linguagem das empresas.
Em uma rede social corporativa como o LinkedIn estar conectado com pessoas interessantes é fundamental.
Quando você acompanha pessoas que compartilham bons conteúdos e contribuem para seu desenvolvimento, constrói uma rede de conhecimento e de bons contatos profissionais.
Lembre-se de fazer uma revisão dos contatos que você segue e busque sempre expandir sua rede com bons profissionais e construir bons relacionamentos.
Quais empresas você sonha em trabalhar? Seguir os perfis das companhias nas redes sociais é um diferencial que pode aumentar suas chances de fazer parte delas.
Acompanhar as empresas te ajuda a se manter sintonizado com a cultura e projetos das empresas, sabendo o que ela tem compartilhado e como tem se posicionado nas mídias sociais.
E para conhecer as companhias por dentro, você pode acessar as avaliações de empresas compartilhadas por funcionários e ex-funcionários que fizeram parte delas para te ajudar a decidir quais são as melhores opções para sua carreira.
Acompanhe também pessoas relevantes da sua área de atuação para acompanhar as tendências de mercado e negócios, ideias e a oportunidades de estar conectado com uma autoridade da mesma área que você.
O Infojobs, além de ser o maior site e aplicativo de empregos do Brasil, também possui diferentes canais de informação com foco no desenvolvimento profissional.
Para aumentar suas chances de se destacar profissionalmente e saber como investir em sua carreira, siga os canais do Infojobs nas redes sociais e tenha acesso a conteúdos gratuitos para todas as etapas da jornada profissional.
Através do perfil no LinkedIn do Infojobs você garante materiais exclusivos, pesquisas sobre o mercado de trabalho, tendências crescentes nas empresas, eventos, podcasts, lives com especialistas de diversas áreas, vagas em grandes empresas e muito mais.
Acompanhe o Infojobs:
Não basta ter um perfil cadastrado no LinkedIn, é importante também compartilhar publicações e conteúdos interessantes.
Para ser visto na rede e construir uma imagem positiva e profissional, faça publicações relevantes sobre assuntos que você domina e que tenham relação com sua carreira:
Dentro das opções do perfil há o campo “recomendações”, no qual seus gestores e colegas podem deixar análises sobre você e recomendá-lo como um bom profissional.
Essa ferramenta aumenta sua credibilidade e demonstra o seu comprometimento e entrega de resultados durante suas trajetórias profissionais. Dessa forma, outros profissionais e até empresas e recrutadores podem conhecê-lo melhor, aumentando a chances de interesse pelo seu perfil.
O LinkedIn conta também com grupo de interesse, conectando profissionais diferentes a assuntos em comum.
Estar presente nesses grupos é uma ótima maneira de expandir seus horizontes profissionais, melhorar seu networking e estar em contato com diferentes oportunidades, como projetos paralelos, inovações e lançamentos da sua área, mudanças de mercado, e muito mais.
Confira: 8 dicas para se sair bem em dinâmicas de grupo
Não abandone o seu perfil, mantenha-o atualizado tanto com suas informações quanto com conteúdos.
Os dados atualizados ajudam as empresas e profissionais a acompanharem sua carreira, enquanto os conteúdos periódicos ajudam a demonstrar seu comprometimento. Você deve, inclusive, incluir cursos e conquistas relacionadas ao ambiente corporativo que tenha conquistado.
Siga essas dicas para melhorar o seu perfil no LinkedIn e aumentar seu alcance e desenvolvimento.
E para encontrar as melhores oportunidades para sua carreira e ter a chance de mostrar que você é um profissional tão bom quanto demonstra ser, cadastre o seu currículo no site do Infojobs e inscreva-se nos processos seletivos.