Reconhecer e premiar as organizações pelo trabalho de marca empregadora e valorização dos colaboradores é o principal objetivo do Best WorkPlaces, premiação criada pelo Infojobs que acontece anualmente.
Com isso, o BWP se propõe a ser um facilitador para as empresas que se preocupam em ser bons lugares para se trabalhar, e também para os candidatos que podem conhecer as organizações que desejam ingressar antes mesmo de serem admitidos.
Dessa forma, esse prêmio também auxilia na visibilidade da marca empregadora e no recrutamento dos talentos mais qualificados e cobiçados pelas empresas, uma tarefa que não é tão simples.
Assim, se tornar uma das melhores empresas para se trabalhar irá otimizar os processos seletivos, afinal quem não quer trabalhar em uma empresa reconhecida pelo cuidado com os colaboradores?
Se a sua organização deseja conquistar esse troféu e o reconhecimento de melhor empresa para se trabalhar, esse é o artigo certo para consumir.
Sumário:
O Best WorkPlaces é uma premiação criada pelo Infojobs em 2018, para reconhecer anualmente as 50 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, dentro de diferentes segmentos de mercado, a partir da opinião de colaboradores e ex-colaboradores registradas no Infojobs Advisor, nos seguintes critérios em pontos de 1 a 5:
Além disso, o profissional que está avaliando pode redigir um comentário livre sobre a passagem pela empresa, que ficam disponíveis em uma página pública após 5 avaliações.
Com isso, o BWP evidencia as empresas que investem e valorizam os funcionários, servindo como um termômetro para mensurar a satisfação dos profissionais, sinalizar o comprometimento das empresas, impulsionar a reputação da marca e nortear as escolhas dos candidatos que estão em busca de emprego.
A lista ou ranking das 50 melhores empresas para se trabalhar, reconhecidas pelo Best WorkPlaces surge a partir das mais de 13 milhões de avaliações espontâneas sobre as organizações, coletadas no Infojobs Advisor, solução de Employer Branding.
Essas opiniões emitem uma nota que vai até 5 pontos, e assim, geram a lista do BWP, além de promover autoavaliação sobre a reputação das organizações.
Para garantir a veracidade das informações, somente profissionais com experiência registrada em determinada empresa no currículo, e cadastro no Infojobs, são convidados a avaliarem sua passagem pela organização, incluindo a empresa atual.
Para concorrer ao Best WorkPlaces as empresas precisam estar dentro de dois critérios:
O principal ponto para ter a sua organização reconhecida pelo Best WorkPlaces é realizar um trabalho constante de Employer Branding, visando a satisfação dos funcionários para de fato ser uma boa empresa para se trabalhar.
Além disso, é importante, realizar campanhas que estimulem os funcionários a avaliarem a organização no Infojobs Advisor, de onde o ranking do BWP surge. Quanto mais opiniões positivas, maiores são as chances de garantir o reconhecimento.
Para o prêmio, são consideradas as avaliações recolhidas de janeiro a dezembro, porém é importante lembrar que a pontuação é cumulativa, por isso é importante ter campanhas constantemente.
Aproveite para verificar as avaliações já recebidas pela sua empresa
Conquistar o Best WorkPlace garante o selo de melhor empresa para se trabalhar, o que é reflexo do compromisso com o bem-estar dos colaboradores, e tem como consequência atrair os olhares dos profissionais no mercado e dos investidores também.
Isso porque, cada vez mais, as pessoas buscam organizações que estejam alinhadas aos seus valores. De acordo com a Mercer, 33% das empresas afirmam já ter realinhado sua cultura organizacional às novas demandas dos colaboradores.
Em pesquisa feita pelo Infojobs, 70% dos profissionais afirmam que acreditam que a reputação da marca diante dos funcionários é um fator importante ou muito importante ao aceitar uma proposta de emprego, mostrando que ao buscar uma oportunidade levam a sério a opinião dos colaboradores que já integram as empresas.
Para reforçar, 62% afirmaram que acompanham as empresas que são premiadas e reconhecidas pela marca empregadora, enquanto 98% dizem que esse tipo de reconhecimento gera desejo de trabalhar nessas empresas.
Confira algumas ações para colocar em prática e impulsionar a sua marca empregadora, a fim de conquistar o Best WorkPlaces:
Pense em quais princípios, valores, crenças e missão a empresa deseja transmitir aos funcionários e considere alinhá-los aos anseios das novas gerações de talentos. Com esses pontos definidos é importante que a empresa trabalhe diariamente para disseminar a cultura.
O pilar mais importante de uma estratégia de marca empregadora é valorizar os colaboradores, entender suas reivindicações, interesses e desejos. É fundamental ouvir a opinião dos funcionários e considerá-las na tomada de decisão, a fim de garantir a satisfação, bem-estar e desenvolvimento dos talentos, o que resulta no sentimento de pertencimento.
A reputação da marca também passa pela experiência que os candidatos possuem com a empresa durante o processo seletivo, sendo o início da jornada do colaborador. Esse primeiro contato tem o potencial de gerar o desejo de trabalhar em sua empresa, além de criar promotores da organização.
O Infojobs Advisor é a solução de Employer Branding desenvolvida pelo Infojobs para ajudar as empresas a gerenciarem e impulsionarem a sua marca empregadora ne reputação. Para isso, a ferramenta coleta de forma espontânea informações sobre a cultura da empresa.
Com essas avaliações as empresas podem entender o que os funcionários e ex-funcionários pensam sobre a empresa, sendo uma forma de completar a pesquisa de clima e criar ações para solucionar possíveis problemas e reter os talentos.
No Infojobs Advisor é possível personalizar a página pública da sua empresa, publicando fotos, divulgando benefícios e contando a história da instituição, a fim de tornar a marca mais próxima dos profissionais.