Com o surgimento de uma vaga na empresa, é comum que o primeiro pensamento dos recrutadores seja buscar novos profissionais no mercado. Mas por que não priorizar o recrutamento interno?
Por vezes, o recrutamento interno pode ser a melhor alternativa para a empresa encontrar um candidato que já conhece o seu produto ou serviço, que está alinhado com ao fit cultural e que vai construir uma carreira dentro da instituição.
Mas além desses, há muitos outros motivos para fazer o recrutamento interno. Acompanhe este artigo e descubra quais são!
Sumário:
Como o nome sugere, o recrutamento interno é um processo seletivo focado na movimentação de um colaborador da instituição para uma nova oportunidade. De maneira objetiva, isso significa que a vaga em questão não vai ser divulgada para o mercado, mas sim dentro da própria empresa.
Além do recrutamento interno e externo, é possível fazer também o recrutamento misto, onde a empresa divulga a vaga para o mercado, mas também deixa a oportunidade aberta para os colaboradores da empresa. Em muitos casos, essas vagas acabam sendo utilizadas como promoções no plano de carreira.
Conheça os tipos de recrutamento
Como falamos anteriormente, para os colaboradores, o recrutamento interno significa a chance de crescimento ou mudança para uma área que almejam. Mas esse não é o único benefício de fazer o recrutamento interno.Com essa ação, a empresa também pode perceber que muitas vezes, a nova recolocação traz diversos benefícios. Veja alguns deles a seguir:
Ao optar pelo recrutamento interno, naturalmente muitas fases de um processo seletivo comum são deixadas de lado e assim, possibilita a economia de recursos da empresa e do tempo do recrutador.
Além disso, escolher um candidato que já conhece a empresa para ocupar o novo cargo, reduz o tempo de treinamento em relação ao fit cultural e outros detalhes importantes para a empresa. Consequentemente, o trabalho começa a ser desenvolvido antes e os resultados do colaborador no novo cargo também serão mais rápidos.
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Um dos pontos mais positivos ao contratar internamente, é o fato de que os candidatos ao novo cargo já conhecem a empresa, seus desafios e o comportamento que se espera deles. Ou seja, provavelmente eles possuem o fit cultural que se espera.
Com esse alinhamento do fit cultural, o bom clima e a cultura organizacional são levados adiante pelos próprios colaboradores, que se tornam propagadores da marca.
A valorização e motivação dos colaboradores é um fator que impacta diretamente na marca empregadora, fazendo com que as pessoas desejem ou não trabalhar na empresa.
Por isso, promover ações como o recrutamento interno é muito importante e faz com que os trabalhadores se sintam valorizados e motivados a buscar o aperfeiçoamento para as próximas oportunidades.
Ao dar prioridade para o seu colaborador, a empresa terá não só pessoas mais motivadas, como também mais engajadas e promotoras da cultura organizacional e da marca perante o mercado.
A falta de plano de carreira e outros incentivos por parte da empresa é, muitas das vezes, o motivo do índice alto de turnover. Por isso, é importante que as empresas se atentem a motivar e traçar um plano de carreira para os empregados. E uma ótima forma de fazer isso é promovendo o recrutamento interno.
Diferente de anos atrás, hoje em dia, a valorização e a estabilidade na carreira são fatores essenciais para a retenção de talentos. Dessa forma, esse tipo de recrutamento ajuda a estimular os trabalhadores, aumentar suas chances de crescimento e melhorar a sua visão em relação à empresa.
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Assim como em um processo seletivo externo, para que o recrutamento interno seja assertivo, é importante se atentar a alguns detalhes. Veja:
Para isso, é importante que o RH tenha um banco de dados com as informações e até mesmo o currículo dos funcionários. Além disso, é importante entender se durante o tempo de empresa ele concluiu algum curso ou adquiriu novas competências.
Além dessa base, vale a pena conversar com os gestores para que eles indiquem os perfis que parecem mais adequados, e então esses colaboradores podem ser convidados para um bate-papo.
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Assim como para uma vaga externa, essa é a hora de caprichar na descrição da vaga e divulgá-la para todos.
É possível que colaboradores inesperados se interessem e apresentem o perfil desejado para a mudança de cargo. Por isso, deixe claro todas as responsabilidades da nova vaga, o que espera do colaborador escolhido e todas as outras dúvidas que possam surgir.
Cada vaga necessita de um profissional com determinado perfil. Por isso, ainda que o fit cultural esteja alinhado, é importante realizar testes técnicos e comportamentais de acordo com a nova ocupação.
A nova oportunidade precisa estar alinhada não somente para a empresa, mas também para o candidato. Afinal, ele estará partindo para um novo desafio e precisará atender alguns requisitos para ser escolhido.
Assim como em uma vaga externa, ter um software de recrutamento e seleção para o recrutamento interno também pode facilitar o processo. Afinal, você pode criar uma vaga, ou duplicar uma já existente, e enviar internamente. A partir disso, os dados de todos os candidatos internos ficarão centralizados e atualizados ali.
Você também poderá aplicar os testes necessários de acordo com o perfil esperado e obter de forma simplificada dados que ajudam no fechamento da vaga. Se a sua empresa ainda não possui um ATS, conheça o PandaPé e faça um teste grátis agora!