Recrutar e selecionar está entre as principais atividades do setor de recrutamento e seleção, como o próprio nome sugere. Mas como sabemos, o RH tem se tornado cada vez mais estratégico. Para isso, é preciso encontrar formas de garantir um processo seletivo prático, com contratações mais rápidas e assertivas.
Assim, o processo seletivo perfeito exige algumas habilidades do recrutador, sejam capacidades técnicas ou interpessoais. Mas para facilitar essa rotina, algumas etapas são fundamentais em um processo seletivo eficiente.
Sumário:
O primeiro passo para realizar um processo seletivo eficiente é avaliar exatamente quais são as necessidades da vaga. Ou seja, entender por meio de conversas com o gestor qual é o perfil de profissional que o RH deve recrutar. São com essas informações e com análises do clima organizacional que o setor de recrutamento irá traçar o candidato ideal.
Nesse ponto, é importante pensar exatamente qual é o profissional certo, quais são as competências, habilidades e capacidades de relacionamento esperadas dele. Ter tudo isso alinhado irá facilitar a aplicação de testes e escolha do profissional mais aderente, o que impacta na redução dos índices de turnover.
Divulgar a vaga
A etapa de divulgar a vaga é sem dúvida uma das mais importantes no processo seletivo, afinal, é nesse momento que o RH irá captar o profissional que irá integrar a equipe. Além disso, ao atrair candidatos aderentes, os recrutadores economizam tempo em outras etapas do recrutamento, o que claramente é vantajoso para o processo seletivo.
Para concluir essa etapa de forma qualificada é importante ser transparente ao divulgar a vaga, escrever o job descripiton de forma atraente e apresentar os valores da marca. Com isso bem esclarecido, os candidatos que se aplicam a vaga tendem a ser mais qualificados.
Por fim, é importante divulgar a vaga nos canais certos. Saber o perfil do candidato também irá ajudar o RH a escolher as fontes de recrutamento ideais, uma vez que cada profissional tem hábitos particulares ao procurar emprego.
Com as candidaturas realizadas, é nesse momento que os profissionais de RH se dedicam a avaliar os currículos. É importante pensar nas necessidades da vaga e no perfil do profissional ideal. Depois disso, o RH vai cruzar essas informações com os currículos recebidos, e assim, filtrar os candidatos que irão para a próxima etapa do processo seletivo.
Essa costuma ser uma etapa manual e burocrática no processo seletivo, mas que pode ser otimizada com tecnologia para recrutamento que automatiza os fluxos de seleção, como o ATS PandaPé, desenvolvido pelo Infojobs.
Saiba mais sobre smart recruiting
Avaliar os profissionais selecionados é o momento decisivo para uma contratação eficiente e é também nesse momento que a avaliação do recrutador fica em destaque.
Nessa etapa, é possível aplicar testes de raciocínio lógico, competências, fit cultural, e outras avaliações personalizados de acordo com cada vaga, com o objetivo de conhecer as qualificações dos profissionais antes da entrevista.
Depois de avaliar com os testes, a entrevista conduz o processo seletivo para o final, e nessa etapa o recrutador pode compreender a real aderência dos profissionais. Além de avaliar se as informações apresentadas no currículo são realmente adequadas à vaga.
Por fim, após realizar cada uma das etapas principais do processo seletivo e escolher o candidato certo, é importante que os profissionais de recursos humanos reúnam os indicadores de recrutamento e avalie quais são os pontos a serem aprimorados e quais práticas podem ser mantidas.
Essa é uma etapa fundamental para um recrutamento assertivo, uma vez que indica as metodologias que fazem sentido no recrutamento.
Por outro lado, a invocação tecnológica é uma das principais vantagens que o setor de recursos humanos encontra para promover o melhor processo seletivo, seja para os candidatos ou para os recrutadores.
Recrutar com tecnologia irá impulsionar outras atividades do RH, uma vez que a área consegue economizar tempo ao digitalizar etapas burocráticas, automatizar os fluxos de seleção, e principalmente, contar com Inteligência Artificial para encontrar o candidato ideal.
O Pandapé, software de recrutamento e seleção desenvolvido pelo Infojobs, tem a missão de automatizar os processos seletivos e entregar eficiência para que recrutadores encontrem os melhores talentos de forma mais rápida.
O ATS Pandapé oferece soluções de acordo com os maiores desafios de recrutadores e profissionais de RH e conta com auxílio de Inteligência Artificial para otimizar a gestão completa de R&S. Saiba mais e impulsione o seu processo seletivo.
Sem dúvidas, as contratações são fundamentais para o sucesso corporativo e por isso o objetivo do Infojobs, enquanto empresa de recrutamento e seleção, é entender os desafios do RH e entregar soluções para otimizar o processo seletivo.
Você também poderá aplicar os testes necessários de acordo com o perfil esperado e obter de forma simplificada dados que ajudam no fechamento da vaga. Se a sua empresa ainda não possui um ATS, conheça o Pandapé e faça um teste grátis agora!