Muito se discute sobre a substituição do trabalho de seres humanos por máquinas, no entanto, a Inteligência Artificial é algo muito mais abrangente e que busca otimizar o trabalho das pessoas e entregar soluções, informações e respostas de forma inteligente.

Atividades que, até então, levavam muito tempo para serem executadas ou que não eram possíveis de mensurar, agora podem ser realizadas com Inteligência Artificial e é aí que está a grande vantagem para as empresas.

Inteligência Artificial é o campo da ciência da computação que consegue criar máquinas que pensem como humanos, com capacidade de aprender, raciocinar, perceber e até tomar decisões de forma racional.

Inteligência Artificial no RH

Já são tantos os avanços em AI (Artificial intelligence) que até o RH, área conhecida por ser a mais humana da empresa, está encontrando nesta tecnologia possibilidades surpreendentes, tanto para recrutamento e seleção, quanto para gestão de pessoas.

Com a grande demanda de trabalho em RH e a responsabilidade em relação ao controle de colaboradores, a utilização de Inteligência Artificial no RH deve ser implantada de forma estratégica, a fim de garantir melhores resultados.Inteligência Artificial no RH

Para entender um pouco mais sobre as transformações que impactam o setor de RH, separamos abaixo três exemplos de como as empresas estão usando esse tipo de recurso para melhorar a produtividade e os resultados em Recrutamento e Seleção e Gestão de Pessoas.

Gestão de Pessoas e Inteligência Artificial no RH

Acompanhar o desenvolvimento e analisar o resultado dos colaboradores são tarefas que podem ser facilmente realizadas com auxílio da Inteligência Artificial.

Com Inteligência Artificial no RH atrelada à gestão de pessoas, é possível entender o comportamento do funcionário, saber o tempo destinado para cada atividade e coletar informações e números de cada área. Dessa forma, ficará mais fácil aumentar a produtividade e investir corretamente no capital humano.

Outra forma muito interessante de usar a Inteligência Artificial no RH é por meio de Bots, robôs que podem responder automaticamente a todos os funcionários. Perguntas sobre férias, licenças, benefícios, descontos e tudo que envolve o DP (Departamento Pessoal), por exemplo, podem ser respondidas de forma rápida e automática, diminuindo muito as atividades operacionais dessa área.

People Analytics e análise comportamental

Analisar o comportamento de colaboradores, gestores e de diferentes equipes de uma organização pode trazer resultados incríveis para sua empresa.

Mas a Inteligência Artificial consegue reunir esses dados? Sim, com People Analytics, uma solução capaz de coletar dados de acordo com os objetivos de RH da sua empresa, é possível reunir o maior número de informações sobre perfil comportamental e criar um banco de dados com elementos relevantes e que ajudem na tomada de decisões.

Veja algumas informações que podem ser levantadas:

Ter acesso a essas e outras informações de forma automatizada certamente pode fazer diferença, tanto para o RH, como para todos da empresa. Com essas respostas, o departamento poderá ser mais estratégico, criar práticas efetivas de retenção de talentos, contratar com mais assertividade e até direcionar ações de endomarketing de acordo com o perfil dos colaboradores.

Recrutamento e Seleção usando Inteligência Artificial

Até aqui, já deu para perceber que a Inteligência Artificial é capaz de fazer muito pela área de RH, mas ainda não citamos o quanto isso é importante para o Recrutamento e Seleção.

Além de coletar dados dos colaboradores, auxiliar na gestão de pessoas e automatizar processos da empresa, a Inteligência Artificial é capaz de melhorar os processos de recrutamento e seleção e encurtar o caminho até o candidato ideal.

A partir do comportamento dos recrutadores e dos candidatos que começam a interagir com as vagas, a Inteligência Artificial pode iniciar a coleta de dados e sugerir respostas e soluções de acordo com os objetivos do processo seletivo.

Com Inteligência Artificial, é possível reconhecer os perfis de candidatos mais aderentes às posições, aplicar gamificação, inserir um chatbot para responder perguntas aos candidatos e avaliar o comportamento, tanto da equipe de R&S, quanto dos concorrentes à vaga.

Com essas soluções, o processo completo de recrutamento e seleção pode ser muito encurtado, facilitando o dia a dia das equipes de recrutamento e trazendo mais assertividade nas contratações.

Essas maneiras de usar a Inteligência Artificial no RH evidenciam a importância da tecnologia para as empresas e mostram que os profissionais não serão substituídos por máquinas, mas terão que se adaptar e entender de que forma os avanços podem auxiliar nos processos internos e acelerar o crescimento das empresas.

Especificamente em RH, a mudança atinge aspectos que eram muito subjetivos, garantindo mais visibilidade para a área, podendo se destacar internamente e ser mais estratégica para a empresa.

O Pandapé, novo software de recrutamento e seleção, utiliza uma rede neural e armazena informações de acordo com o comportamento dos recrutadores. Com a Inteligência Artificial, o sistema é capaz de reconhecer os perfis de candidatos mais aderentes às posições e, dessa forma, auxilia equipes de Recrutamento e Seleção de empresas de diferentes segmentos.

Inteligência Artificial no RH

Para entender como funciona o Pandapé e como ele pode ajudar a sua empresa, acesse o site.

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: