Nos últimos anos a busca por empregos mudou, os currículos em papel deram espaço aos sites de emprego, como o Infojobs. Com o objetivo de ajudar as pessoas a conquistarem oportunidades profissionais o site buscou estar mais acessível. Mas como?
Há 17 anos, o Infojobs, que além de um site de empregos também é uma empresa de tecnologia para RH, acompanha as necessidades do setor. E, ao investir em soluções digitais inovadoras, busca transformar a empregabilidade no país.
Sumário:
Para o RH, o Infojobs oferece ferramentas que digitalizam e otimizam os processos seletivos, desde a abertura de uma vaga até a contratação do profissional certo para ela. Para isso, usam o auxílio da Inteligência Artificial.
Já para os candidatos, o Infojobs possibilita o cadastro de currículo e candidatura gratuita nas diversas vagas ofertadas diariamente. São mais de 35 mil empresas que recrutam por meio do site, que é líder do segmento.
Com o objetivo de promover cada vez mais a inclusão nos processos seletivos, o Infojobs se uniu ao Hand Talk e implementou a tradução simultânea em Libras em todo o site. Dessa forma, mais profissionais podem ter acesso as oportunidades, respeitando suas necessidades.
De acordo com a WFD (Federação Mundial de Surdos), 80% dos surdos de todo o mundo possuem problemas com a alfabetização tradicional. Ou seja, dificuldades para compreender a língua falada e escrita no país.
Em paralelo, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil há quase 10 milhões de pessoas que se comunicam por meio da Língua Brasileira de Sinais, conhecida popularmente como Libras.
Entretanto, o mercado de trabalho e, o mundo virtual ainda não são totalmente acessíveis para as pessoas surdas e com deficiências auditivas. Esse obstáculo entre o acesso e consumo de diversos conteúdos na internet inclui a conexão com as oportunidades de emprego.
Uma pesquisa feita pelo movimento “Web para Todos” e a “BigData Corp” revelou ainda que apenas 1% dos sites brasileiros são acessíveis para pessoas com essa característica, um retrato claro desse problema.
E foi olhando para a necessidade de inclusão desses profissionais que o Infojobs implementou esse suporte em seu site por meio do Hand Talk. Dessa forma, o site amplia ainda mais o impacto positivo causado no mercado de trabalho.
Já entre as pessoas candidatas cadastradas no site, que passam de 50 milhões, há mais de 200 mil profissionais PcD, e desses uma média de 55 mil afirmam apresentar algum tipo de deficiência auditiva.
A implementação da ferramenta possibilita que mais profissionais tenham acesso às vagas divulgadas e estejam mais próximas da conquista de um emprego. Ao mesmo tempo, essa ação fomenta a realização de processos seletivos mais inclusivos e diversos nas organizações.
Tornar o site mais acessível coloca em evidência um dos valores do Infojobs, a diversidade presente e inclusão de mais profissionais ao mercado de trabalho.
Acesse o site do Infojobs, cadastre o seu currículo e conheça a Maya, tradutora virtual de Libras.