Quando falamos de gestão de pessoas, seja como uma tarefa das lideranças ou do RH, a missão de desenvolver os colaboradores e acompanhar suas atividades está entre uma das principais responsabilidades e desafios. E é com esse intuito que a chamada reunião one-on-one surgiu.

O one-on-one vem ganhando cada vez mais destaque, sendo uma das principais estratégias utilizadas para capacitar os colaboradores e alinhar as expectativas, sempre com um pilar de gestão humanizada e empática.

Com as transformações no mercado e a revolução do RH 5.0, o olhar de inovação e digitalização começou a passar pelo capital humano, reforçando a ideia de que para o sucesso dos negócios é preciso investir em pessoas. Por isso, cada vez mais as empresas focam em treinamentos e práticas de desenvolvimento dos colaboradores.

Confira:Como investir em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores

Na metodologia one-on-one o diálogo que gestor tem com a sua equipe é o ponto de partida para novas ações e definições estratégicas de acordo com os desafios do momento, além de muitas vezes servir como ponto de mudanças e melhorias para a liderança.

O que é um one-on-one (1:1)?

Um one-on-one, também conhecido pela expressão 1:1, nada mais é do que uma reunião particular entre duas pessoas, normalmente líder e liderado. Em tradução livre do inglês, one-on-one significa “um a um”, que pode ser entendido também como “cara a cara”.

É possível que o one-on-one (1:1) seja um feedback individualizado, mas a principal funcionalidade dessa prática é realizar uma conversa rápida, periódica e específica com foco em um determinado projeto, atualização ou problema, a fim de encontrar buscar o melhor resultado, tudo depende das necessidades e objetivos.

Além de servir para alinhar expectativas e direcionar as ações dos funcionários, visando o desenvolvimento de uma atividade e evolução profissional. A reunião one-on-one é uma maneira de incentivar o colaborador a compartilhar suas percepções diante de empresa e o que acredita que pode ser melhorado nos processos.

Essa é uma prática já comum em muitas empresas, porém com novas estruturas de processo o one-on-one ganhou uma nova roupagem e uma metodologia mais assertiva, sendo uma ferramenta para a manutenção da cultura organizacional.

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A importância da reunião one-on-one

Além de ser um alinhamento de expectativas e objetivos, o one-on-one é uma ótima maneira de destacar a importância do colaborador no desenvolvimento de cada projeto. O que ajuda o profissional a se sentir parte importante do processo, influenciando o sentimento de pertencimento.

Dessa forma, o one-on-one auxilia também aspectos como produtividade e engajamento com a marca empregadora. E assegura que os funcionários saibam exatamente o caminho para seguir com as suas entregas. Além de ser uma oportunidade para a liderança:

A ausência de reuniões one-on-one (1:1) podem causar situações em que a falta de alinhamento resulta em excussões equivocadas e por consequência a necessidade de refazer algumas atividades, o que pode desmotivar o colaborador.

Quando falamos das novas gerações de talentos isso pode ser ainda mais preocupante pois é um grupo que têm uma necessidade maior de aprender com detalhes e se inspirar, além de lidar de forma mais crítica com os próprios erros e conflitos.

O papel do RH para o sucesso do one-on-one

O RH deve atuar com um influenciador para que o one-on-one aconteça, o que pode acontecer desde a implementação, caso a prática não seja comum, até a orientação e incentivo dos gestores.

Por isso, o setor deve reforçar os benefícios da reunião one-on-one (1:1) e instruir sobre a condução da conversa, de forma periódica, flexível e amigável.

Ou seja, o setor de recursos humanos pode adotar uma rotina que garanta a assertividade e credibilidade do one-on-one, incluindo a prática na cultura da empresa. Algumas dicas que o RH pode passar aos líderes:

Quais as vantagens da reunião one-on-one?

Como você leu anteriormente, as reuniões one-on-one (1:1) são uma ótima oportunidade para alinhar expectativas e impulsionar resultados melhores para os projetos. Mas podemos destacar outras vantagens também:

Evolução dos projetos

Delegar tarefas e garantir que a execução correta das mesmas não é uma tarefa simples, principalmente quando diversas partes são envolvidas e o projeto é extenso. Além disso, o próprio colaborador pode precisar de auxílio e mentoria.

Assim, a reunião one-on-one é ideal para garantir a evolução dos projetos, acompanhar as atividades feitas dentro do período e ajustar os próximos passos para garantir o sucesso das entregas e evitar a necessidade de refazer alguma etapa.

Resolução de problemas

A reunião one-on-one pode ser feita em diferentes intervalos, como semanalmente, e nesse formato pode ser a oportunidade ideal para acompanhar e resolver problemas, seja nos processos ou na relação entre colegas.

A troca, periodicidade e praticidade garante que o problema não fique muito tempo sem uma resolução e também que no decorrer das semanas seja possível acompanhar a efetividade das soluções propostas.

Espaço para feedback

O momento de troca entre gestor e liderado pode ser visto também no aspecto do feedback one-on-one, sendo uma ótima oportunidade para analisar os pontos de destaque e melhoria seja de um projeto ou do funcionário.

Com isso, o one-on-one torna-se ferramenta chave para o desenvolvimento do trabalho e das equipes. E, com a periodicidade da reunião, o espaço para analisar a evolução se torna mais cotidiano e eficiente, onde ambas partes ficam mais à vontade.

Relação entre líder e liderado

Principalmente em equipes com muitos colaboradores, o one-on-one é a metodologia ideal para garantir a aproximação entre gestores e colaboradores, isso porque na rotina diária pode ser difícil conciliar uma atenção maior.

Dessa forma, a prática contribui para a harmonia da equipe, gestão mais eficaz e próxima, que proporciona maior confiança e parceria, além da criação de um clima de trabalho mais agradável.

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Como realizar esse tipo de reunião?

Agora que você já leu sobre a importância e as vantagens do one-on-one (1:1), vamos para a parte mais prática desse artigo, abordando como realizar a reunião.

Antes de tudo, é importante lembrar que para garantir o sucesso de qualquer reunião é importante exista um planejamento prévio, assim evitamos aqueles comentários de “essa reunião poderia ser um e-mail”.

Determine uma periodicidade e duração

Para que a reunião one-on-one atinja seu objetivo de acompanhar e desenvolver os projetos e colaboradores é importante que ela tenha uma periodicidade e duração predeterminadas. Por isso, busque avaliar qual a necessidade de cada funcionário, a fim de marcar o one-on-one sempre no mesmo dia da semana e horário, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal.

Análise a necessidade de cada colaborador

O funcionário é o centro da do one-on-one (1:1) e cada um demanda certo tipo de atenção e acompanhamento, por isso é importante olhar com atenção o momento do colaborador. Por exemplo, um funcionário com mais experiência pode precisar de mais estímulo para se manter engajado e se desenvolver, enquanto um mais novo ainda está na fase de entender os processos e funcionamento da empresa.

Defina as pautas

Para que o one-on-one acontece de forma objetiva é importante pensar nos temas que serão abordados, que podem ser defino na reunião anterior ou durante a semana, isso evita a reunião fuja do tema e não seja eficiente. É possível definir por projeto, desenvolvimento, feedback e outros assuntos.

Priorize a reunião one-on-one

O compromisso da reunião é responsabilidade de ambas as partes, e uma vez que nos organizamos para que o feedback one-on-one aconteça é importante priorizá-lo e garantir que o encontro não será interrompido por outras demandas. Às vezes, imprevistos podem acontecer, sendo necessário reagendar, mas essa deve ser uma exceção.

Performance, desenvolvimento e feedback

Esses são os três pilares principais de uma reunião one-on-one e podem ser um ótimo guia de condução do bate-papo. Em performance é momento de acompanhar os resultados e metas do colaborador, depois no desenvolvimento entender quais os pontos de destaque ou melhoria, já no feedback, são os comentários construtivos para a evolução do funcionário.

A reunião one-on-one deve ser sempre uma conversa amigável, focando no desenvolvimento do funcionário e no sucesso das atividades que o mesmo desempenha. Assim, com o passar do tempo as práticas são ajustadas e o sucesso dos projetos será ainda maior.

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