Antes de comprar um produto ou serviço você pesquisa sobre a reputação da empresa? Pois saiba que hoje em dia, esse também é um comportamento adotado pelos candidatos ao buscar uma empresa para trabalhar.
Cada vez mais as pessoas querem conhecer a reputação da empresa para então decidir entre iniciar ou não algum tipo de relacionamento com a mesma.
Logo, assim como as marcas precisam trabalhar a reputação para venderem mais, todas as instituições também precisam se preocupar com ela se desejam atrair os talentos no mercado de trabalho.
Naturalmente, conquistar uma boa reputação para a organização é um trabalho que demanda algumas ações contínuas. Para te ajudar a colocá-las em prática, apresentamos algumas dicas a seguir.
Sumário:
Muito mais do que a imagem da organização, a reputação corporativa é aquilo que a marca construiu ao longo dos anos com seus diferentes públicos: consumidores, fornecedores, colaboradores e candidatos.
Em uma pesquisa realizada pelo Infojobs, 76,2% dos respondentes afirmam consultar páginas de opinião pública e redes sociais antes de se candidatar a uma vaga. Além disso, 62,4% dos profissionais respondentes, também acompanham as empresas que são premiadas e reconhecidas pela marca empregadora.
Esses dados demonstram que cada vez mais a reputação da empresa vem se tornando um requisito para os candidatos na hora de escolhê-la. Afinal, ingressar ou não na instituição tem a ver com o futuro profissional e pessoal de cada um.
Além disso, hoje em dia não são somente as empresas que buscam candidatos alinhados com o seu Fit Cultural. Agora, os profissionais também passaram a avaliar a reputação da empresa em termos de valores, papel social, cultura e clima organizacional.
O trabalho de reputação da empresa também pode ser chamado de Employer Branding, e agrega benefícios a curto, médio e longo prazo para a empresa.
Como citado anteriormente, a reputação da empresa é um trabalho construído diariamente e que pode impactar todas as relações que venham a ser criadas, desde as vendas até às contratações.
Ainda que as ações de Employer Branding visando melhorar a reputação da empresa sejam construídas pouco a pouco, é importante saber que algumas delas são essenciais, como os tópicos a seguir.
A cultura organizacional tem a ver com os princípios, hábitos e valores da companhia. Atualmente, esse é um fator importante na atração e retenção de talentos.
A cultura tem a ver com o Fit Cultural, e é por meio disso que as pessoas criaram desde o primeiro contato um vínculo e uma imagem positiva em relação à marca.
Um bom clima organizacional impacta diretamente no bem-estar e na produtividade dos funcionários. Consequentemente, também está ligado à retenção dos talentos.
Por isso, oferecer ambientes agradáveis, ações de incentivo ao desenvolvimento, gestão horizontal, carreira em Y e outras iniciativas de motivação podem fazer os colaboradores se sentirem motivados.
A necessidade de expressar sua opinião em relação aos movimentos sociais e criar oportunidades para reduzir a desigualdade não é um papel somente das pessoas.
A cobrança para que as empresas se posicionem e adotem papéis sociais, como por exemplo implementando mais diversidade nas empresas, se tornou essencial e um critério avaliado pelos colaboradores e candidatos.
Hoje em dia, a maioria das pessoas estão nas redes sociais, e é por meio delas, e de pesquisas, que procuram saber sobre as companhias. Sendo assim, é importante para a reputação da empresa saber o que falam sobre a sua empresa na internet.
Muitas vezes, a opinião de funcionários e ex-funcionários são determinantes para um candidato aceitar uma proposta de emprego. Logo, ter essas recomendações em páginas públicas e nas redes sociais ajudará a formar a reputação da sua marca empregadora.
O Infojobs Advisor é um exemplo de página pública, onde são encontradas mais de 9 milhões de avaliações espontâneas de colaboradores e ex-colaboradores de diversas empresas. Sendo um ótimo canal para os profissionais conhecerem a cultura e prática das organizações.
A tecnologia é uma aliada para todas as áreas, e quando se trata de cuidar da reputação da empresa não é diferente. Agregar tecnologia para oferecer uma experiência melhor para os candidatos, por exemplo, pode ajudar a melhorar o Employer Branding.
De acordo com uma pesquisa da Employer Branding Brasil, 83% dos candidatos dizem que são mais propensos a nunca mais se candidatar a uma vaga na empresa após uma experiência negativa.
Além disso, 59% dizem que são mais propensos a dizer aos outros para não se inscreverem nas vagas e 42% dizem que são menos propensos a comprar os produtos da empresa.
Portanto, investir na experiência do candidato durante o processo seletivo por meio de tecnologia é uma maneira de investir na reputação da empresa.
Com PandaPé, o ATS desenvolvido pelo Infojobs, é possível otimizar as etapas do processo seletivo de forma mais organizada e simples, além de cuidar do Employer Branding.