De forma repentina, muitas empresas adotaram o home office nos últimos meses, como alternativa para interromper a propagação do coronavírus, COVID-19. Nessa nova realidade de trabalho as corporações como um todo, dos líderes aos colaboradores em cargos gerencias e operacionais, enfrentam desafios para se adaptarem a uma nova rotina e processos que viabilizam as atividades.
Assim, o setor de recursos humanos tem papel fundamental para orientar as equipes, acompanhar a experiência dos colaboradores e impulsionar a produtividade. Nesse momento a resiliência da empresa está diretamente relacionada as adaptações e as transformações digitais, que já é uma realidade, e torna viável o trabalho remoto.
Pesquisas indicam que 70% das empresas de diversos setores da economia brasileiras visam adotar o home office, integral ou parcial, como uma prática efetiva após a crise do COVID-19.
O sucesso e comodidade do trabalho remoto pode intensificar esse processo de implementação no “novo normal”, além disso a economia de custos com transporte, locação de escritório e outros gastos de um local físico influenciam a decisão de adotar o trabalho remoto.
Por isso, hoje um dos principais desafios do setor de recursos humanos é entender como gerenciar o home office e impulsionar a produtividade engajamento com essa realidade que é nova para muitas empresas.
Para implementar o home office o principal desafio do RH é adaptar as ferramentas digitais para garantir a comunicação das equipes, segurança das informações, e principalmente o bom desempenho dos processos.
Sumário:
A contratação a distância é um outro fator importante para se pensar na atuação do setor de recursos humanos. Devido a pandemia, não é viável realizar processos seletivos presenciais e após a crise o recrutamento digital continuará sendo uma ferramenta inovadora e econômica.
Por isso, agregar tecnologia aos processos de recrutamento é tão essencial, essa é uma prática que visa contratações rápidas e assertivas. Com o PandaPé, software de recrutamento e seleção desenvolvido pelo Infojobs, é possível gerenciar todo o processo a distância para contratar de maneira eficaz, com recursos de vídeo entrevista, comunicação automatizada, triagem de currículos personalizada, testes online e outras ferramentas.
Nesse momento o RH deve também traçar nos planos para trabalhar a marca empregadora, a fim de manter ativo o canal de comunicação entre empresa e candidato. Além de revisar os processos e estratégias que já estão em atuação.
A resiliência da empresa reflete na atuação ativa do RH nesse cenário, em muitos casos, o processo de trabalho remoto é totalmente novo para as corporações e muitos colaboradores não estão adaptados a essa realidade.
Por isso, o RH deve pensar principalmente no bem-estar e adequação do capital humano, ouvindo as percepções dos funcionários e garantindo que as mudanças sejam feitas para que o desempenho seja o melhor possível, de acordo com a realidade de cada negócio.