A jornada do colaborador é um processo que se inicia na contratação e vai até o desligamento. Porém, o cuidado com os funcionários não precisa se limitar a esse período, e esse é o objetivo do outplacement.

Orientar e auxiliar o colaborador mesmo em sua saída da empresa é uma atividade que pode ser considerada um diferencial para a marca empregadora, além de reforçar a reputação da empresa, retenção e atração de talentos.

É possível dizer que essa é uma atividade de empatia, que reforça os valores da empresa e a preocupação com o bem-estar dos profissionais ao oferecer apoio e assistente no momento de incerteza. Por isso, o outplacement vem ganhando tanto destaque atualmente.

Leia o artigo para saber mais sobre a prática de outplacement.

O que é outplacement?

Em tradução literal do inglês, outplacement significa recolocação, e é exatamente isso que o conceito propõe. Outplacement é um processo que busca ajudar o colaborador que foi demitido a se recolocar mais rápido no mercado de trabalho, a fim de reduzir os aspectos negativos do desligamento.

Para isso, o ex-funcionário, após a entrevista de desligamento, é orientado pelo RH durante um período, com práticas como:Apoio emocional e psicológico;Feedbacks sobre a jornada do colaborador;Treinamentos;Análise e reformulação de currículo;Dicas para melhorar o desempenho;Palestras de capacitação;Guia de carreira;Acionamento de networking;Consultoria com o RH.

Embora a ferramenta de outplacement tenha sido criada nos Estados Unidos nos anos 60, a metodologia começou a ser aplicada no Brasil nos anos 80, e vem trazendo bons resultados para profissionais, empresas e o mercado de trabalho como um todo.

É importante destacar que o outplacement não é apenas uma assessoria para a recolocação, mas sim uma prática que tem foco no bem-estar e acolhimento psicológico do profissional.

kit sobre saude mental no ambiente de trabalho

Para entender a importância do outplacement é interessante pensar nos colaboradores que estão a muito tempo em uma mesma empresa e estão desacostumados com os processos seletivos.

Ou seja, o objetivo é ajudar de fato os funcionários a enfrentarem a realidade atual do mercado de trabalho. Logo, profissionais que passam pelo outplacement possuem mais chances de encontrarem uma nova oportunidade rapidamente.

Objetivos do outplacement

Antes de entender como funciona o outplacement vamos apresentar de forma resumida os seus principais objetivos:Orientar sobre a demissão: a saída da empresa costuma ser um momento delicado, por isso o profissional responsável pelo outplacement deve acompanhar e orientar o colaborador sobre os passos desse processo;
Aprimorar a gestão de pessoas: o outplacement é também uma prática de gestão de pessoas, e quando falamos é preciso pensar sempre no bem-estar dos funcionários e na sua percepção da empresa;
Cuidar das relações trabalhistas: legalmente o processo de demissão também precisa de uma série de cuidados, e o outplacement contribui para evitar discordâncias e criar acordos, criando uma dinâmica mais positiva;
Aplicar o People Analytics: com o outplacement o RH consegue realizar uma avaliação completa do ex-funcionário, e determinar o seu perfil profissional, informações que podem ser utilizadas posteriormente para compor novas equipes;

material rico e-book people analytics

Elaborar um plano de carreira: o objetivo principal do outplacement é recolocar o profissional no mercado, e com as informações coletadas nesse processo o RH pode também oferecer um desenho do plano de carreira.

Leia sobre carreira em Y

Como fazer um processo de outplacement?

O departamento de recursos humanos costuma ser responsável pelo outplacement, e para auxiliar nessa etapa, separamos 3 dicas fundamentais para aplicar.

Planejamento

Antes de comunicar um desligamento é necessário planejar como o outplacement será realizado, podendo contar até com uma consultoria terceirizada. É importante também analisar o perfil do colaborador, assim o RH consegue entender melhor como informar a demissão de maneira empática.

Nesse momento, é importante pensar em todos os argumentos sobre a demissão que serão apresentados ao colaborador de forma clara, além de um feedback sobre a sua jornada, tempo de duração do outplacement e as etapas desse processo de delegação e recolocação.

Comunicado da demissão

Basicamente esse é o momento em que o gestor conversa com o seu funcionário e informa formalmente o seu desligamento, com os motivos e detalhes sobre o outplacement acordados anteriormente, o RH também pode fazer parte dessa reunião.

Lembre-se que é também nesse momento que o contrato de rescisão deve ser assinado, e todos os esclarecimentos sobre os direitos do colaborador de acordo com as leis trabalhistas.

Orientação para a recolocação

Nessa etapa entramos de fato no outplacement. A partir daqui, o RH entra em ação para entender o perfil dos profissionais e os seus objetivos diante do mercado de trabalho, a fim de ajudá-lo a se recolocar.

Quais são os benefícios do outplacement?

O outplacement traz diversos benefícios para os ex-colaboradores, mas também é positivo para a empresa, que se destaca no cuidado com os profissionais e conquista uma visibilidade positiva. Confira os principais benefícios:Demissões mais tranquilas: a demissão pode ser desgastante para quem deixa a empresa. Porém, o outplacement busca reduzir esses impactos negativos, mostrando como a empresa busca apoiar os profissionais, o que mantém o nível de produtividade e satisfação;
Humanização do desligamento: realizar um bom outplacement é uma forma empática de lidar com o momento da demissão, uma vez que o profissional se sente mais acolhido, e sem dúvidas isso torna o processo mais humanizado;
Criação de bons relacionamentos: o outplacement também contribui para que o ex-colaborador continue sendo um defensor e promotor da marca empregadora, impulsionando uma imagem positiva da empresa ou até indicando outros profissionais;
Fortalecimento da marca: todos os aspectos mencionados anteriormente podem ser vistos como pontos que impulsionam o Employer Branding, e de fato são, pois criam mecanismos para que a imagem da empresa seja positiva.

Com isso, fica evidente como o outplacement é positivo para a empresa, em sua imagem e reputação, e para os colaboradores desligados, que contam com um suporte nesse momento. Assim, os impactos de uma demissão não precisam ser negativos.

E para fazer novas contratações conte com o PandaPé, ATS de recrutamento e seleção desenvolvido pelo Infojobs, para que o RH conquiste os melhores profissionais de forma mais econômica e assertiva.

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: