Com a pandemia e o trabalho remoto, os processos de recrutamento e seleção passaram a ser 100% digital, para respeitar as medidas de isolamento social e garantir a segurança de candidatos e recrutadores. Com isso, o processo de onboarding de novos colaboradores também passou a ser a distância.

E assim, nesse novo cenário, o setor de recursos humanos se adequou para aproveitar as oportunidades do mundo digital, não somente durante o processo seletivo, proporcionando boas experiências aos candidatos. Mas também desenvolvendo um onboarding digital e personalizado, a fim de viabilizar uma integração única e eficiente.

Saiba como proporcionar boas experiências aos candidatos com o recrutamento online

Ingressar em uma empresa é sempre um momento de novidades, conhecer a equipe, os processos, se adequar a rotina e de fato se sentir parte de uma corporação. Além disso, é nesse momento que o novo colaborador entende como tudo funciona na prática, sendo um momento fundamental para o seu desenvolvimento.

Mas como o onboarding e treinamento pode se adaptar à realidade de admissões remotas, sem comprometer a qualidade da integração? Nesse artigo, vamos apresentar as melhores estratégias para implementar o onboarding digital e promover uma boa experiência com o apoio da tecnologia.

Por que investir no processo de onboarding?

Onboarding é um termo em inglês que significa “embarque”, pensando na área de recursos humanos é o processo de integração para profissionais recém-contratados. Ou seja, uma série de ações com o objetivo de capacitar, treinar e socializar com os demais colaboradores, e assim diminuir o tempo de adaptação e viabilizando o engajamento.

Essa é uma etapa importante para a experiência do colaborador, e impacta em diversos aspectos como:

Observando todos esses pontos podemos perceber que o onboarding não se trata apenas de uma apresentação da empresa, e sim de um acompanhamento com orientação e supervisão nas primeiras semanas de trabalho de uma novo profissional. Lembrando que o tempo de integração é definido pelo RH de acordo com as práticas, demandas e necessidades da empresa.

É também durante o onboarding que o colaborador deve ter o contato com a cultura, visão, valores e objetivos da empresa. Bem como o treinamento das ferramentas de uso constante, o contato com os demais colaboradores e conhecimento das atividades a ser desenvolvidas.

Ser bem recebido em um novo desafio, muda a trajetória e percepção do profissional diante da empresa, essa é uma das formas de garantir que a contratação seja efetiva, diminuindo a rotatividade e aumentando a produtividade. Por isso, o RH deve estruturar cada etapa do onboarding pensando nas necessidades de cada setor e possíveis dificuldades do novo colaborador.

Conheça o passo a passo do processo de onboarding

Hoje a digitalização é uma realidade em muitas empresas, e embora não substitua o contato pessoal entre RH, gestores, equipe e o novo colaborador, mas pode ser um grande diferencial no processo de onboarding, agregando novas experiências.

Como agregar tecnologia ao onboarding?

Aqui temos dois cenários, o primeiro está totalmente ligado ao trabalho home office, e com as mediadas de distanciamento que colocam o onboarding digital como a única possibilidade de integração. O segundo, se relaciona com a necessidade de experiências digitais que o mercado e as novas gerações estão demandando.

Saiba mais sobre a nova geração de talentos e a busca por experiências digitais no ambiente de trabalho

Em ambas realidades a tecnologia é um aliado para um onboarding dinâmico e eficiente, trouxemos aqui algumas dicas para aproveitar da melhor forma as oportunidades do mundo digital.

No cenário de integração a distância esse contato é mais importante ainda, assim é possível contar com alguém para tirar dúvidas e conhecer melhor a empresa. Hoje, diversas ferramentas permitem a formação de grupos virtuais, esse pode ser um ótimo canal para o RH apresentar os funcionários que estão disponíveis para ajudar na integração e acompanhar o onboarding.

De forma geral, o onboarding é o momento de recepcionar, engajar, treinar e dar o suporte inicial para os colaboradores novatos. Com esses pilares em mente e com o apoio da tecnologia o RH, em conjunto com as lideranças, são capazes de desenvolver as etapas da integração possibilitando a melhor orientação profissional.

Durante esse período é importante sempre pensar como o colaborador se sente em relação a tudo que está acontecendo, por isso os feedbacks são importantes. Não se esqueça também de informar o cronograma de integração para esses profissionais e documentar cada etapa para manter o padrão.

Conte com o Infojobs para encontrar, selecionar e contratar os melhores profissionais do mercado, contamos com uma base de mais de 50 milhões de currículos, atendemos mais de 18 mil empresas de todos os tamanhos.

Aproveite e conheça também o Pandapé, ATS de recrutamento e seleção desenvolvido pelo Infojobs para agilizar e otimizar seus processos de recrutamento e seleção.

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: