Um dos momentos mais delicados nas empresas, seja para gestores, RH e funcionários, é o processo de demissão, em especial a entrevista de desligamento. Principalmente quando a jornada do colaborador se encerra de forma negativa para uma das partes.

Porém, é durante a entrevista de desligamento que o profissional de recursos humanos tem a oportunidade de coletar informações relevantes sobre o negócio, desde os processos, cultura organizacional da empresa e até sobre a liderança.

Além disso, por se tratar da última conversa entre colaborador e RH, a entrevista de desligamento tende a ser mais transparente, uma vez que o funcionário está deixando a empresa e se sente mais seguro para falar da sua experiência.

Por isso, o RH deve se preparar para entender os motivos do desligamento e extrair informações estratégicas, a fim de melhorar as práticas da empresa.

E nesse artigo vamos abordar a importância dessa conversa e como fazê-la!

O que é uma entrevista de desligamento?

No conceito básico, a entrevista de desligamento pode ser definida como uma conversa ou reunião que o profissional de RH realiza com o colaborador que está saindo da empresa.

Indo mais a fundo, essa prática é vista como uma ferramenta de gestão de pessoas fundamental para avaliar a marca empregadora e a experiência dos funcionários. Por isso é necessário estruturar uma boa entrevista de desligamento.

O objetivo da conversa é entender o que levou o colaborador a deixar a instituição, bem como receber um feedback sincero sobre o clima organizacional, a fim de estabelecer ações para melhorá-la.

Esse último contato entre candidato e RH ainda é o momento ideal para encerrar o vínculo de trabalho de forma amigável, reforçando uma percepção positiva da empresa diante do profissional.

Por que realizar a entrevista de desligamento?

O processo de offboarding, ou seja, saída do colaborador, contempla as questões burocráticas, estratégicas e emocionais da demissão. Portanto, a entrevista de desligamento é fundamental para que os últimos dois pontos tenham a devida atenção do RH.

Como sabemos, o setor de recursos humanos lida com pessoas e experiências. Por isso essa entrevista final é fundamental para que o funcionário se sinta acolhido e respeitado, mesmo no momento em que decida deixar a empresa, principalmente, caso tenha sido demitido.

Além disso, a entrevista de desligamento também tem impacto no Employer Branding da empresa, isso porque um funcionário que passa por uma experiência ruim ao ser desligado pode propagar uma imagem desfavorável para empresa no mercado de trabalho.

mini curso gratuito employer branding

E quando o contrário acontece, ou seja, com uma entrevista de desligamento empática, o RH demonstra a preocupação com o colaborador nesse momento delicado, impulsionando uma percepção positiva da empresa.

Além do fator de cuidado com o capital humano, a entrevista de desligamento é estratégica para o RH:

Afinal, esse é um momento de coletar opiniões sinceras, pois o colaborador de saída costuma se sentir mais livre para se expressar, uma vez que não deve se preocupar com julgamentos ou reações negativas.

Como fazer uma boa entrevista de desligamento

Não existe uma única maneira correta para se fazer uma entrevista de desligamento, porém algumas etapas devem ser consideradas, e são elas que vamos apresentar neste tópico.

Além do lado estratégico, esse momento conta também com o viés emocional, por isso seguir essas dicas vão ajudar a concluir o processo com mais empatia.

Escolha o formato

Com o distanciamento social todos os processos do RH foram adaptados e a entrevista de desligamento passou a adquirir novas possibilidades, por isso podem ser realizadas: pessoalmente, via chamada de vídeo, por telefone ou até mesmo em um formulário online, dependendo também da disponibilidade e orçamento dos recrutadores.

Naturalmente, as entrevistas pessoais carregam um nível maior de proximidade e podem ser mais proveitosas, pois o RH pode ser mais detalhista e se aprofundar na conversa. Porém, o formato online também não fica atrás dentro das possibilidades.

Melhores práticas para avaliar entrevistas online

Respeite o espaço do colaborador

Embora a entrevista de desligamento seja estratégica para as empresas avaliarem os motivos do turnover, essa conversa não deve ser imposta ao colaborador. Ou seja, o RH deve perguntar se o funcionário de saída deseja participar e quando se sente mais confortável.

Caso a resposta seja positiva, ainda é necessário ser discreto e imparcial, mantendo uma postura amigável a fim de deixar o colaborador confortável, sendo um momento de escuta ativa.

Vale destacar que quando um colaborador se recusa a participar da entrevista de desligamento, pode ser um indicador de uma cultura de marca frágil e até mesmo um clima ruim no ambiente de trabalho.

Pense no momento ideal

Muitas empresas realizam a entrevista de desligamento nos últimos dias do colaborador ainda na empresa, o que pode carregar um viés negativo. Isso porque uma demissão, por exemplo, pode abalar a visão do funcionário pela marca empregadora.

Por isso, marque essa conversa para alguns dias após o desligamento, como no momento em que o profissional leva sua documentação na empresa. Com esse tempo para o funcionário refletir, o feedback tende a ser mais racional e proveitoso.

Planeje a entrevista

No momento pré-entrevista é fundamental que o RH planeje a conversa, pensando em perguntas que vão contribuir para a análise da marca e desenvolvimento da empresa. Ou seja, a opinião sobre processos, práticas, posicionamento, liderança, clima organizacional, e outras.

Além de realizar um estudo prévio sobre o perfil e jornada do colaborador que está sendo desligado. Dessa forma, a entrevista tende a ser mais pessoal, mostrando que o recrutador olhou para a jornada e particularidades do profissional.

Pontos de atenção:

Desligamento feito pela empresa: quando é a empresa quem demite, lembre-se de deixar claro o motivo que levou a essa decisão. Deixando o funcionário livre para apontar o que acha importante ser mudado com base nessa insatisfação da organização.

Desligamento solicitado pelo colaborador: quando o desligamento é espontâneo, o RH deve se aprofundar nos motivos que deixaram o funcionário descontente, bem como, quando for o caso, o que o atraiu na concorrência.

Perguntas para a entrevista de desligamento

Deixar o funcionário confortável é fundamental, mas manter um questionário padrão ajudará a fazer análises mais coerentes e observar pontos que podem ser recorrentes. Além disso, pense também nos resultados que deseja obter. Para facilitar, separamos algumas perguntas:

Para concluir, mesmo que o feedback seja negativo, a entrevista de desligamento fechará da melhor forma a jornada do colaborador. E para que o RH tenha tempo para analisar esses processos e focar em melhorias, é importante que outras atividades sejam otimizadas, como o recrutamento.

Assim, o PandaPé, software de recrutamento e seleção do Infojobs, contribui para tornar o setor mais assertivo em todos os aspectos.

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos