No dia 3 de junho é celebrado o Dia do Profissional de RH, e quando se fala deste setor, é comum pensar nos processos de recrutamento e seleção, que de fato são parte importante da área, mas não são a única atividade.
É o profissional de RH quem cuida do capital humano, do desenvolvimento de cada colaborador e do sucesso dos times por meio de equipes integradas, além de gerenciar ativamente a cultura organizacional e a marca empregadora.
Como gerenciar a sua marca empregadora em meio à crise.
É por isso, que no dia do profissional de recursos humanos, não podemos deixar de reconhecer essa função tão importante dentro das empresas, e explorar as responsabilidades para além do R&S.
Sumário:
O dia do profissional de RH surgiu com o objetivo de chamar a atenção para a importância estratégica do setor, que deve ser considerado parte fundamental do desenvolvimento das empresas.
Já a escolha da data, 3 de junho, se dá devido a fundação da Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, a WFPMA (World Federation of People Management Associations), em 1976.
E no Brasil, a Administração Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), afiliada da WFPMA, é responsável por implementar a data e reconhecer os profissionais de recursos humanos.
Vale destacar que a gestão de recursos humanos já tem evidência desde o século 20, quando a revolução industrial tomou conta dos ambientes de trabalho, segundo a necessidade de ter um mediador para o relacionamento entre empresas e trabalhadores.
Já atualmente, anos após a criação do dia do profissional de RH, e com a transformação digital, o setor tem ainda mais relevância dentro das organizações. Principalmente com os recursos digitais, como ATS de recrutamento, que impulsionam o dia a dia e permitem que o setor tenha um olhar mais analítico.
Indo além das atividades de recrutamento e seleção que envolvem a divulgação da vaga, triagem de currículos, aplicação de testes, realização de entrevistas e escolha do candidato certo, o profissional de RH desempenha outras atividades importantes na empresa, e são elas que vamos destacar:
O profissional de RH é a pessoa certa para analisar o potencial de cada colaborador, entender suas dificuldades e quais são os pontos de desenvolvimento para alavancar a carreira.
É por isso que essa área é responsável pelos treinamentos e pelo desenvolvimento dos funcionários, com o intuito de garantir crescimento profissional e pessoal, bem como sucesso da empresa atrelado às entregas do capital humano.
Além de garantir o desenvolvimento dos colaboradores, o profissional de RH também é responsável por monitorar o desempenho e performance dos funcionários, com avaliações de entrega e de comportamento.
A partir dessas avaliações o RH consegue entender melhor as expectativas dos funcionários e as necessidades da empresa, a fim de criar planos de carreira assertivos.
Indo de encontro com o tópico plano de carreira, o profissional de RH desempenha a função de analisar o organograma de funcionários, pensando na estrutura hierárquica e no alinhamento de cargos e salários.
Essa ação tem como função verificar se as funções condizem com a remuneração, além de identificar possíveis defasagens em relação ao piso salarial mercado.
O clima organizacional é um dos principais responsáveis pela retenção de talentos, uma vez que visa oferecer um ambiente de trabalho saudável e agradável para todos os colaboradores, com foco sempre no bem-estar.
Uma das formas de mensurar o clima organizacional é fazer pesquisas de clima, e a partir dos resultados, é necessário pensar em estratégias para melhorar o dia a dia dentro da empresa.
A diversidade e inclusão cada vez mais é uma das prioridades da empresa, visto que ambientes com pluralidade de ideias tendem a ser mais produtivos e ágeis. E nesse cenário, o profissional de RH tem um papel chave.
Além de promover contratações que permitam a inclusão de diferentes perfis, o setor também deve pensar em formas de criar uma cultura que respeite a diversidade e preze por ela.
A marca empregadora nada mais é do que a forma que colaboradores e candidatos enxergam a empresa, passando pela cultura e clima organizacional, planos de carreira, comunicação e muitos outros tópicos.
Nesse cenário, uma vez que o RH é o principal contato entre os profissionais e as organizações, o gerenciamento da marca empregadora passa pela área também, que tem os recursos certos para encantar os colaboradores e impulsiona a reputação da empresa.
No dia do profissional de RH, além de homenagens e destaque é importante pensar em formas de desenvolvimento.
Com isso, principalmente para ter a possibilidade de cuidar de atividades que vão além do recrutamento, o RH deve estar atento às ferramentas que podem auxiliar a sua rotina, como os softwares de recrutamento e seleção.