Seu currículo nunca passa da etapa “visualizado” e você não sabe o que está faltando para ter sucesso nos processos seletivos? 

É comum que na hora de criar o currículo, muitas dúvidas surjam sobre como sintetizar a experiência de trabalho para destacar o seu perfil. Se você utiliza sites de emprego como o Infojobs é importante conhecer as técnicas que te destacam para os recrutadores. Uma delas é o uso correto das palavras-chave.

As palavras-chave servem para posicionar melhor sua candidatura quando as empresas realizam a triagem automática de currículos. 

Mas onde colocar essas palavras-chave? Como saber quais são as corretas para o seu perfil? Para solucionar essas e outras dúvidas, separamos algumas dicas para você entender como elas funcionam, onde e quais delas aplicar. Continue a leitura. 

Como utilizar palavras-chaves no currículo?

Os recrutadores usam ferramentas que permitem uma avaliação inteligente de currículos, elas funcionam de forma semelhante ao Google, ou seja, reconhecem e mostram com maior relevância os perfis de acordo com as palavras-chave e com a busca do recrutador.

Quase 60% das empresas no Brasil já possuem uma ferramenta que faz a triagem inicial automática de currículos para agilizar os processos seletivos.

Os softwares buscam determinadas palavras-chave no documento, que são exigidas na oferta de trabalho, para ver se o currículo tem ou não essas habilidades, o que o torna hábil para a vaga e para uma análise mais profunda.

Ter as palavras-chave certas aumentam as chances de destacar o seu perfil no mecanismo de busca como um dos profissionais mais indicados. E, consequentemente, estar na mente do recrutador quando a etapa de entrevistas começar.

Para nortear a elaboração de seu currículo, listamos as palavras-chave mais comuns e utilizadas nas buscas pelas empresas, ao usá-las para descrever suas atividades, experiências e histórico você consegue sintetizar suas qualificações.

Principais palavras-chaves para o currículo:

Exemplo: Área administração – Cargos: Analista administrativo, Auxiliar Administrativo Comercial, Assistente Administrativo.  

A importância dos verbos como palavras-chave no currículo

Os verbos de ação são uma carta de apresentação ao tipo de profissional que você é. Ou seja, uma forma de ajudar o recrutador a revisar o documento e ter uma visão mais ampla de seu perfil de trabalho.

Por exemplo, um gerente de marketing digital com cinco anos de experiência administrando uma empresa aumentou o crescimento das vendas online em 15%. Quando esses dados são adicionados ao currículo ele comunica a eficiência em seu trabalho de forma clara e objetiva.

Para fazer isso, ele usou verbos como “otimizar” e “liderar”.

Colocar projetos e funções em contexto com a ajuda de palavras-chave permite saber quais tarefas e realizações profissionais você alcançou em seus cargos anteriores. Isso dá uma visão mais rica do currículo e mostra o seu potencial, foco e estilo de trabalho.

Quantificar as conquistas e expô-las com clareza permite ver um crescimento objetivo e quantificável, além de considerações subjetivas.

Outra dica fundamental é conjugar os verbos.

Use a primeira pessoa do singular, porque se trata de suas conquistas. Fazer uma boa conjugação previne erros gramaticais, que podem levar à rejeição do seu perfil. Você pode consultar  um dicionário caso tenha dúvidas sobre a conjugação correta das palavras-chave.

O currículo, como qualquer documento, tem um estilo de redação que deve ser mantido em todas as seções. Ou seja, não fale na primeira pessoa no início e depois, na segunda ou terceira, como se estivesse falando em nome de uma equipe, isso pode deixar as informações confusas.

É essencial que o documento mantenha coerência. Também não é aconselhável deixar espaços sem preenchimento, caso você não possua informações para incluir em algum dos espaços, apenas retire esse campo do seu CV. Não se esqueça de usar um design simples.

Principais verbos usados em bons currículos para as descrições de atividades e experiências:

Estrutura básica de um currículo

Nem todos os profissionais sabem que é necessário incluir verbos de ação no currículo, mas adicioná-los pode fazer a diferença, assim como as palavras-chave. Veja como organizar o seu currículo usando esses recursos:

A estrutura básica de um currículo é a seguinte:

Resumo das dicas:

Aplique essas dicas em seu perfil no site do Infojobs e destaque-se nos processos seletivos. 

Para mais conteúdos, dicas, vagas, eventos e desenvolvimento profissional, acompanhe o Infojobs nas redes sociais: Instagram, LinkedIn e TikTok.

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: