As empresas são organizadas com base em posições de hierarquia, ou seja, em cargos com diferentes graus de responsabilidade. Ou seja, quanto mais responsabilidades, maior a posição do profissional, variando entre cargos nível júnior, pleno e sênior.

Além disso, o quanto de conhecimento técnico sobre a área é necessário para a função também influencia diretamente na posição hierárquica que o profissional ocupa. 

Os termos júnior, pleno e sênior fazem parte dessa organização com base nas responsabilidades e aptidões. Continue a leitura e entenda como cada um deles é classificado. 

Qual a diferença entre júnior, pleno e sênior?

O que caracteriza um cargo como júnior, pleno e sênior é o nível de experiência dos profissionais em relação aquela posição. E é possível diferenciar os profissionais com base nas características e competências que possuem, como por exemplo: 

Quanto maior for o nível dos pontos citados acima, maior a posição hierárquica do profissional dentro da equipe.  

E, seguindo o fluxo da empresa, o profissional deve passar pelas posições de maneira crescente, iniciando da posição júnior e sendo promovido para as próximas de acordo com seu desempenho, desenvolvimento de novas atividades e tempo de experiência. 

Entretanto, não há um padrão que define exatamente quais responsabilidades e tempo definem um profissional como júnior, pleno e sênior. Isso porque a posição vai depender das atividades que fazem parte da rotina da empresa e de que maneira ela organiza e entende a expertise do profissional para estar em cada uma dessas posições. 

Para saber em qual posição você se encaixa dentro desses termos é necessário analisar cada empresa em que vai se candidatar, qual o perfil dos profissionais que ocupam esses cargos dentro delas e as descrições das vagas anunciadas, variando entre as empresas, demandas do cargo e profissões. 

O que é um profissional Júnior?

O profissional que ocupa a posição júnior é aquele que está no início da carreira profissional em uma profissão específica, ou seja, uma pessoa recém-formada, tendo em média de 2 a 5 anos de experiência na área.

Exemplo: Um profissional formado em marketing em 2021, que entra no mercado de trabalho na área de formação pode ser designado ao cargo júnior com dois anos de experiência. 

Em geral, é um profissional que precisa de orientação de um colega ou líder  para entender suas atividades e como desenvolvê-las de acordo com o perfil da empresa, seus objetivos e metas. Além de adquirir as habilidades necessárias para evoluir na sua função.  

Entre as suas atividades, geralmente estão o foco no aprendizado e na realização das tarefas mais operacionais.

O que é um profissional Pleno?

O profissional pleno, geralmente é caracterizado por  possuir uma especialização técnica em sua área profissional, por exemplo, pós-graduação ou MBA, e pelo nível de experiência prática no mercado de trabalho, esse tempo pode variar de 5 a 10 anos. 

Considerado pelas empresas como um profissional com mais maturidade, executam tarefas mais complexas, possuem certa liderança na equipe, mas têm um poder de decisão limitado. A decisão final é de seu superior hierárquico, que pode ser um sênior, supervisor ou gerente. 

Além disso, podem coordenar projetos e auxiliar no desenvolvimento de colegas iniciantes na equipe, geralmente os estagiários, trainees ou júniores. 

O que é um profissional Sênior?

O cargo sênior é uma posição de maior liderança e geralmente é ocupado por uma pessoa com experiências variadas no setor profissional em que atua. 

É um profissional mais maduro, com mais de 10 anos no mercado de trabalho na área, e um alto nível de responsabilidade na empresa.

Por conta do tempo de carreira, já sabe como atuar nas equipes da sua área com maior autonomia, para tomar decisões, realizar suas atividades e orientar os demais colegas.

Como identificar se você está no nível profissional exigido para a vaga?

Caso seu cargo não tenha nenhuma classificação de nível de carreira, você deve analisar sua trajetória profissional e avaliá-la. Observe suas experiências, tempo de carreira no setor e formação acadêmica. 

Além disso, fique atento às descrições das vagas em que deseja se candidatar. Avalie se você cumpre os requisitos solicitados.

A definição dos profissionais como júnior, pleno e sênior são variáveis e, muitas vezes, é feita pela própria empresa que está recrutando, com base em seus objetivos, equipes e funções.

Por isso, não se preocupe em inserir essa informação previamente no currículo. Apenas acrescente o termo que se encaixa em seu perfil ao realizar uma busca de vaga. 

Exemplo: Analista Administrativo Pleno

Agora que você já sabe como são organizados os cargos júnior, pleno e sênior, veja como crescer profissionalmente dentro das empresas e ocupar cargos mais altos.

Como conquistar cargos mais elevados dentro da empresa?

A promoção é um dos caminhos para que um profissional avance em sua trajetória profissional e passe pelos cargos júnior, pleno e sênior.

Para isso, é importante pesquisar os caminhos e planos de carreira possíveis dentro da empresa em que você está ou tem interesse, e então se especializar. Siga as dicas abaixo para nortear seu planejamento profissional: 

Para a construção de uma carreira de sucesso é necessário estar em constante aprendizado e passar por todos os níveis é uma consequência disso. Coloque essas dicas em prática e conquiste novas oportunidades e crescimento profissional.

Para mais dicas, conteúdos de desenvolvimento profissional, vagas, eventos e muito mais, acompanhe o perfil do Infojobs nas redes sociais,  Instagram, LinkedIn e TikTok. E para ter acesso às oportunidades e participar dos processos seletivos cadastre seu currículo no site do Infojobs

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: