O marketing pessoal é uma ferramenta utilizada dentro do mundo corporativo para promover e construir uma imagem positiva do profissional, através de estratégias de marketing. Uma imagem positiva dentro do mercado de trabalho é um perfil profissional de relevância, autoridade e visibilidade.
É um mecanismo para o desenvolvimento de um bom perfil profissional e uma alternativa para ter acesso às melhores oportunidades, já que hoje a forte concorrência entre os profissionais e empresas torna o desafio de se destacar ainda maior.
Para entender como funciona o marketing pessoal e conhecer dicas para construir uma imagem profissional positiva, continue a leitura.
Sumário:
Desenvolver um bom marketing pessoal é uma das alternativas para alavancar a visibilidade de sua carreira e performance profissional.
É uma forma de potencializar as oportunidades de emprego que chegam até você, isso porque aumentar sua visibilidade de maneira relevante dentro da sua área faz com que mais empresas fiquem interessadas em conhecer você.
Quanto maior a possibilidade de divulgação do seu trabalho e construção de autoridade no ramo, mais as pessoas lembram de você como uma referência da sua profissão e área de atuação.
Esse é o principal objetivo do marketing pessoal: construir sua reputação profissional, mostrar seu diferencial e, consequentemente, impulsionar sua carreira.
Confira: Como saber o quanto seu perfil é adequado à vaga?
Selecionamos 15 dicas e sugestões de atividades que você pode integrar em sua vida profissional para construir e melhorar seu marketing pessoal.
Defina suas metas e elabore um planejamento para alcançar esses objetivos, esse é o primeiro passo para construir uma imagem positiva e desenvolver sua carreira.
Faça uma pesquisa sobre a sua área de atuação ou às áreas em que deseja atuar, procure por profissionais de referência e veja o que eles costumam compartilhar em suas redes sociais, o que indicam para o seu desenvolvimento.
Use-os como referência para saber onde você quer chegar em sua carreira e, a partir disso, planeje seus objetivos.
Confira: Como responder a pergunta – “Qual é a sua pretensão salarial”?
O que você tem em seu perfil ou no serviço que oferece que podem ser diferenciais para as empresas e clientes? Faça uma análise do seu trabalho e entenda quais são seus pontos fortes.
Se você ainda não consegue identificar algo que te diferencie dos demais profissionais da mesma área, pense no que você faz de melhor e destaque isso em sua imagem, mostre sua performance e excelência.
Mas atenção, não fique estagnado. Um bom marketing pessoal é construído destacando seu desenvolvimento, por isso, busque se aprimorar e mantenha a mente funcionando em busca de inovações, novas abordagens e soluções.
Saber sobre suas habilidades e pontos a melhorar são atitudes essenciais para desenvolver o melhor de si, exaltando suas melhores competências e entendendo onde estão seus desafios. Conheça a si mesmo e o nível de trabalho que pode oferecer, para entender como se posicionar no mercado de trabalho e em que aspectos deve buscar se destacar ou se aprimorar.
Confira: Home Office – conheça as profissões, vantagens e dicas para esse formato de trabalho
As redes sociais são um dos principais canais para promoção de imagem pessoal e também profissional. Por isso esteja presente ao menos em uma ou duas plataformas diferentes.
Avalie qual opção é mais viável para você e quais fazem mais sentido para sua profissão. Considere também onde seu principal público está, ou seja, qual rede social ele mais utiliza.
Exemplo: se você é uma confeiteira profissional, plataformas como o Instagram e o TikTok podem ser mais interessantes, pois elas permitem que você mostre os seus produtos, bastidores e, ao mesmo tempo, interaja com seus clientes.
Para cada área profissional, uma rede social pode levar a resultados mais atrativos.
Não esqueça de manter o seu perfil atualizado e não abandonar os perfis. Mostrar inconstância em suas plataformas pode passar a impressão de que você só utiliza essas plataformas quando mais precisa, ou ainda uma falta de comprometimento e responsabilidade com seus projetos.
Da mesma forma que as redes sociais são ferramentas úteis para a construção do marketing pessoal, elas também podem ser prejudiciais, dependendo da maneira como são utilizadas.
Por isso, fique atento e faça um filtro antes de publicações e de interagir em suas contas:
Um marketing pessoal positivo leva tempo e precisa de dedicação, constância e bons conteúdos para ser desenvolvido. Mas, o contrário é muito mais rápido de acontecer, uma imagem manchada nas redes sociais se propaga rapidamente e pode ser difícil de ser revertida.
Apenas atualizar suas redes sociais para não mantê-la parada não é o suficiente e, muito menos, o ideal. Concentre-se em compartilhar e elaborar conteúdos relevantes, que sejam alinhados a seu perfil profissional e com a imagem que você quer construir sobre sua carreira.
Pense que, para que as pessoas acompanhem e lembrem-se de você como uma referência no que faz, é necessário trabalhar com conteúdos adequados e interessantes.
Algumas sugestões de conteúdo:
Escrever em blogs é uma ótima prática para se aprofundar em assuntos do seu interesse e que façam sentido para sua carreira. Além de permitir o exercício da escrita e produzir outros conteúdos, como vídeos e fotos.
Um blog pode ser usado como um portfólio para que as empresas e clientes conheçam melhor seu trabalho.
As opções de eventos hoje se estendem para diversos formatos, como presencial e online, e muitos são gratuitos.
Participar de eventos de empresas, instituições e profissionais relevantes em sua área demonstram seu interesse e são oportunidades de aprendizado.
Além de estar nos eventos, você também pode compartilhar em suas redes sociais os que sejam mais relevantes para que mais pessoas possam participar.
E, no pós evento, pode compartilhar suas experiências e perspectivas de como foi.
Mantenha o hábito da leitura e compartilhe suas indicações, resenhas e críticas às obras em suas redes sociais.
Algumas recomendações de leitura interessantes:
Podcasts são muito populares e hoje, além da praticidade para consumir esse formato de conteúdo, profissionais de diversas áreas fazem seus próprios programas. Procure por esses materiais e compartilhe em suas redes sociais.
E, caso você tenha domínio sobre os assuntos, pode buscar participar de um desses podcasts como convidado ou começar o seu próprio.
Mantenha-se atualizado com as novidades do seu setor profissional e as novidades do mercado de trabalho, dessa forma você pode pensar em temas relevantes e atuais para agregar em suas redes sociais.
Podcasts sobre desenvolvimento profissional para você acompanhar:
Conheça novos lançamentos e canais de comunicação interessantes para acompanhar e compartilhar.
Confira: Décimo terceiro – calculadora gratuita, data de pagamento e mais
Usar uma linguagem clara em suas redes sociais e em conversas facilita a comunicação e faz com que a mensagem que você quer transmitir alcance mais pessoas.
Uma comunicação clara evita mal entendidos ou uma interpretação errada da sua mensagem.
Desenvolva o hábito de fazer pesquisas sobre os assuntos antes de falar e troque ideias com pessoas de referência nos assuntos.
Conhecer pessoas diferentes e desenvolver um relacionamento com outros profissionais são práticas que contribuem para o seu desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional. Permitindo que você aumente sua rede de contatos e seja conhecido por mais colegas de profissão, melhorando o seu marketing pessoal.
Essas conexões são muito importantes para ser lembrado pelas pessoas como uma referência de trabalho, pode aumentar suas ofertas de emprego e propostas para diferentes projetos.
Mas atenção, essas relações precisam ser verdadeiras. Troque experiências, ideias e conteúdos interessantes com as pessoas, não se aproxime apenas com interesses comerciais.
Confira: Vagas temporárias – Onde encontrá-las e como aumentar as chances de efetivação?
Conforme mencionado algumas vezes, a comunicação é essencial para a construção de um excelente marketing pessoal. Por isso, invista no desenvolvimento e aprimoramento da sua comunicação pessoal:
Essas são algumas das formas de comunicação que mais utilizamos no dia a dia. Avalie em quais delas você possui mais habilidades e em quais pode se desenvolver melhor. Busque esse aprimoramento.
O mercado de trabalho tem evoluído constantemente e rapidamente, em todos os setores. E o profissional, para acompanhar as novas demandas e necessidades do negócio, deve continuar investindo em sua qualificação.
Hoje, as empresas buscam por qualificação em dois pilares principais:
Exemplo: Cursos voltados para a área profissional, graduações, mestrados e MBAs.
Exemplo: Soft skills, ou seja, habilidades comportamentais como flexibilidade, escuta ativa, liderança, proatividade, colaboração.
Confira: Modelo de currículo – Qual o ideal? [Baixe grátis]
O trabalho em equipe é necessário em todas as empresas.
Em equipes maiores ou menores, saber desenvolver as atividades em grupo, de maneira integrada e colaborativa são atitudes chave para alcançar os melhores resultados.
Além disso, a construção de um bom relacionamento com os colegas é fundamental para tornar o trabalho mais dinâmico e saudável.
Lembre-se que um bom marketing pessoal também é construído com relacionamento. Como as pessoas veem você, tanto como pessoa quanto como profissional. Se você é uma pessoa fácil de trabalhar, que contribui com os quem está ao seu redor, terá uma imagem muito mais positiva.
Confira: 8 dicas para se sair bem em dinâmicas de grupo
Ainda pensando em características de comportamento, a simpatia e empatia são dois atributos que ajudam na construção do marketing pessoal.
Ser gentil e empático com os profissionais que conversam com você, desabafam sobre algum desafio que estão enfrentando e ajudar na busca por soluções são características essenciais para um profissional de sucesso.
Acompanhar as notícias e acontecimentos nacionais e internacionais são atitudes que auxiliam na construção e manutenção do marketing pessoal. Através desse acompanhamento você avalia novas possibilidades, compartilha novidades, fica por dentro das tendências do mercado e assuntos mais relevantes.
Um profissional que tem autoridade em sua área de atuação precisa estar em dia com as notícias. Esse hábito ajuda as pessoas a lembrarem de você como um profissional atualizado e informado, aumentando as chances de ser procurado para comentar sobre novos assuntos.
Um bom profissional é comprometido e responsável em suas atividades e, um profissional de referência, leva esses valores com ainda mais seriedade.
Por isso, para que o seu marketing pessoal dê resultados e seja sólido, você precisa ter comprometimento com sua carreira e responsabilidade em suas ações, palavras e atividades.
Não basta compartilhar uma imagem positiva, é necessário realmente desenvolver e aprimorar esses valores para que as empresas e profissionais percebam sua relevância, valorizem seu trabalho e estejam mais abertos para ouvir você, aumentando suas chances de conquistar melhores oportunidades profissionais.
Mesmo com experiência, é essencial estar preparado. Por isso, antes de falar de um assunto, conversar com outros profissionais ou empresas, certifique-se de que o que está dizendo seja relevante e verdadeiro. Falar de improviso pode prejudicar sua performance e demonstrar um perfil pouco preparado.
Não se preocupe em monopolizar uma conversa, seja em uma entrevista de emprego, evento ou conversa mais informal, dê espaço para todos exporem seus pontos de vista e contribua com a conversa nos momentos mais convenientes.
Fique atento para perceber os momentos em que deve apenas ouvir o que está sendo dito e tenha uma escuta ativa, isso é, preste atenção e esteja aberto a novas ideias, essa atitude é de grande valor para aumentar seus conhecimentos.
Confira: 23 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego e como respondê-las
Nunca minta sobre sua carreira. Seja sobre experiências, cursos, perspectivas ou características e habilidades, mentir nunca é recomendável.
Pode não parecer no primeiro momento, mas quando se trata de perfil profissional, as mentiras são sempre descobertas, seja por uma pesquisa mais profunda sobre você ou por atitudes durante o trabalho. Uma vez que a mentira seja descoberta sua reputação ficará manchada.
Seja honesto e mostre suas melhores qualidades, competências e como está buscando se desenvolver.
Embora exista competitividade no mercado de trabalho é importante ser respeitoso com os demais profissionais. Por isso, não faça comentários negativos sobre as conquistas profissionais de outras pessoas.
O objetivo do marketing pessoal é justamente mostrar suas melhores qualidades e relevância. Um marketing pessoal assertivo é o que te destaca como profissional.
Invista em seu crescimento e em demonstrar esse desenvolvimento e não em tentar manchar a imagem de outras pessoas.
Algumas sugestões para te ajudar a impulsionar seu marketing pessoal:
Ano: 2015
Autor: Aldo Wandersman
Sinopse: O livro explora como criar a melhor marca possível para cada profissional ou iniciativa solo neste novo contexto, onde será fundamental aprender a se posicionar e se divulgar como uma marca distinta a fim de se colocar acima da multidão de iniciativas anônimas. Uma marca permite ao profissional moldar a percepção que o público tem a respeito dele, de sua atuação e do seu negócio, estabelecendo a partir daí uma conexão emocional com a sua audiência.
Ano: 2010
Autor: Martha Gabriel
Sinopse: Os desafios do Marketing na Sociedade 5.0. Com conceitos fundamentais, metodologias, técnicas e ferramentas, Martha Gabriel e Rafael Kiso auxiliam o desenvolvimento de estratégias de marketing usando as possibilidades tecnológicas existentes e emergentes. Marketing na Era Digital – Conceitos, Plataformas e Estratégias traz temas como Inteligência Artificial para Marketing, Netnografia, Influenciadores, Comunidades, Data Analytics, Automação, Neuromarketing e muito mais e aborda cinco importantes pilares da área: o planejamento estratégico de marketing, a experiência do consumidor (CX), as plataformas e tecnologias digitais emergentes, as estratégias digitais de marketing e o marketing orientado a dados. Como marketing digital é, antes de tudo, marketing, este livro apresenta a base estrutural necessária para usar, com sucesso, o meio digital e desenvolver o seu plano de marketing.
Além de investir em seu marketing pessoal, você precisa estar em contato com as empresas e oportunidades. Para isso, cadastre o seu currículo no site do Infojobs e se inscreva nas melhores vagas.
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