Entenda o que é uma carta de demissão e como você deve escrevê-la

Provavelmente você ou alguém que conhece já pediu demissão e uma das etapas do processo de desligamento de uma empresa, quando é o profissional que deseja sair, é a carta de demissão. 

Mas como funciona esse documento e como ela deve ser escrita? Continue a leitura e veja como fazer isso.  

O que é a carta de demissão?

Quando o profissional informa a empresa de que deseja o seu desligamento, a empresa, em contrapartida, solicita uma carta de demissão, escrita a próprio punho – escrita à mão -, na qual a pessoa deve escrever em algumas linhas a intenção de encerrar o seu vínculo empregatício. 

Ou seja, a carta de desligamento é um documento que registra a decisão de deixar a empresa como sendo de exclusiva vontade do profissional. 

O documento é solicitado pela equipe de RH, que também poderá informar alguns dados específicos que devem ser incluídos à carta. Quando finalizada, a mesma deve ser entregue também diretamente à equipe de Recursos Humanos

Como fazer uma boa carta de demissão?

A carta de demissão é solicitada por todas as empresas e sendo um documento, deve seguir algumas características para incluir todas as informações necessárias para a empresa finalizar o encerramento do contrato de trabalho e fazer o acerto financeiro.

Para elaborar a carta de demissão, tenha certeza de incluir as seguintes informações: 

Não se esqueça de que a carta deve ser redigida à mão, ou seja, não pode ser escrita digitalmente. Apenas dessa forma a carta de demissão é considerada um documento legal e válido. 

Modelos de carta de demissão

Para te ajudar a elaborar a sua carta demissional e como organizar as informações citadas anteriormente, confira os principais modelos de cartas abaixo: 

Carta de demissão sem aviso prévio

À (preencha com o nome da empresa)

Prezado(a) (preencha nome do seu gestor ou gestor de RH),

Venho por meio desta formalizar à empresa o meu desejo de me desligar das minhas funções como (preencha nome do seu cargo) encerrando todos os vínculos empregatícios entre mim e a empresa.

Incluo a esta carta também a solicitação de dispensa do aviso prévio e o encerramento imediato do contrato de trabalho. 

Preencha o local e data

Preencha o seu nome completo

Inclua sua assinatura

Carta de demissão com aviso prévio

À (preencha com o nome da empresa)

Prezado(a) (preencha nome do seu gestor ou gestor de RH),

Venho por meio desta formalizar à empresa o meu desejo de me desligar das minhas funções como (preencha nome do seu cargo) encerrando todos os vínculos empregatícios entre mim e a empresa.

Fico à disposição da equipe e da empresa de (inclua a data de início do aviso prévio) até (inclua a data de encerramento do aviso prévio), período de aviso prévio estabelecido.

Preencha o local e data

Preencha o seu nome completo

Inclua sua assinatura

Atenção: Você pode incluir as razões para o seu desligamento, mas não é obrigatório. Se escolher por incluir essa informação, seja objetivo. 

Alguns exemplos: 

Informo que os motivos para minha saída são (preencha com os motivos pelos quais está solicitando desligamento).

Siga essas dicas e modelos de carta de demissão e encerre sua jornada de trabalho em uma empresa com mais tranquilidade e praticidade.

E para encontrar o seu próximo emprego, acesse o site do Infojobs, cadastre seu currículo e inscreva-se nas vagas alinhadas ao seu perfil.

Continue se atualizando nas tendências do mercado de trabalho, conteúdos focados no seu desenvolvimento profissional, indicações de eventos e vagas, acompanhando o Infojobs nas redes sociais, Instagram, LinkedIn e TikTok.

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: