A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) é um dos documentos mais indispensáveis da vida profissional.

É nela que ficam registradas todas as principais informações sobre a carreira de uma pessoa, além de ser um registro oficial do vínculo empregatício entre a empresa e o profissional. É justamente por ser um documento tão importante, que ele deve ser bem guardado.

Para resolver esse embate e, ao mesmo tempo, facilitar o acesso ao documento de maneira simples e atualizada, o Ministério da Economia lançou a Carteira de Trabalho Digital. Continue a leitura para saber como obter a sua e entender como ela funciona.

Carteira de trabalho digital: como obter a sua?

Como funciona a Carteira de Trabalho Digital?

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia determinou que todas as pessoas que tiverem seus dados contidos no Cadastro de Pessoa Física (CPF) já possuem uma carteira de trabalho digital.

É necessário somente acessar o site do Governo Federal (Gov.br), pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” – disponível para IOS e Android – ou ir presencialmente em uma instituição de emissão de documentos para habilitar a sua e deixá-la disponível para uso. A carteira de trabalho digital é totalmente gratuita.

Assim que a carteira de trabalho digital é ativada, o profissional já consegue acessar o documento completo:

Diferenças entre a Carteira de Trabalho impressa e a Carteira de Trabalho Digital

Ambos os documentos possuem as mesmas funções e guardam as mesmas informações, ou seja, o uso é praticamente o mesmo. Porém, há pequenas diferenças entre o documento impresso e o digital.

Como tirar a carteira de trabalho digital?

Acompanhe o passo a passo para ter a sua carteira de trabalho digital em mãos:

Cadastre-se no site do Governo Federal

Acesse o site oficial do governo federal e selecione a opção “Entrar com o gov.br”, inclua o número do seu CPF no campo indicado e selecione o tipo de senha que você deseja cadastrar.

Selecione a opção “Carteira de Trabalho Digital”

Ao finalizar o cadastro, você será direcionado para a página principal do site, com diversas opções de serviços disponíveis. Selecione a carteira de trabalho digital.

Finalize sua solicitação

Você poderá finalizar sua solicitação da carteira de trabalho digital diretamente pelo site, mas também acessar a página de dúvidas, um tutorial com o passo a passo de como obter o seu documento ou ainda fazer o download do aplicativo da carteira de trabalho digital.

Para obter a carteira de trabalho digital, preencha os dados solicitados, incluindo algumas perguntas sobre sua vida profissional e pronto, seu documento estará disponível.

E para encontrar as melhores oportunidades em formato CLTacesse o site do Infojobs, cadastre seu currículo e inscreva-se nas vagas certas para você.

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