A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) é um dos documentos mais indispensáveis da vida profissional.
É nela que ficam registradas todas as principais informações sobre a carreira de uma pessoa, além de ser um registro oficial do vínculo empregatício entre a empresa e o profissional. É justamente por ser um documento tão importante, que ele deve ser bem guardado.
Para resolver esse embate e, ao mesmo tempo, facilitar o acesso ao documento de maneira simples e atualizada, o Ministério da Economia lançou a Carteira de Trabalho Digital. Continue a leitura para saber como obter a sua e entender como ela funciona.
Sumário:
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia determinou que todas as pessoas que tiverem seus dados contidos no Cadastro de Pessoa Física (CPF) já possuem uma carteira de trabalho digital.
É necessário somente acessar o site do Governo Federal (Gov.br), pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” – disponível para IOS e Android – ou ir presencialmente em uma instituição de emissão de documentos para habilitar a sua e deixá-la disponível para uso. A carteira de trabalho digital é totalmente gratuita.
Assim que a carteira de trabalho digital é ativada, o profissional já consegue acessar o documento completo:
Ambos os documentos possuem as mesmas funções e guardam as mesmas informações, ou seja, o uso é praticamente o mesmo. Porém, há pequenas diferenças entre o documento impresso e o digital.
Acompanhe o passo a passo para ter a sua carteira de trabalho digital em mãos:
Acesse o site oficial do governo federal e selecione a opção “Entrar com o gov.br”, inclua o número do seu CPF no campo indicado e selecione o tipo de senha que você deseja cadastrar.
Ao finalizar o cadastro, você será direcionado para a página principal do site, com diversas opções de serviços disponíveis. Selecione a carteira de trabalho digital.
Você poderá finalizar sua solicitação da carteira de trabalho digital diretamente pelo site, mas também acessar a página de dúvidas, um tutorial com o passo a passo de como obter o seu documento ou ainda fazer o download do aplicativo da carteira de trabalho digital.
Para obter a carteira de trabalho digital, preencha os dados solicitados, incluindo algumas perguntas sobre sua vida profissional e pronto, seu documento estará disponível.
E para encontrar as melhores oportunidades em formato CLT, acesse o site do Infojobs, cadastre seu currículo e inscreva-se nas vagas certas para você.
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