O mercado de trabalho pode ser desafiador para os profissionais mais maduros, principalmente profissionais 40+. Mas como demonstrar que você continua sendo a pessoa certa para o cargo ou para alcançar novas oportunidades dentro das empresas?

Continue a leitura e acompanhe as dicas levantadas pelo Infojobs e por especialistas em carreira e recrutamento de profissionais 40+. 

Demonstre que está atualizado

Um dos maiores obstáculos para um profissional mais experiente é se manter atualizado e conseguir mostrar isso para as empresas. 

Para isso, é importante acompanhar as tendências tanto da sua área de atuação quanto do mercado de trabalho no geral. 

Siga empresas relevantes tanto no segmento de recrutamento e seleção quanto empresas que são referência na sua profissão, fique atento ao que essas empresas oferecem, ao que procuram e como tem funcionado as equipe dentro delas. 

Busque também por especializações ligadas ao seu cargo, mesmo que seja uma atividade em que você tenha anos de experiência, sempre há algo novo para aprender e se atualizar. 

A renovação dos seus conhecimentos é essencial para manter-se atualizado profissionalmente e se destacar como profissional 40+. 

Acompanhe a tecnologia na sua área de atuação

A tecnologia também poderia entrar como um conhecimento a ser atualizado, porém, ela é tão essencial hoje que deve estar em destaque. 

Os profissionais que são da área de tecnologia devem estar conectados a cada nova evolução dos processos e ferramentas, porém, esse acompanhamento sobre o que está acontecendo nas empresas quando o assunto é tecnologia é importante para todos os segmentos profissionais. 

As empresas têm cada vez mais modificado seus processos e operações, acompanhando os lançamentos e aprimoramentos das tecnologias. Por isso, fique de olho em como a tecnologia está sendo usada na sua área e na sua profissão. 

Acompanhe as novas tendências, máquinas, ferramentas usadas e desenvolva afinidade com elas e aprenda a utilizá-las. Quanto mais alinhado a esse tema você estiver, mais vai demonstrar para as empresas que é o profissional ideal para os cargos desejados. 

Use sua experiência como profissional 40+  a seu favor

As suas experiências são alguns dos seus pontos mais fortes e o que te diferencia dos profissionais iniciantes. 

Agregar a sua experiência a uma equipe é muito valioso para otimizar tempo e processos, alcançar resultados mais rapidamente e contribuir para o desenvolvimento de outros colegas, que não possuem o seu histórico profissional:

Lembre-se que a experiência é adquirida tanto na parte técnica do seu perfil quanto na parte interpessoal, ou seja, na forma como você se relaciona e se comunica com outras pessoas.  Esse é um diferencial e tanto na hora de ser selecionado. 

Para ajudar a destacar suas experiências, um bom currículo é o primeiro passo para chamar atenção dos recrutadores e mapear as melhores vagas de emprego para você pode ajudar a otimizar seu tempo e esforço de busca, aumentando suas chances de ser selecionado. 

Invista em uma elaboração clara e estratégica do seu CV, usando palavras-chaves utilizadas pelas empresas para descrever sua profissão, se candidatando a vagas nas melhores empresas e encontrando oportunidades alinhadas ao seu perfil

Tenha confiança no seu potencial 

Pode parecer simples, mas a confiança é um poderoso combustível para sua carreira. 

Muitos profissionais se sentem desmotivados e inseguros quando chegam a faixa etária de um profissional 40+ e isso pode prejudicar tanto a qualidade do seu trabalho quanto a confiança que você demonstra nos processos seletivos e na busca por novas oportunidades. 

Para ajudar nesse processo você pode fazer uma análise da sua carreira e reconhecer seus pontos mais fortes, assim como os seus diferenciais como profissional. 

Com certeza você tem muitas qualificações e características interessantes para as empresas, basta organizá-las. Trabalhe na valorização do seu trabalho e desenvolva confiança em sua carreira. 

Encontre as melhores oportunidades para você

Com todos os aspectos acima em dia, é necessário encontrar oportunidades certo? 

As empresas têm investido cada vez mais em programas de diversidade dentro de suas equipes, incluindo a diversidade etária. Apesar de ainda ser um diferencial e não estar presente em todas as empresas, essa tendência tem aumentado ano após ano. 

Mas como saber se as vagas pelas quais você tem interesse são de empresas que valorizam a sua experiência? 

Uma boa pesquisa é a melhor solução:

Tudo bem dar um “passo à trás” na carreira 

Se você está pensando em recolocação profissional ou uma transição de carreira após se tornar um profissional 40+, tenha em mente que talvez precise voltar alguns passos e começar por vagas de um nível hierárquico mais baixo. 

Dessa forma você pode adquirir novas experiências de acordo com o funcionamento e cultura da empresa, desenvolvendo novas habilidades e competências. 

Você também pode encontrar novas possibilidades de carreira dentro da sua área de atuação e através de um cargo iniciante ir conquistando novas posições dentro da equipe.

Quando estiver buscando por novas oportunidades de emprego, priorize a descrição da vaga, ou seja, atividades, qualificações e as possibilidades que aquela vaga pode te proporcionar.

Proatividade é sempre importante 

Quando o assunto é se manter em um emprego, crescer profissionalmente ou encontrar recolocação, a proatividade é a palavra-chave para se destacar. 

Estar em uma equipe que você já faz parte há muito tempo ou em um novo emprego, busque saber o que está acontecendo na empresa como um todo, priorize as suas funções, mas mostre-se aberto a aprender e participar de novos projetos. 

Seja proativo também na hora de ouvir opiniões e orientações, peça por dicas e feedbacks de colegas e gestores e busque aprimorar o seu trabalho a partir dessas análises. 

Aplicando todas essas dicas em sua carreira fica mais fácil mapear onde estão os desafios e as melhores oportunidades para você como profissional mais maduro e mostrar que você tem muito conteúdo, experiência e potencial para alavancar os resultados das empresas.

E para encontrar as oportunidades mais alinhadas ao seu perfil e que atendam às suas necessidades profissionais, acesse o site do Infojobs.

Continue atualizado nas tendências do mercado de trabalho, conteúdos focados no seu desenvolvimento profissional, indicações de eventos e vagas, acompanhe o Infojobs nas redes sociais, LinkedIn, Instagram e Tik Tok.

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: