O Programa Jovem Aprendiz é destinado aos jovens de 14 a 24 anos ou pessoas com deficiência, uma iniciativa para quem está começando uma carreira no mercado de trabalho e ainda não possui experiência profissional.
Como jovem aprendiz, os profissionais têm acesso a possibilidade de fazer parte de grandes empresas e desenvolver aptidões importantes para seu perfil profissional. Mas como tirar o melhor proveito dessas oportunidades e aumentar as chances de ser efetivado ao final do contrato? Continue a leitura e acompanhe nossas dicas.
Sumário:
Ser um profissional de destaque no início da carreira é um caminho que pode alavancar ainda mais suas possibilidades profissionais. Por isso, aproveite o cargo como jovem aprendiz para extrair o máximo de conhecimentos, experiências e desenvolver competências.
Confira: Como funciona o programa Jovem Aprendiz?
A pontualidade é um dos requisitos básicos mais importantes durante a jornada de trabalho. Através dela você demonstra responsabilidade, comprometimento e respeito com a equipe da qual faz parte.
Quando você respeita os horários da empresa, consegue organizar melhor o seu rendimento, suas atividades e contribuir melhor com seus colegas de trabalho.
Esses dois termos, comprometimento e responsabilidade, incluem todas as atitudes que você tem dentro da empresa. Desde a pontualidade conforme mencionado anteriormente, até a entrega e qualidade das atividades diárias, empenho no aprendizado e disponibilidade para ajudar a equipe.
Não tenha receio de fazer perguntas para seus colegas e gestores, esclareça suas dúvidas sobre suas tarefas e sobre a empresa. No cargo de aprendiz o maior objetivo é que você aprenda e se desenvolva profissionalmente, portanto aproveite essa oportunidade para adquirir novos conhecimentos.
Fazer questionamentos e tirar dúvidas demonstra interesse pelo seu trabalho e pela empresa e pode marcar sua imagem de forma positiva como profissional.
Confira: Entrevista de emprego: O que falar (e não falar) durante a conversa
Fazer parte de uma empresa envolve conhecê-la por dentro, entender os setores, as equipes, as funções, objetivos e cultura organizacional.
Pesquise sobre a empresa antes de fazer parte dela, durante sua integração e treinamento e depois que já estiver alinhado com a equipe. Esse conhecimento te ajuda a entender melhor suas atividades e como contribuir para os objetivos da empresa.
Além de ser uma ótima oportunidade para você conhecer diferentes áreas profissionais, e saber por quais delas você se interessa mais e quais são suas possibilidades de carreira.
Não limite seu potencial, aproveite as oportunidades dentro da empresa para oferecer ajuda, propor soluções e inovações.
Mostrar iniciativa por conta própria para realizar atividades e participar de projetos são ótimas maneiras de adquirir novos conhecimentos e demonstrar para a empresa sua determinação e comprometimento com a equipe.
Confira: 8 dicas para se sair bem em dinâmicas de grupo
É comum não saber exatamente como se portar dentro do ambiente corporativo quando está em sua primeira experiência profissional. Por isso, busque conhecer as normas da empresa e respeite as regras de comportamento, vestimenta e atividades.
Caso tenha alguma dúvida, pergunte para seus colegas de trabalho e para seu gestor.
Mesmo que tenha suas responsabilidades escolares e da vida pessoal, as atividades de trabalho também são importantes e os prazos devem ser cumpridos.
Por isso, aprenda sobre suas atribuições e busque a melhor maneira de organizar seu tempo dentro para conseguir realizar suas atividades de maneira eficiente e dentro dos prazos determinados.
Fazer uma boa gestão do tempo e atender aos prazos são características muito valorizadas pelas empresas e essenciais para um profissional de sucesso.
Feedbacks são ferramentas que proporcionam melhor alinhamento entre o profissional e a equipe. Muitos gestores já costumam realizar feedbacks no decorrer dos meses, mas caso seu gestor não faça, você pode solicitar um.
Através dessa conversa você pode entender como está sua performance profissional, suas maiores qualidades e quais pontos ainda precisam ser aprimorados para melhorar ainda mais seu desempenho.
Para tirar a melhor experiência dos feedbacks é necessário ter uma escuta ativa, ou seja, ouvir com atenção os pontos levantados pelo gestor e estar disposto a trabalhar no desenvolvimento das competências necessárias.
Mesmo que já tenha iniciado a vida profissional, os estudos continuam sendo sua maior prioridade, por isso, siga investindo em sua formação acadêmica. Com isso, você aumenta as possibilidades de continuar na empresa e de receber mais ofertas de emprego ao longo de sua jornada profissional após a conclusão do contrato.
Para ajudar a conciliar da melhor forma possível essa jornada dupla, de estudo e trabalho, organize sua rotina.
Ouça o nosso podcast: ”como conciliar uma dupla jornada” no link abaixo:
A organização é um quesito fundamental para manter as rotinas de trabalho mais fáceis e produtivas.
Por isso, busque manter seu espaço de trabalho organizado e, caso utilize computador ou outras ferramentas, mantenha os documentos e utensílios limpos, organizados e de fácil entendimento para sua equipe.
Lembre-se que uma empresa funciona com a contribuição de todas as pessoas, e para tanto, busque facilitar a comunicação e entendimento das informações para que todos possam localizá-las e acessá-las quando necessário.
O cargo de jovem aprendiz é regulamentado por contrato e pode durar até dois anos de trabalho. Mesmo assim, não pense no emprego como algo com data de validade.
Muitas empresas aproveitam a oportunidade de empregar jovens aprendizes para ensinarem sobre o funcionamento da empresa e, após o tempo de contrato, integrarem esses profissionais de forma efetiva em outras equipes.
Iniciar a carreira como jovem aprendiz é uma oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários para permanecer na empresa e se destacar no mercado no momento de buscar por outras oportunidades profissionais.
Confira: Vagas temporárias – Onde encontrá-las e como aumentar as chances de efetivação?
Estar alinhado com sua equipe auxilia muito no desenvolvimento do trabalho e no sucesso dos projetos.
Busque estar integrado com seus colegas de trabalho, sejam eles juniores, plenos e seniores, para melhorar o relacionamento da equipe e adquirir novos conhecimentos dos profissionais que já possuem mais experiências e podem passar aprendizados para você.
O tempo destinado ao trabalho deve ser dedicado para suas atividades e demandas da empresa, evite utilizar o celular quando estiver em seu horário de trabalho caso não seja necessário.
Separe suas pausas e momentos de lazer para usar seu aparelho celular e navegar em suas redes sociais.
O uso exagerado dessas ferramentas transmitem irresponsabilidade e falta de comprometimento profissional.
Mantenha a postura de respeito tanto com a empresa quanto com seus colegas de trabalho. Para isso, evite fazer comentários negativos sobre outras pessoas e sobre a empresa dentro do ambiente de trabalho e nas redes sociais.
Esses comentários podem prejudicar sua imagem como profissional e atrapalhar o desenvolvimento da sua carreira.
Agora que você já faz parte de uma empresa, estipule metas para seu desenvolvimento e faça o planejamento para atingir esses objetivos.
Por exemplo: se pretende ser efetivado e permanecer na empresa:
Confira: 10 dicas para se sair bem nas redações dos processos seletivos
Encontre as oportunidades que mais combinam com você!
Pesquise por empresas e vagas de emprego que tenham relação com sua personalidade, qualificações, aptidões para aumentar suas chances de ser escolhido para o cargo de jovem aprendiz e se desenvolver de acordo com seus interesses.
No site do Infojobs, além de vagas para jovem aprendiz em todo Brasil, também é possível acessar mais de 12 milhões de avaliações de profissionais que fazem, ou já fizeram, parte das empresas.
Assim você consegue analisar as avaliações deixadas e quais empresas estão mais alinhadas com suas necessidades, interesses, valores e possuem as melhores oportunidades.
Lembre-se de verificar as descrições, dessa forma você pode verificar o quanto a vaga é compatível com seu perfil e se candidatar nas que mais te interessarem.
Para a etapa de entrevistas o nervosismo pode aparecer, ainda mais quando são experiências que você ainda não vivenciou. Estar atento à alguns detalhes podem fazer toda a diferença:
Tenha os mesmos cuidados também para entrevistas virtuais.
Mesmo que seja sua primeira experiência, o currículo é necessário para que a empresa possa conhecer o seu perfil. Para isso utilize um modelo de currículo adequado.
Para encontrar as melhores oportunidades, cadastre o seu currículo no site do Infojobs e inscreva-se nas vagas.
Acompanhe também nossas redes sociais, Instagram, LinkedIn e TikTok, para mais dicas, conteúdos para desenvolvimento profissional, vagas, eventos e muito mais!